quarta-feira, 27 de abril de 2011

Promovendo cidadania no 5º Nilton em Ação











 
Aconteceu no dia 18/04 a abertura do "Nilton em Ação". A abertura do evento ocorreu nas dependências da escola, no turno da noite, estiveram presentes os gestores, coordenação pedagógica, professores pais, alunos, comunidade e parceiros do projeto.
Na abertura, o Comando do Exército execultou o Hino Nacional e o Hino do Amapá, o diretor da escola Edfran Lobato falou da importância do projeto, em seguida houve a palestra FAMÍLIA E ESCOLA: as responsabilidades na formação e desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, palestrando a Assistente Social  da Promotoria da Infância e Juventude Ângela Cristina e também, dando seguimento ao evento a palestra "RESGATE DE VALORES NA SOCIEDADE:chega de violência" com os palestrantes da DEIAI: Ernando Rosa e Raimundo Facundes.
No dia 19/04 enfatizou-se a palestra "RESGATE DE VALORES NA SOCIEDADE: chega de violência".
E no dia 20/04 foi oferecido à comunidade, atendimentos médicos, odontológico, vacinas, orientação jurídica, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, massoterapia, PCCU, brincadeiras e outros.Vale ressaltar que mais uma vez a meta foi alcançada durante a execução do projetos e todos que se empenharam estão de parabéns!

domingo, 24 de abril de 2011

Atividades envolvendo o 5º Nilton em Ação




A Professora Lourdes Martins, envolveu todos os seus alunos da 3ª serie do Ensino Fundamental, nas atividades do Projeto 5º Nilton em Ação.
A temática abordou o histórico da vida do Patrono da escola: Profº Nilton Balieiro Machado, A criação e o brasão que representa nossa escola, os alunos produziram em desenho a planta da escola e todas as suas dependências, registraram os diretores que por aqui já passaram contribuindo para o sucesso da escola. Os alunos também ensaiaram a letra e hino da escola. Dessa forma ressalto a importância do trabalho e das atividades, que fazem parte do painel temático produzido pela turma, e que está exposta na sala de aula. É só conferir!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Participe do 5º Nilton em Ação

 
OBJETIVO: Realizar nas dependências da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, em alusão ao seu aniversário uma ação cidadã denominada Nilton em Ação, com vistas a promover a cidadania trazendo a comunidade para participar de momentos de formação e para usufruir dos mais variados serviços oferecidos pelos órgãos, entidades e instituições parceiras.
PERÍODO: 18, 19, 20/04/2011
Coordenação: professores de 1ª a 4ª séries, Aceleração e Educação Especial.
Apoio: Direção, Coordenação pedagógica, Professores e Funcionários.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 18/04- Palestra "FAMÍLIA E ESCOLA: As responsabilidades na Formação e desenvolvimento das Crianças, Adolescentes e jovens"- Palestrantes: PROMOTORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, CONSELHO TUTELAR E DEIAI- Palestra direcionad às famílias.
Hora: A partir das 10h30min
Dia: 19/04- Palestra "RESGATE DE VALORES NA SOCIEDADE: Chega de Violência"- Palestrantes: (DEIAI)- Palestra direcionada aos alunos dos três turnos.
Dia: 20/04- Oferta de serviços à comunidade. (Atendimentos médicos, vacinas, PCCU, orientação jurídica, orientação para prevenção de acidentes, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e outros). Apartir das 8h00 da manhã.
Venha prestigiar!

sábado, 9 de abril de 2011

V NILTON EM AÇÃO

PARTICIPE DO 5 NILTON EM AÇÃO!
Este projeto é uma homenagem ao patrono da escola, Professor Nilton Balieiro Machado e é realizado no mês de Abril durante as comemorações de aniversário da instituição. As atividades do projeto são direcionadas à comunidade do bairro Marabaixo que tem a oportunidade de participar de palestras e receber serviço sociais na área da saúde, segurança pública, beleza e estética. Este ano comemoranos 7 anos de trabalho no campo educacional, em que os profissionais que trabalham na escola se empenham ao máximo para garantir educação de qualidade a todos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Enfrentamento da Violência



Aconteceu hoje 08/042011, no auditório da escola, a Palestra: Formação Continuada para Professores com a Promotora do Ministério Público referente ao Projeto "Bom Dia Escola".
A palestrante foi a Drª Lindalva Gomes Jardina, da Promotoria da Infância e Juventude de Macapá. Estavam presentes a direção da escola, a equipe pedagógica e professores.
O objetivo principal do projeto é o enfrentamento da violência nas escolas, que atinge a nossa sociedade, e têm consequências sérias para quem é vítima, interferindo no processo de aprendizagem, nas relações interpessoais do indivíduo. Tal enfrentamento deve ser norteado através da articulação entre escola e família. A palestrante expôs que escola precisa se organizar melhor e discutir os problemas relacionados ao comportamento do aluno, expor o que é violência e como ela acontece, com todos os envolvidos nesse processo. Após a palestra, houve o momento das discussões sobre a temática, os professores colocaram questionamentos sobre os problemas apresentados na sala de aula com alunos indisciplinados e o que fazer, quando todas as formas de entendimento para resolver a situação, forem esgotadas.
A manhã de hoje, foi muito importante, para mostrar que os problemas de nossas escolas precisam ser discutidos de forma contundente, não dá para fazer de conta que não está acontecendo nada e a Promotoria da Infância e Juventude está de parabéns pela iniciativa e preocupação. 

Oficina do Blog Educacional-Nte/Ap(04à08/04)


terça-feira, 5 de abril de 2011

Trabalhar com projetos no Lied

As escolas onde o Lied funciona, precisam desenvolver suas atividades norteadas por projetos que atendam as necessidades do currículo, contemplando alunos e professores.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Oficina de Blog

 Hoje teve início a Oficina do Blog no NTE-Ap, foi sugerido como atividade criar o blog da escola onde cada professor trabalha. Para quem vive essa prática ou é iniciante, muito se tem a aprender, afinal a todo momento estamos nos alfabetizando, e no mundo digital não é diferente, as inovações acontecem em rítmo acelerado, por isso, cabe ao professor acompanhar essas mudanças.
A oficina está sendo ministrada pela multiplicadora Silvia Castro, orientando, esclarecendo as dúvidas da melhor maneira possível.

Quem foi Nilton Balieiro Machado

BIOGRAFIA DE NILTON BALIEIRO MACHADO.
Nilton veio ao mundo no dia 27/12/58 e nos deixou no dia 06/03/99, em um fatídico acidente de voadeira. Nilton cursou o seu primeiro grau, hoje ensino fundamental nas escolas públicas de Macapá. Seus primeiros passos na escola iniciaram-se na escola São Pedro, onde hoje está localizada a escola Zolito Nunes, onde estudou até a 5ª série.
Em 1975, aos 16 anos a falta de Escolas Técnicas no Amapá o levou para a São Paulo, onde concluiu o curso de técnico em Agropecuária em 1978. Após concluir seu curso técnico Nilton retornou para Macapá onde exerceu suas atividades profissionais em varias instituições. Sua vontade de vencer sua obstinação o conduziram em 1984 para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde concluiu seu curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, no ano de 1987.
Aos 29 anos sua inteligência e força de vontade fizeram que as portas se abrissem para que ele pudesse iniciar no ano de 1989 seu curso de mestrado em extensão rural , na Universidade Federal de Santa Maria/RS, onde defendeu a tese “Os pescadores e a Política no Amapá”, obtendo o conceito A+.
Em 1991, seu perfil profissional competência e militância política, o levaram a aceitar o convite do então Deputado Waldez Góes, para assessora-lo em seu primeiro mandato parlamentar; cargo que ocupou até o ano de sua 1999. Em 1994, Nilton Balieiro era aprovado no concurso público, para professor auxiliar da Universidade Federal do Amapá. No ano de 1999, Nilton comentava entre amigos e família, que estava na eminência de realizar um sonho, em sua brilhante carreira; obter o titulo de Doutor, sonho interrompido bruscamente em um estúpido acidente de voadeira, em um fatídica tarde de sábado no dia 06/03/1999.

Para pensar...

Para pensar...