quarta-feira, 20 de março de 2013

Oficina de língua francesa para os alunos do 3º ano do Ensino Médio - 2013.

O CENTRO DE LÍNGUA E CULTURA FRANCESA DANIELE MITERRAND está oferecendo Oficina de Língua Francesa para os alunos concluintes/2013 do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado. Inicio da oficina: 08 de abril/13 . Então, não perca tempo e procure a instituição para maiores informações.


Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand

R. Independência, 87 - Central
Macapá - AP

Telefone: (96) 3212 - 5262  -  Falar com a profª Graça.

domingo, 10 de março de 2013

MAIS DE 250 ESCOLAS ESTADUAIS SERÃO CONTEMPLADAS COM LOUSAS DIGITAIS



Dando continuidade à política de enriquecimento do trabalho pedagógico nas escolas estaduais, a partir de abril, escolas de Macapá, Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque, Pracuúba, Porto Grande, Pedra Branca e Santana serão contempladas com lousas digitais.
As lousas irão complementar os projetores que foram distribuídos anteriormente, assim como será mais uma ferramenta utilizada pelos professores como os computadores do programa Professor Conectado, que até o momento foram entregues para mais de seis mil docentes da rede pública de ensino.
Com o computador do Professor Conectado e as lousas digitais, os docentes poderão ministrar aulas mais atraentes e produtivas aos alunos.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Elda Araújo, essa é uma grande conquista para os professores e também para os alunos da rede estadual de ensino, tanto de Macapá como dos municípios. "Eles passarão a dispor de mais recursos no processo de ensino-aprendizado. Estamos preparando nossos estudantes para um futuro melhor, de mais oportunidades", disse.

Seed promove processo seletivo para técnicos e docentes que irão atuar no Pronatec



A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação Profissional, está promovendo, nos dias 7, 8 e 11 de março, o Processo Seletivo Simplificado para técnicos e docentes que irão atuar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a partir de 1° de abril de 2013.
As inscrições são feitas no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, localizado na Avenida Duque de Caxias, Centro, nos horários das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.
Estão sendo ofertadas 1.299 vagas para docentes e 138 para não docentes nos diferentes eixos tecnológicos para cursos de formação inicial, continuada e cursos técnicos nas seguintes escolas que possuem o Ensino Médio Integrado e centros: Escola Estadual José Barroso Tostes em Santana; Escola Estadual Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari; Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Oiapoque; Escola Estadual Esther Virgolino, em Macapá; Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza; Centro de Educação Profissional de Santana Maria Salomé Gomes Sares; Centro de Educação do Amapá Josinete Oliveira Barroso; Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá.

Confira o edital

Disponível no site:   http://www.seed.ap.gov.br/

Seed distribuirá mais de 1.600 tablets para professores da rede estadual a partir de abril



Como parte da política de valorização e da melhoria da qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas estaduais, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), distribuirá 1.678 tablets educacionais para docentes de Ensino Médio.
A Seed aderiu ata para aquisição desses equipamentos desde o final de 2011 e, em novembro de 2012, o processo foi regulamentado. A chegada dos tablets está prevista para abril.
Na primeira etapa, os equipamentos serão destinados a professores de escolas de Ensino Médio. Essa ação faz parte do  Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) do Ministério da Educação, que contempla ainda lousas digitais que também estão sendo adquiridas pelas Secretaria de Educação. O tablet é de sete polegadas, na cor amarela, o que, segundo informações do MEC, foi escolhida por motivo de segurança e tem o símbolo do ministério em alto relevo.
A coordenadora do ProInfo no Estado, Rosângela Pariz, explica que esses tablets serão distribuídos para aquelas escolas do Amapá que têm o Ensino Médio Inovador implantado e às que desenvolvem projetos de tecnologia.
Assim como o programa Professor Conectado, a ação con­sis­te em criar e so­cia­li­zar a uti­li­za­ção das novas tec­no­lo­gias di­gi­tais nas es­co­las da rede es­ta­dual com a dis­po­ni­bi­li­za­ção de soft­wa­res es­pe­cí­fi­cos ao tra­ba­lho pe­da­gó­gi­co, como aulas pro­gra­ma­das, pes­qui­sas in­te­ra­ti­vas e ma­te­riais di­dá­ti­cos. Aliados aos notebooks, os tablets proporcionarão a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas.
Em outro momento, alunos de Ensino Médio também serão contemplados, pois a política do MEC é entregar os tablets com os livros de conteúdo programáticos instalados para que esses sejam utilizados em sala de aula, interagindo com as lousas e os notebooks.
Disponível no site:       




terça-feira, 5 de março de 2013

PRONATEC & AS ESCOLAS DO SISTEMA S & ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO




O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País.

Até 2014, o Governo Federal prevê a construção de 208 novas unidades da rede em duas fases. Na primeira fase, em execução, serão construídas 88 unidades que devem ser inauguradas até 2012. Para 2013 e 2014, deverão ser construídas outras 120 unidades.
Senai/CNI Pronatec intensifica expansão de escolas técnicas em todo o Brasil Ampliar
    Pronatec intensifica expansão de escolas técnicas em todo o Brasil

Ao todo, será formada uma rede com cerca de 600 escolas técnicas profissionalizantes, administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Isso equivale a um atendimento direto a 600 mil estudantes em todo o País.
O Pronatec também amplia as vagas das redes estaduais de educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O mesmo Projeto de Lei, cujo substitutivo foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado, que cria o Pronatec amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que passa a chamar-se Fundo de Financiamento Estudantil, com a mesma sigla.
Assim, o fundo poderá prover mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio e outra para empresas que desejam formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.
As escolas do Sistema S e das redes públicas também ofertarão cursos de formação inicial e continuada para capacitar os favorecidos do seguro desemprego que sejam reincidentes nesse benefício. Esta ação se aplica também ao público beneficiado pelos programas de inclusão produtiva, como o Bolsa Família.

Retirado do site:

Para pensar...

Para pensar...