sábado, 28 de julho de 2012

Aulas do segundo semestre da rede pública estadual de ensino iniciam no dia 1º de agosto


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que as aulas da rede estadual de ensino retornam na próxima quarta-feira, 1º de agosto. Mesmo com a greve e o atraso no calendário escolar de 2012, as férias de julho foram mantidas, porém os meses de dezembro, janeiro e fevereiro estão comprometidos, incluídos alguns sábados, que serão letivos.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Adalberto Ribeiro, o novo calendário escolar passou a vigorar desde o dia 5 de junho, quando a greve foi considera ilegal. \"As aulas retornam dia 1º de agosto e vão até o dia 1º de março de 2013, onde alguns sábados serão letivos. Nós teremos aulas até próximo às festas natalinas, retornado no dia seguinte, e o mesmo ocorrerá no Ano Novo, onde os alunos retornam para as salas de aulas no segundo dia de janeiro\", explicou.

A Secretaria de Educação irá garantir que as aulas sejam presenciais e que os 200 dias letivos sejam cumpridos.

\"Nós não iremos permitir que os professores apliquem provões, pois queremos garantir a qualidade das aulas que serão ministradas. Temos o dever de garantir que os estudantes tenham direito e acesso à educação de qualidade\", ponderou o secretário.

O novo calendário foi aprovado e homologado pelo Conselho de Estado de Educação e já está sendo distribuído aos diretores das escolas estaduais.

A coordenadora de Desenvolvimento e Normatização das Políticas Educacionais, Deusamirtes Moura, esclareceu que cada escola tem a sua peculiaridade, pois existem aquelas que pararam totalmente e outras parcialmente.

\"Nesses casos, as escolas poderão adaptar o calendário, porém este terá que passar pela aprovação da Secretaria de Estado da Educação. Nós iremos analisar caso á caso, para que não haja transtorno e mais prejuízos aos estudantes\", pontuou a coordenadora.

Tenha acesso ao calendário pós-greve e a resolução que homologou o mesmo no www.agenciaamapa.com.br.


Calendário pós-greve
Resolução 039/2012-CEE/AP
Adryany Magalhães/Seed

Retirado do site:  www.amapa.gov.br
www.seed.ap.gov.br

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nova gestão da Escola Nilton Balieiro.


Está marcada para esta terça-feira, dia 31 de julho, às 16h00, no auditório da Escola Nilton Balieiro Machado, Macapá – AP, uma reunião com os funcionários desta unidade de ensino para apresentação da nova gestora e novos docentes que farão parte da equipe escolar.

Curso de prevenção às drogas

O curso será realizado na modalidade a distância, entre setembro de 2012 e abril de 2013, com carga horária de 180 horas. É composto por 4 módulos temáticos e um módulo de acompanhamento à implementação do projeto de prevenção elaborado no decorrer do curso.

Prazo de inscrição: 1º de julho a 6 de agosto.

Observações importantes:
  • Obtenha o número do CÓDIGO INEP de sua escola
  • Após clicar no link abaixo preencha seu cadastro
  • Ao entrar no site do CESPE localize o "CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES“
  • Preencha todo formulário de inscrição e efetive sua inscrição.
  • Lembre-se que você deverá confirmar sua matrícula na data informada em sua inscrição
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo telefone (61)3107-8912 ou pelo email: tirandoduvidas.prodequi@gmail.com

Quanto aos critérios de classificação:
As 70 mil vagas serão preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de seleção, em caráter classificatório:
1) Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano "CRACK, é possível vencer!";
2) Grupos de no mínimo 5 e no máximo 10 educadores cursistas por escola;
3) Escolas que tenham inscrito membros da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);
4) Educadores atuando com estudantes de Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
5) Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros.

Número de Vagas e Abrangência
A edição de 2012 do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas ofertará 70.000 vagas para 14.000 escolas em todo o território nacional.

Cronograma do processo seletivo - meses de Julho a Agosto
De 1º de julho a 06 de agosto - Inscrição pelo educador
13 de Agosto - Divulgação da lista de selecionados pelo CESPE
14 a 19 de Agosto - Confirmação online da Matrícula pelo educador
21 de Agosto - Divulgação da lista de selecionados em segunda chamada pelo CESPE
22 a 26 de Agosto - Confirmação online da Matrícula dos convocados em segunda chamada pelo educador

Objetivo Geral
Promover a formação de profissionais das escolas públicas para atuarem coletivamente na prevenção do uso de drogas na escola.
Objetivos Específicos
1. Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores para atuarem na prevenção do uso de drogas e comportamentos de risco associados, sob o enfoque da promoção da saúde do educando.
2. Orientar os educadores para atuarem na mobilização da rede interna e externa da escola no desenvolvimento de ações de prevenção do uso de drogas.
3. Aprofundar conhecimentos sobre os principais eixos metodológicos para a construção do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
4. Subsidiar a elaboração e o desenvolvimento do Projeto de Prevenção do uso de Drogas da escola.

Conteúdo
O conteúdo do curso é desenvolvido através de módulos, apresentados a partir das seguintes temáticas:
Módulo 1: O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas públicas.
Módulo 2: Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção.
Módulo 3: A prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais.
Módulo 4: Ações preventivas do uso de drogas na escola.
Módulo 5: Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Metodologia do curso
O curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas é realizado na modalidade de Educação a Distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Este ambiente é composto por conteúdos e recursos didáticos que possibilitam a aprendizagem de conceitos e metodologias de prevenção do uso de drogas. As atividades possibilitam produções individuais e produções colaborativas no ambiente virtual e no contexto da escola.
Os quatro primeiros módulos tratam de conceitos, abordagens e metodologias relacionados à prevenção do uso de drogas. O quinto módulo consiste de orientações didáticas para a implementação de ações do Projeto de prevenção construído no decorrer do curso.

Material pedagógico
O curso contempla diversificação de mídias, incluindo material impresso, mídia em DVD e Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Cada cursista selecionado receberá um “kit do material didático” constituído pelo livro-texto e o DVD. O livro reúne orientações sobre o curso e o desenvolvimento dos conteúdos referentes a cada módulo. O DVD contém 16 vídeos que introduzem cada unidade temática servindo de suporte para a realização de fóruns de discussão no ambiente virtual de aprendizagem.

Condições pedagógicas
Os educadores inscritos deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Período do Curso
O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas será realizado no período de setembro de 2012 a abril de 2013.

Certificação
Os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília.



FAÇA AQUI, SUA INSCRIÇÃO
https://www.security.cespe.unb.br/cadastro


Acesse o site http://educadores.senad.gov.br/ para saber mais.


Então, professores da Escola Nilton Balieiro Machado é uma ótima oportunidade para conhecer como tratar de um tema tão em evidência na nossa sociedade.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

ESCOLA NILTON BALIEIRO VIVENCIA O PROJETO “SEED NAS FÉRIAS 2012”


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) fez a abertura do Projeto “Seed nas Férias 2012”, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço no dia 29/06, reunindo com  professores, diretores e alunos das escolas participantes.
O Projeto “Seed nas Férias”  ocorrerá no período de 2 a 6 de julho, em seis escolas estaduais, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h30.
A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá/AP iniciou suas atividades nesta segunda-feira (02/07) pela manhã. Primeiro, fazendo a identificação dos alunos participante através da entrega da camisa do evento. Depois fez um concurso de música e piada . Teve um momento para o lanche e no retorno foi a vez de conhecer e  dançar Hip hop.


crianças aguardando o inicio das atividades.

Diretor Edfran Lobato fazendo a abertura das atividades na escola.  
crianças ganharam camisas do evento.
Lúcia Valente - Gerente do Núcleo da Educação Especial
Maria Nazareth Sarges Rodrigues - Técnica em Informática

Momento do lanche.
Revista do Sesinho
Profª Cleide Moraes - Monitora da Biblioteca SESI/Indústria da Conhecimento
Doação das revistas aos participantes da colônia de férias.
Concurso de música e piada
Os pais foram inscritos paras as atividades de artesanato, dança e informática.

Para pensar...

Para pensar...