terça-feira, 29 de abril de 2014

Mais Educação e as oficinas

Judô
Monitor: Leomário Coelho

Leitura (letramento)
Monitora: Susan Caroline dos Remédios Oliveira

Tecnologias Educacionais
Monitora: Kellem Maciel

Conservação do solo e composteira: canteiros sustentáveis (horta) e/ou Jardinagem
Monitor: Edvaldo Santos


Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos à Saúde
Monitora: Mardélia Silva dos Santos.

Rádio Escolar
Monitor: José Maria Balieiro

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR NILTON BALIEIRO MACHADO - MACAPÁ/AP

Supervisor do ERICA nas turmas

Dia 29 de abril de 2014
Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado - Macapá/AP

As turmas 121 e 223 receberam a visita do supervisor  Marcos Thadeu de Araújo Lôbo que neste segundo momento veio  dialogar sobre o Estudo de Riscos Cardiovasculares em adolescentes, o  ERICA, com as turmas. Após a conversa de sensibilização para a importância dos estudos foram distribuídos para cada aluno uma cartilha do ERICA, o termo de responsabilidade e o questionário do responsável. O aluno levará o material para casa e fará a leitura acompanhado pelos pais ou responsáveis para que assim conheça como se procederá esta ação na escola. 
Supervisor Marcos Tadeu explicando sobre o termo de responsabilidade
e o preenchimento do questionário do responsável.

Momento do recebimento da Cartilha e os documentos a serem analisados.
A turma recebeu o material para ler e analisar em casa com os pais
e devolver para o supervisor do ERICA/AP.

sábado, 26 de abril de 2014

Vacinação - Dia “D” de mobilização contra gripe - Equipe 066 - Marabaixo - Macapa/AP

Hoje (26) está acontecendo o Dia “D” de mobilização contra gripe em todo o território nacional brasileiro. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 49,6 milhões de pessoas dos chamados “grupos prioritários”: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Em Macapá-AP, equipes buscam suas estratégias apontando pontos de vacinação. A Equipe 066 da Saúde da Família composta por Josilene Rodrigues (Enfermeira), Naria da Conceição (Téc. em Enfermagem, Milena Ramos (Téc. em Enfermagem), Bianca Jucielly (Téc. em Enfermagem), Michele Andrade (ACS), Rozinete Pantoja (ACS) e Nazará Silva (ACS) está de prontidão na Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.





Sobre a VACINAÇÃO
Mais de 65 mil postos de vacinação estarão abertos neste sábado (26), em todo país, no Dia “D” de mobilização contra a gripe. Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, o Dia “D” tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste ano, 49,6 milhões de pessoas integram o grupo prioritário. Durante a campanha, que se estende até o dia 9 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos.  
Para realizar a mobilização, o Ministério da Saúde disponibilizou às secretarias estaduais de saúde 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha conta com a participação de cerca de 240 mil pessoas e utilização de mais de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.
SEGURANÇA .
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Notícia na íntegra no site:


Aula de Espanhol

Ensino Médio
Professora Rita Bemergui
Disciplina: Língua Estrangeira - Espanhol
Turma: 131, 132, 133.
Assunto: 

  • Países que falam a língua espanhola.
  • A importância da língua espanhola hoje no mercado de trabalho.






Reunião Pedagógica


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

Caros professores,
As informações a seguir têm como finalidade de contribuir para o bom desenvolvimento do trabalho escolar e,  assim, consequentemente trazer bons resultados no ato de educar.

ü  Ponto Diário:
Assinar o ponto diário de aulas na entrada evitando assim possíveis transtornos em relação às faltas.
ü  Faltas:
 Comunicar à Coordenação Pedagógica suas eventuais faltas antecipadamente. Em caso de ausência por problema de saúde o atestado médico deverá ser apresentado à Coordenação Pedagógica no prazo máximo de 48 horas.    
ü  Antecipações e reposições de aula:
As antecipações e as reposições de aulas devem ser devidamente informadas à coordenação pedagógica e só será permitida a reposição de aulas perante a ausência do professor do referido horário. O professor deverá preencher as fichas de reposição e antecipação de aulas como documento comprobatório.
ü  Atestados médicos:
Os atestados médicos e outros informativos sobre os alunos encontram-se na sala dos professores (Consultar para efeitos de justificar as faltas).
ü  Os recursos tecnológicos:
 Os recursos tecnológicos deverão ser solicitados e agendados com 24h de antecedência junto à coordenação pedagógica.
ü  Quanto às atividades pedagógicas e relacionamento interpessoal:
É dever do professor participar de todas as atividades, tais como: Reuniões diversas, sessões de estudos, Plantões pedagógicos, Planejamentos, internos ou externos promovidos pela escola.
ü  Professor:
 Deve manter sempre atitude de respeito para com o aluno, evitando colocá-lo em situações constrangedoras perante os colegas. Evitar apelidos ou comentários negativos em relação aos alunos, ainda que com outros profissionais.
Não proferir palavras de baixo calão no ambiente de sala de aula, pois tal atitude denota falta de respeito para com os alunos.
Contornar de forma autônoma e dinâmica os possíveis obstáculos provenientes das relações interpessoais de professor e aluno. E em casos de situações advindas de faltas, e dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, situações problema nas salas de aula, procurar a coordenação pedagógica.
Encaminhar, sempre que necessário, uma listagem à Coordenação contendo o nome dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Este procedimento faz-se necessário para comunicar os pais sobre a situação dos alunos. NÃO DEIXE PARA COMUNICAR TAIS FATOS SOMENTE AO FINAL DO ANO LETIVO.
Evitar fazer queixas à coordenação pedagógica nos corredores, principalmente perante os alunos, neste caso e dirija-se à sala da coordenação para expor o problema. Sempre registre no diário e faça o encaminhamento por escrito, isso respalda o ocorrido, inclusive questões relacionadas a frequência.
Os alunos que insistirem em atrapalhar o andamento das aulas deverão ser em alguns casos convidados a se retirar de sala (dependendo da gravidade ocorrido).Sendo comunicado em imediato ao responsável legal.
É necessário que o professor informe o conteúdo de suas avaliações para os alunos, bem como informe as datas dos instrumentos avaliativos de acordo com o calendário escolar. Se possível faça um roteiro impresso para ser entregue aos alunos.            
ü  Quanto ao livro didático
O professor deverá combinar com a turma os dias que utilizará os livros didáticos.
ü  Quanto ao Material e o patrimônio da escola
Solicitamos que os professores ajudem a zelar e preservar o imóvel e a estrutura física da escola estando atento para comportamentos de alunos que possam vir a depredá-lo.
Durante a troca ou saída do professor, deixar a sala limpa, o quadro apagado e mesa do professor organizada.
ü  Quanto ao horário de trabalho
O professor deverá ser pontual com seus horários, cumprindo assim todos seus horários de entrada e saída. O professor deverá cumprir rigorosamente a carga horária que lhe foi destinada repor imediatamente em acordo prévio com a Coordenação Pedagógica.
Quanto à necessidade de saídas antecipadas, o professor precisa estar devidamente autorizado pela Coordenação Pedagógica de seu seguimento, ou na falta deste, à Direção.
ü  Está terminantemente proibido
Utilizar o celular, fone de ouvido, computadores em geral ou qualquer aparelho eletrônico durante as aulas sem finalidade pedagógica.
ü  Quanto ao vestuário:
Evitar nas dependências da escola o uso de bonés, roupas transparentes, decotadas ou curtas.
ü  Quanto ao planejamento
O plano anual de trabalho deverá ser apresentado à Coordenação Pedagógica no prazo determinado.
Buscar utilizar os espaços /laboratórios disponíveis para realizar aulas mais significativas bem como outros locais externos para atividades extraclasses. Agendar com antecedência junto à coordenação pedagógica.
ü  Caderneta eletrônica:
Esteja atento ao calendário escolar observando os sábados letivos;
Ao preencher o PROESC faça uso das seguintes regras:
a)No ícone AULA lance apenas conteúdo/assunto (NÃO escreva avaliação, continuação do assunto, prova, exercício...).Se escrever...filme, texto, atividade avaliativa, reavaliação (especifique sobre qual assunto).  Escreva o assunto dado.
b)Começo de frase use letra maiúscula.
c) Lançar as notas dos três instrumentos (mesmo se for zero), da avaliação, reavaliação bimestral e recuperação.      Bimestre:       3 + 3+ 4 = 10      Recuperação:  5 + 5 = 10
d)Lançar as faltas de cada bimestre e da recuperação.
e)Verificar ao longo do ano letivo o cumprimento da carga horária da sua disciplina.
f)Ao terminar de lançar as aulas e notas e analisar todos os casos (doenças ...) deverá entregar a caderneta por bimestre e na recuperação para que esta possa ser visualizada (boletim eletrônico) pelos alunos e pais ou responsáveis.  LIBERADA (verde)   FINALIZADA (azul)
 

      COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
w  Albilene Silva de Souza
w  Amarildo de Oliveira Cortes
w  Charlie Ritter de Lima Cardoso
w  Jamille Lobo Cardoso
w  Merian Dias Coelho
w  Regiane de Cassia Lemos da Silva
w  Tereza Virginia Américo da Cruz

 “Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros(Lev Vygostky)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Projeto: ESCOLA + COMUNIDADE/ PARCERIA = LUCRO

Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado

O Projeto ESCOLA  + COMUNIDADE / PARCERIA =  LUCRO, teve inicio no ano de 2011, após um encontro pedagógico onde professores escolheram coletivamente o tema “Empreendedorismo e Sustentabilidade “ para produzir trabalhos ao longo do ano letivo e socializá-los no final do ano no evento chamado Mostra Científica Cultural.
Partindo desta ideia as salas ambientes da TV Escola, Laboratório de Informática Educativa (LIED) e a Biblioteca/Indústria do Conhecimento/SESI vem planejando suas atividades para a comunidade local e entorno. No ano de 2013 o foco foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA) por quatro fatores: a) os alunos da EJA são os pais dos alunos que estudam na manhã e tarde; b) são pessoas da comunidade e entorno; c) minimizar a evasão escolar; d) os alunos não tem emprego e vivem na informalidade. 
Este é o terceiro ano consecutivo que professores  das salas ambientes (Biblioteca/TV Escola  e Lied)  desenvolvem este trabalho porque acreditam que podem oferecer meios para que o participante tenha  interesse em ser um empreendedor.

OFICINA DO 1º SEMESTRE
Sala de frutas e salada de legumes (abril)          
Comidas típicas das festas juninas (junho)
Informática (junho)  

Salada de legumes com maionese

Salada de Legumes com maionese
Turma envolvida: 2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos
Professora: Clemilda Nobre
Aula de Ciências
Assunto: Vegetais


INGREDIENTES

1 kg de batata cortadas em cubos
4 cenouras cortadas em cubos
1 kg repolho verde picado
½ kg repolho roxo picado
02 cabeças de cebola picada
1 kg de tomate cortados em cubos
1 kg de maionese 500 gramas
1 dúzia de ovos cozidos e picados
2 maços de cheiros verdes picados
3 torradas fritas
1 vidro de palmito
1 lata de salsicha
1 pé de alface
Sal a gosto




MOLHO
½ xíc. de vinagre
Sal a gosto
1 colher de chá de pimenta do reino
1 vidro de maionese de 500 gramas
4 dentes de alho

MODO DE PREPARO

1. Lave todos os ingredientes antes do preparo
2. Em uma panela com água e vinagre coloque as folhas de alface e reserve
3. Frite as torradas e reserve
4. Pique as cenouras e coloque para cozinhar com sal
5. Descasque as batatas e corte em cubos depois cozinhe com sal
6. Coloque os ovos para cozinhar
7. Corte os tomates em cubos, pique o repolho roxo e verde e pique as cebolas e o cheiro verde, o menor possível e reserve.
8. Apague o fogo e escorra cenoura e batata e deixe os ovos esfriando um pouco enquanto prepara o molho.

Modo de preparo do molho 



Em um recipiente amasse o alho, acrescente o vinagre, a maionese, acrescente a pimenta do reino, azeite e sal a gosto. Misture bem até ficar homogêneo.



Professora Cleide Moraes 

Continuando a salada...

Descasque os ovos e corte em cubos. Em um recipiente grande colocar batata, cenoura , torrada, tomate, repolho, cheiro verde e adicione metade da maionese. Acrescente palmito em cubos, os ovos, a salsicha e misture o restante da maionese. No refratário ornamentar seu fundo com a alface e colocar a salada. Levar a geladeira até a hora de servir. 



bon appétit! (Bom apetite!)

Sobre a salada:

Tem um preparo fácil; dura em média 30 minutos e pela quantidade de ingredientes rende 20 porções generosas.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Aula de Cidadania

Representante de Turma
Escola Estadual Prof. Nilton Balieiro Machado – Macapá/AP

A realização de Eleição para Representante de Turma é um processo que requer momentos de diálogos com as turmas desde noções de cidadania, política, responsabilidade, respeito, convivência, liderança que são alguns dos temas abordados. Próximo passo são candidatos e proposta que pode ser construída pelo próprio aluno-candidato interessado ou até mesmo sugestão dada pela turma. A votação é o momento de ansiedade da turma.


Diálogo com a turma.
Aluna eleitora confirmando o foto com sua assinatura.
Depositando o voto na urna.
A votação é feita na sala de aula na presença de dois fiscais.
Eleição para representante: exercício de democracia.
Professoras Merian Coelho e Regiane Lemos mediando o processo.
Abertura da urna e contagem dos votos.

Após a contagem dos votos o aluno já conhece seu representante.


Aula de Biologia: fazendo experiência

Professora: MARY ODETE DA SILVA BUCHER 
Assunto: REINO MONERA e REINO FUNGI
TURMAS: 221, 222 e 223.

A atividade experimental desenvolvida na aula de Biologia sobre o Reino Monera e Reino Fungi  despertou a curiosidade dos alunos quando  tiveram que realizar coletas de diversos materiais dentro do espaço escolar para realizar seus estudos.
Ambiente coletado (escolha livre):
- Banheiro da escola
- Bebedouro (cozinha)
- Boca (aluno)
- Cano de esgoto (corredor)
- Colher após uso da merenda
- Maçaneta (porta da sala de aula)
- Pia (banheiro)
- Torneira (bebedouro)
- Vaso sanitário (quadra)
Amostra de culturas de fungos e bactérias (vedado)
O olhar investigativo direcionado para as etapas seguintes como a catalogação e relato de uma semana observando as mudanças do material coletado, foi o diferencial desta aula que tem como perfil dois pilares da educação que  é aprender a conhecer e aprender a fazer.
Material  identificado para a visualização.
“Dando uma aula  que tenha sentido para o alunado é uma aprendizagem para o resto da vida!”

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Palestra do UECSA sobre a importância do Grêmio Estudantil.

Está acontecendo no auditório da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado (vespertino) uma palestra com representantes do União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (UECSA) e alunos desta unidade escolar visando esclarecer sobre o que é o Grêmio Estudantil e sua importância enquanto organização que representa os interesses dos estudantes na escola.
Turmas convidadas 521, 522, 822 e 322.
Palestrante Pedro Filé.
Pedro Filé (Ex- Presidente da UECSA) e Renan (Tesoureiro da atual gestão)

O que é o Grêmio Estudantil?

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. 
O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.


Objetivos. É importante deixar claro que um dos principais objetivos do grêmio estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.



Importância. O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões.


Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola.

É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Programa Mais Educação O Programa aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Os alunos da Escola Estadual Prof. Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, participam das atividades dirigidas por seus monitores.É uma oportunidade de desenvolvimento nos aspectos sociais, afetivos, intelectual e físico.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Monitor: Edvaldo Santos









                                                     

ESPORTE E LAZER - Monitora: Jonielly Carneiro do Carmo
















                                                       

terça-feira, 22 de abril de 2014

ERICA BATE A PORTA DA ESCOLA NILTON BALIEIRO


A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado recebeu a visita do supervisor  Marcos Thadeu de Araújo Lôbo ,que veio dialogar sobre o Estudo de Riscos Cardiovasculares em adolescentes, o  ERICA. O primeiro contato visa dialogar com a equipe escolar sobre o objetivo, as principais características do estudo e sua importância para saúde pública brasileira, em especial o Amapá. O inicio da ação com os estudantes será a partir da semana que vem para a sensibilização e divulgação das atividades a serem desenvolvida pelos supervisores responsáveis. A ação com alunos encerrará em junho e o resultado será, posteriormente, apresentado a escola.




O ERICA é um estudo que vai às escolas para pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes. Será uma grande fotografia da saúde dos adolescentes brasileiros.

OBJETIVOS DO ÉRICA
Estimar a prevalência de diabetes mellitus, obesidade, fatores de risco cardiovascular e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios em adolescentes de 12 a 17 anos que freqüentam escolas em cidades brasileiras com mais de 100 000 habitantes. Com base nesses achados, também será estimada a prevalência de síndrome metabólica.









 

 

 





SUPERVISORES  DO ERICA NO AMAPÁ
 Heidyanne de Souza Sales
Marcos Thadeu de Araújo Lôbo
Omayra Luiza Marques Soares
Anariene de Brito da Silva
Pedro Nonato da Silva
Tailson Lima Pedrosa Costa

COORDENADORES  DO ERICA NO AMAPÁ
Prof. Dilson Rodrigues Belfort
Prof. Demilto Yamaguchi da Pureza

 FINANCIAMENTO
O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro atendeu à chamada pública MCT/FINEP/MS/SCTIE/DECIT – CT/SAÚDE e FNS – SÍNDROME METABÓLICA - 01/2008.

Visite as páginas na internet:







Para pensar...

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