quarta-feira, 25 de junho de 2014

Grupo de dança da Escola Nilton Balieiro

O grupo de dança da Escola “ Valorizando Raízes” da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, participou da abertura da Solenidade de Nomeação dos candidatos do Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação, editais nº 070 e 074/2014 – AUXILIAR EDUCACIONAL e Edital 072/2014 – PROFESSORES E PEDAGOGOS, que aconteceu no  dia 24 de junho de 2014 (terça-feira) , às 9 horas no Teatro das Bacabeiras.
Estudantes da Escola Nilton Balieiro (roupa azul, amarelo/laranja),
diretora da escola Elba Rosa (de branco),
 profª Merian (de verde)  responsável pela formação do grupo e
 Eriane(vestido róseo e amarelo)  responsável pela coreografia do grupo. 
Grupo "Valorizando Raízes" dançando "Aquarela do Brasil"

Grupo "Valorizando Raízes" dançando ao som da música "Tô em Macapá"
do cantor e compositor Nivito 
Profª Merian Coelho declamou a poesia "Enseada"de sua autoria.



Sobre a origem da formação do Grupo de Dança “Valorizando Raízes”
O Grupo de Dança “Valorizando Raízes” surgiu em setembro de 2013, formado pelos estudantes  Joyce, Jean, Inês, Fabrício, Renan, Stefanie, Stácio e Marcela, para a participação da Gincana da Juventude da 48ª Expofeira do Amapá. Das 14 escolas participantes do evento, a Escola Nilton Balieiro conquistou o 2º lugar.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Prêmio Gestão Escolar 2014 - Escolas Premiadas

Aconteceu nesta manhã (18) no Teatro das Bacabeiras, um ato cerimonial que contou com a presença do Governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe, Secretária de Estado da Educação, Elda Araújo, a Coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar, Mônica Matos, gestores, coordenadores, professores e alunos das escolas públicas amapaense que se inscreveram e foram premiadas no II Prêmio Gestão Escolar 2014.
A Secretaria de Estado de Educação do Amapá realizou II Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar 2014, ano Base 2013, instituído em âmbito Estadual pelo Governo do Estado do Amapá.
 


 

 

 Os objetivos foram:  
1 - Estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas;
2 - Valorizar as escolas que se destacam pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências inovadoras bem-sucedidas;
3 - Apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar;
4 - Incentivar o processo de melhoria contínua da escola, pela elaboração de planos de ação, tendo como base sua auto-avaliação;
5 - Divulgar e disseminar boas práticas de gestão organizacional nas escolas;
6 - Sensibilizar as escolas públicas a implantarem um modelo de gestão focado na excelência de resultados.
 A inscrição foi online onde foram respondidos instrumentos de auto-avaliação e os registros dos processos, práticas e ações da escola participante. E, no final, foi elaborado um plano de ação para a melhoria da escola e de sua gestão, com base na auto-avaliação realizada.
Premiação Estadual
 A estruturação da Premiação Estadual levou em conta as TIPOLOGIAS de enquadramento das escolas, conforme o organograma da Secretaria de Estado da Educação-SEED-AP. Será classificado por Tipologias, 1º, 2º e 3º lugar de cada tipologia de acordo com os critérios abaixo definidos:
Tipologia I Escolas com até 50 alunos
Tipologia II Escolas de 51 a 100 alunos
Tipologia III Escolas de 101 até 400 alunos
Tipologia IV Escolas de 401 a 1000 alunos
Tipologia V Escolas acima de 1000 alunos

Recursos financeiros
a) R$ 10.000,00 (dez mil reais) para a escola indicada em 1º lugar por Tipologia;
b) R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para as escolas indicadas em 2º lugar por  Tipologia;
c) R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para as escolas indicadas em 3º  lugar por Tipologia.
 No total serão 15 (quinze) escolas premiadas, sendo 03 (três) por Tipologia.

Resultados
Escolas premiadas:
Escolas Campeãs do II Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar 2014
Tipologia I
Gestor : Allan de Souza Chaves
Escola: E.E São João do Matapi/ Classificação: 1º Lugar

Gestor: Rosemary Rodrigues Barbosa de Souza
Escola: E.E Retiro do Pirativa / Classificação: 2º Lugar

Gestor: Jaciney Viegas da Silva
Escola: E.E Pedro Roldão Figueiredo /Classificação: 3º Lugar

Escola com Tipologia II
Gestor: Rene Marques Bruno
Escola: E.E Tancredo Almeida Neves/ 1º Lugar

Gestor: Rubmauro M. dos santos
Escola: E.E Indígena João Batista Macial/ 2º LUGAR

Escola com Tipologia Tipologia III
Gestor: Maria Aparecida Cortes Machado
Escola: E.E Santa Maria/1º Lugar

Gestor: Cristiane Maciel Guimarães
Escola: E.E Prof º Aracy Miranda Mont'alverne/ 2ª Lugar

Gestor: Raquel Garrido Cunha
Escola: E.E Ivanildo Fortes da Silva/3º Lugar

Escola com Tipologia IV
Maria de Fátima Nunes da Silva
E.E Deuzuite Maria Carvalho Cavalcante/1º Lugar

Escola Com Tipologia V
Gestor: Elba Rosa Dias
Escola: E.E Nilton Balieiro/1º Lugar


Gestor: Joquebede de Souza Farias
Escola: E.E Rivanda de Nazaré/2º Lugar

Gestor : Nazirene Sucupira Souza
Escola: E.E Professora Esther da Silva Virgolino/3º Lugar


A Escola Estadual  Prof. Nilton Balieiro Machado participou na tipologia 5 e garantiu seu PRIMEIRO LUGAR.
É Campeã!
Elba Rosa Dias - Diretora da Escola Estadual Prof. Nilton Balieiro Machado recebendo o certificado das mãos da
Elda Gomes Araújo - Secretária de Estado da Educação   Araújo(da esq. p/ dir.).
Parabéns a todas as escolas que acreditaram no seu potencial.


A Escola Nilton Balieiro parabeniza aos alunos, funcionários, família, amigos, parceiros e comunidade em geral pela conquista do 1º lugar do Prêmio Gestão Escolar.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto "Ler é Bom, Experimente!"

Projeto de leitura destinado a alunos do ensino fundamental, a partir do 3º ano (2ª série), até o ensino médio.
Tem como objetivos incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens. Desenvolvido com excelentes resultados em escolas estaduais e municipais em todo o Brasil, o projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura desde 2000, e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, e Sweetmix Indústria e Comércio.
A unidade escolar recebe como doação de 38 a 114 exemplares de uma das obras de Laé de Souza.
Em 2014, o projeto será aplicado com a utilização dos livros "Quinho e o seu cãozinho – Férias na Fazenda" e "Nos Bastidores do Cotidiano". A escola poderá participar com até três classes e serão doados a todos os alunos exemplares destes títulos.


Mediadora do projeto profª Marcilene Azevedo 
Junto com os livros, a escola também recebe material didático (folhas pautadas para redação e questionários e um caderno de atividades para turmas do infantil) para aplicação do projeto em sala de aula.
A escola poderá solicitar lotes de um mesmo título ou diversificar de acordo com as classes que participarão do projeto, sendo que o total definido não poderá ultrapassar três lotes. Cada lote contém 38 exemplares de um mesmo livro e materiais para o desenvolvimento do projeto.
O primeiro módulo atende os alunos do 3º a 5º ano do ensino fundamental.
A partir da leitura do livro "Quinho e o seu cãozinho – Férias na Fazenda" e questões propostas em um caderno de atividades, o aluno é estimulado pelo professor a escrever uma pequena história com base no livro lido.
O segundo módulo atende os alunos a partir do 6ª ano do ensino fundamental até o ensino médio.
Após a leitura do livro "Nos Bastidores do Cotidiano" e o desenvolvimento de várias atividades sugeridas, os alunos respondem a um questionário sobre a obra e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza. Os alunos participantes, a partir do 6º ano, concorrem à inserção do seu texto na coletânea "As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 6", cuja publicação ocorrerá até meados de novembro/2014. A escola que for contemplada com um texto de um aluno nesta coletânea receberá três exemplares destinados ao aluno, ao professor e à escola.
RESULTADO
Os alunos responderam o questionário e criaram suas crônicas e , como incentivo, coordenadoras pedagógicas juntamente com a professora resolveram incentivar as crianças a continuar lendo e premiaram os melhores textos.
A professora Marcilene Azevedo que desenvolveu o projeto em sala de aula.
Professora Marcilene Azevedo e seu aluno-leitor  Vinicus  Moura . Turma:522
Professora Marcilene Azevedo e seu aluno-leitor Francisco Júnior. Turma: 522
Professora Marcilene Azevedo e sua aluna-leitora Jhuly Hemilly. Turma: 521
Coordenadora Pedagógica Jamille Cardoso estimulando o fazer pedagógico
da profª Marcilene Azevedo.
Professora Marcilene ,o aluno Vinicius Moura e sua responsável Srª Antonia
Profª Marcilene Azevedo e seus dois alunos leitores da 5ª série/6º ano.
Depoimento: “Eu achei muito bom o Projeto Ler é Bom, Experimente! A leitura ajuda a melhorar nossa aprendizagem. Das crônicas do livro Nos Bastidores do Cotidiano, de Laé de Souza, a que mais gostei foi a do Esmeraldo, o garçon é muito engraçado o texto. Espero que o projeto continue dando oportunidade para que nós, crianças, tenhamos o hábito de ler e cada vez mais ter vontade de estudar." Francisco Marques S. Junior. Aluno da 5ªs/6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-Amapá.

Reconhecimento do trabalho da professora
Professora Marcilene Azevedo recebendo o Certificado do
Projeto: "Ler é Bom, Experimente!" das mãos da 
diretora Elba Dias.





PDDE Interativo 2014

A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, vem dialogando sobre o PDDE Interativo desde o inicio do ano letivo de 2014.

O primeiro momento de diálogo aconteceu durante o Encontro Pedagógico 2014 em que todos os funcionários da escola foram convidados a participarem do encontro. Este foi um momento muito importante para refletir e aprimorar nossas ações enquanto profissionais da educação. O encontro aconteceu nos dias 06 e 07 de março de 2014, no auditório da escola. Definida a Equipe de Trabalho reuniões tornaram-se necessárias para dialogar sobre o preenchimento do sistema PDDE Interativo. 

No dia 24 de maio de 2014, a escola reuniu-se para tratar de assuntos pedagógicos e administrativos, o PDDE interativo foi assunto incluído na pauta.

A convite da SEED/AP a escola participou do treinamento sobre o PDDE Interativo 2014. 

Sobre o Encontro SEED/AP e Escolas

Aconteceu hoje (11/06) no Campus II da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), o curso de formação continuada, voltado para pedagogos e coordenadores dos programas. 
A ação foi desenvolvida pela Secretária de Estado da Educação (SEED/AP) e o assunto tratado foi sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).http://pdeinterativo.mec.gov.br/
O encontro foi importante para tirar dúvidas e auxiliar na elaboração do plano de ação das escolas sobre esta ferramenta de apoio à gestão escolar.
Programas que compõem a página do PDDE Interativo: 
  • PDE Escola
  • Atleta na Escola
  • Ensino Médio Inovador (ProEmi)
  • Mais Educação
  • Escolas do Campo
  • Escolas Sustentáveis
  • Água na Escola.

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 9 DE JUNHO DE 2014
Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, para assegurar que essas realizem atividades de educação integral e funcionem nos finais de semana, em conformidade com o Programa Mais Educação.
Para saber sobre a resolução veja no link

Escolas do Amapá Priorizadas em 2014



Sobre o PDDE
Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.
Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.
Até 2008, o programa contemplava apenas as escolas públicas de ensino fundamental. Em 2009, com a edição da Medida Provisória nº 455, de 28 de janeiro de 2009 (transformada posteriormente na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009), foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e da educação infantil.
Em 2012, o PDDE repassou R$ 2 bilhões para mais de 134 mil escolas públicas e privadas de educação especial, em benefício de 43 milhões de alunos. O orçamento previsto para 2013 é de R$ 2,38 bilhões.


PDDE Interativo 2014

O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2013.
Antes de iniciar a navegação, vamos a algumas informações importantes:
1) Não é necessário realizar uma formação específica para conhecer a metodologia e utilizar o sistema. Basta ler as orientações disponíveis em cada tela e refletir coletivamente sobre os dados, as questões propostas e as possíveis soluções.
2) O PDDE Interativo é uma ferramenta DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente.
3) As informações aqui colocadas não determinam a priorização das escolas pelos programas do MEC e não alteram as informações do censo escolar.
4) As escolas priorizadas para receber recursos dos programas integrantes do PDDE Interativo serão informadas no próprio sistema.
Em caso de dúvidas, buscar orientações junto ao comitê de análise e aprovação do PDDE Interativo na secretaria estadual ou municipal de educação (os nomes e contatos dos integrantes desse comitê são exibidos na seção "consulta pública" ou no "passo 3" da aba "Primeiros passos"); ligar para 0800 616161 ou enviar um e-mail para pddeinterativo@mec.gov.br.
Documentos disponíveis no site   




sábado, 7 de junho de 2014

FESTA JUNINA

Tá o maior arrasta pé no “Arraiá do Nilton Balieiro”.
"Simbora" moçada
segura a pisada
só na sanfonada
só na zabumbada (...)  
Trecho da música Festrilha de Alcymar Monteiro
Atrações: danças das quadrilhas da escola e desfile das misses caipiras.
Iguarias:canjica, bolo de milho, bolo de macaxeira, bolo de chocolate, vatapá, tacacá, mingau de milho, maniçoba e risoto.
Bebida: água e refrigerante
Brincadeiras: prisão, jogo de camisas, pescaria, barraca do beijo (turma 322)















Na minha quadrilha só tem gente que brilha
Só tem gente que brilha na minha quadrilha(...)


Dia: 07 de junho de 2014 (sábado)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Turma: 2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos - Aula de História

Escola Estadual professor Nilton Balieiro Machado
Turma: 2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos
Professora: Clemilda Nobre
Aula: História
Data: 05 de junho de 2014.



Videoaula








HISTÓRIA - DVD 8

BRASIL 500 ANOS: UM NOVO MUNDO NA TV

Série que relata a aventura das grandes navegações nos séculos XV e XVI, encenada por bonecos. A chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, as primeiras peripécias do processo de colonização, assim como ideias, costumes, fatos políticos e econômicos do período.

Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000

1. Dois mundos desconhecidos (13'09")

2. Caminhos da riqueza (12'29")

3. Encontro no além-mar (11'15")

4. Terra cheia de graça (10'13")

5. A cor do pau-brasil (12'18")

6. Dores de colônia (12'28")



Recurso didático: Televisor; aparelho de DVD; mídias da TV Escola/MEC

Concurso de Redação com o tema:ÁGUA PARA TODOS: O USO INTELIGENTE FAZ A DIFERENÇA.

ÁGUA PARA TODOS: O USO INTELIGENTE FAZ A DIFERENÇA
  
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) torna público o presente Edital que regulamenta o Concurso de Redação com o tema:ÁGUA PARA TODOS: O USO INTELIGENTE FAZ A DIFERENÇA, como parte integrante do “Ano Estadual da Água”, destinado às escolas da Rede Estadual de Ensino do Amapá, conforme os  termos aqui estabelecidos.
 



Confira o edital  do Concurso de Redação com o tema:ÁGUA PARA TODOS: O USO INTELIGENTE FAZ A DIFERENÇA

http://www.gestor.ap.gov.br/editor/Arquivos/Imagens/Gestor64b4fb543f1fec5c8b0280f77cf1435bImagem.pdf

Para pensar...

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