sábado, 31 de março de 2012

Rifa solidária

A escola teve a iniciativa de organizar uma rifa solidária com objetivo de ajudar uma de suas funcionárias que está passando por problemas de saúde. Ao fazer a rifa, percebeu-se a espontaneidade das pessoas que colaboraram e um grande sentimento de companheirismo.

Todos foram solidários e amorosos. Como é sublime o sentimento de solidariedade quando podemos ajudar alguém sem nada querer em troca.


Manutenção dos computadores no LIED















Nesta quarta feira, dia 28 de março, recebemos a visita dos técnicos em manutenção de computadores do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE Marco Zero Amapá, Marcelo Samir (de camisa preta) e Rodrigo Nobre. Sete máquinas, que são conjugadas, não estavam funcionando. O objetivo da visita era a manutenção corretiva e preventiva das máquinas e nesta visita eles realizaram as seguintes atividades:
  • Restauração do S.O. Linux 3.0 em todas as estações do Pregão 83/2008;
  • Limpeza na placa de vídeo de um multiterminal;
  • O roteador foi reconfigurado, porém algumas estações estão apresentando problema de ip.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Oficina “ABC da Informática”

A oficina “ABC da Informática” foi encerrada hoje (30/03) e avaliada pelos participantes com um alto índice de satisfação.

A oficina faz parte do projeto: ESCOLA + COMUNIDADE / PARCERIA = LUCRO que tem como objetivo proporcionar uma fonte de renda para a comunidade participante.

As aulas foram realizadas pelas professoras Jacy Costa (tarde) e Yolange Matos (noite), no Laboratório de Informática Educativa – Lied com a integração das salas ambientes da TV Escola, Sala de Leitura e Biblioteca/Indústria do conhecimento– SESI.

Conhecimentos e Habilidades

  • Partes do Computador: Hardware e Software;
  • Sistemas Operacionais. Software Proprietário. Softwares Livres;
  • Conhecendo o Sistema Operacional Windows e Linux.

Público alvo: pessoas interessadas

Período: 20 a 30 de março 2012.

Recursos Humanos: alunos e professor

Horário da oficina: 14:00 as 15:00h./ 19:00 às 20:00 h.; /20:00 às 21:00h.

nº de vagas: 20 (tarde) e 20 (noite)

Turma do "ABC Informática"



PNLD - 2012



O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) compra e distribui obras didáticas aos alunos do ensino fundamental e médio, na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são confeccionados com uma estrutura física resistente para que possam ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno.

No ensino fundamental, cada aluno tem direito a um exemplar dos seguintes componentes: língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e língua estrangeira (inglês ou espanhol, do 6º ao 9º ano). Os livros de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia são reutilizáveis, ou seja, devem ser devolvidos ao final do ano, para serem utilizados por outros alunos. A exceção são os livros consumíveis, que são os de alfabetização matemática e de alfabetização lingüística (1º e 2º anos) e os de língua estrangeira.

O critério de reutilização dos livros é mantido no ensino médio. Os livros de língua portuguesa, matemática, geografia, história, biologia, física e química são reutilizáveis, devendo ser devolvidos ao final do ano letivo. Já os livros de língua estrangeira (inglês e espanhol), filosofia e sociologia são consumíveis. O aluno receberá livros de língua estrangeira a cada ano, não tendo que devolvê-los. No caso da sociologia e da filosofia, os alunos receberão um livro em volume único, ou seja, este será utilizado durante os três anos do ensino médio.

Investimentos:

Ensino Fundamental:

Investimento: R$ 443,5 milhões

Alunos atendidos: 28.105.230

Escolas beneficiadas:

Anos Iniciais: 115.344;

Anos Finais: 50.558

Livros distribuídos: 70.690.142

Ensino Médio (Regular):

Investimento: R$ 720,7 milhões

Alunos atendidos: 7.981.590

Escolas beneficiadas: 18.862

Livros distribuídos: 79.565.006

Informações extraídas do site - http://www.fnde.gov.br/

quinta-feira, 29 de março de 2012

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Aconteceu, dia 23 de março, a primeira reunião na sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE , com os pais dos alunos que serão atendidos ao longo do ano letivo de 2012.

Na reunião enfatizou-se sobre a importância da integração entre escola e pais para se ter resultados positivos para o processo inclusão escolar.

PARABÉNS!

Parabenizamos todos os funcionários que aniversariaram nos meses de janeiro, fevereiro e março!!!

Desejamos muita SAÚDE e FELICIDADES.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrega dos livros ditáticos

A escola comunica aos pais e /ou responsáveis que esta entregando os livros didáticos de acordo com o cronograma abaixo nos horários da manhã, tarde e noite:
Profª Nazaré - monitora da biblioteca
Alunas recebendo seus livros
Profª Cleide entregando livros aos pais.
  • Séries Iniciais (2º ano a 4ª série) e EJA dia 23, 26, 27 e 28/03/12
  • 5ª a 8ª séries - dias 29, 30 e 31/03/12
  • Ensino Médio - dias 0, 03 e 04/04/12

Aguardamos você, não falte!

sábado, 24 de março de 2012

Professor Conectado-Fique de olho nas informações!

Programa Professor Conectado será lançado nesta terça-feira
Da Redação
Agência Amapá
A-A+Tamanho da Letra

O Governo do Estado do Amapá lançará nesta terça-feira, 27, às 9h, no Teatro das Bacabeiras, o Programa Professor Conectado. Foram investidos R$ 15.866.860,00 para aquisição de computadores com softwares educacionais incluídos.

Na segunda-feira, 26, às 9h, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, haverá a apresentação do sistema para homologação dos usuários, sindicato e interessados.

O Programa tem por finalidade adquirir notebook para os professores da Rede Estadual de Ensino do Estado, objetivando a inclusão digital dos educadores do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Serão distribuídas 7.500 máquinas até junho de 2012, onde neste primeiro momento 1.450 professores serão contemplados.

Para ser contemplado com o programa, o docente deverá atender alguns critérios: ser professor do quadro efetivo do Estado; está em regência de classe; em sala de aula; nas áreas urbanas, periurbanas ou na zona rural dos municípios de Macapá e Santana; lotado nas áreas urbanas e rurais dos municípios do interior, além de adimplente com os diários de classe 2011.

Os interessados deverão acessar o site www.professorconectado.ap.gov.br, que estará disponível a partir do dia 27 deste mês, para se cadastrar. Para acesso ao sistema de credenciamento, o professor deverá utilizar o mesmo usuário e senha requeridos para acesso do contracheque no sistema de Folha de Pagamento do Estado.

Os inscritos devem apresentar documentação que comprove as informações inseridas no sistema:

- Formulário de inscrição subscrito pelo diretor;

- Cópia do contracheque do mês anterior ao período em que os documentos serão entregues pelos diretores de escolas e pelos gerentes do ensino modular;

- Para os professores do ensino regular, declaração de total adimplência do Diário de Classe 2011, devidamente assinado por extenso pelo(s) secretário(s) da(s) escola(s) em que o professor atuou em regência de classe ou pelo diretor quando da ausência do secretário escolar na referida escola;

- Para os professores do ensino modular, a declaração de adimplência será expedida pela direção da escola, onde estes atuaram no ano de 2011, a qual será encaminhada à respectiva Gerência de Ensino, conforme o Anexo-01;

- Declaração de adimplência no Ensino Modular/2011;

- Cabe a direção da escola apresentar o Anexo-02;

- Relação nominal dos professores inadimplentes com diários/2011.

Adryany Magalhães/Seed

quarta-feira, 21 de março de 2012

PRONATEC 2012 - AMAPÁ

O professor Arielton Santos, Gerente Pedagógico do SENAI, reuniu hoje, dia 21, à tarde, com pais e alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nilton Balieiro Machado-AP com objetivo de informá-los sobre o que é PRONATEC, seus objetivos, ações e cursos oferecidos.

Durante a reunião o professor Arielson destacou a finalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que é qualificar e oferecer um ensino técnico de qualidade para jovens de todo o Brasil. Destacou os objetivos do PRONATEC que são: garantir o desenvolvimento dos jovens para uma inserção cidadã na vida social e no trabalho ; contribuir da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional entre outros. As entidades envolvidas são IFAP, SENAC, SENAI. Os alunos passarão por um processo seletivo pela direção da escola e serão encaminhados para a Secretaria de Educação.

Cursos oferecidos:

Auxiliar Administrativo

Eletricista de Automóveis

Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Mecânico e Manutenção de Motocicleta

Manutenção de Computador

Operador de Computador

A reunião contou com a participação da técnica Benedita Gomes (SENAI). Este momento foi muito proveitoso por informar aos presentes sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para pensar...

Para pensar...