segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Resultado do ERICA


O  supervisor  Marcos Thadeu de Araújo Lôbo , retornou a Escola Estadual Prof. Nilton Balieiro Machado, Macapá –AP, para entregar os resultados dos exames antropométricos, pressóricos e bioquímico dos alunos que participaram do Estudo de Riscos Cardiovasculares em adolescentes -   ERICA.
Supervisor Marcos Thadeu na sala de aula com alunos.

Alunos que participaram do ERICA recebem  os resultados.

Ficou recomendado a todos os alunos que consultem no site do ERICA, http://www.erica.ufrj.br/  , na aba “Cheque sua Saúde”, os valores de referência dos exames laboratoriais  e que verifiquem seu estado nutricional e classificação da pressão arterial.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ensino Médio Inovador - Aula passeio ao Museu Sacaca/Florestabilidade


Metodologia – Aula Passeio
Dia: 24 de setembro de 2014.
Primeiro Momento: Um dia no espaço de aprendizagem...
Local:  Centro de Pesquisas Museológicas,  conhecido como Museu Sacaca
Turmas 221, 222 e 223
Tema explorado: Meio ambiente
Assunto: As plantas

“Sempre há o que aprender vivendo e, sobretudo, trabalhando. Mas só aprende quem se dispõe a rever suas certezas.”           Darcy Ribeiro

Entrada do Museu Sacaca


O espaço apresenta uma diversidade de árvores
Monitora do Museu Liliane Oliveira 








Explicação sobre a farmácia popular
Monitor do Museu Rui Cardoso









Atividade da aula passeio para os alunos:
- Observar e anotar os nomes das plantas encontradas no local de passeio. 
“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente.” – Mário Quintana

Atividade do dia - 26 de setembro de 2014
Dinâmica: Árvore da vida
Espaço de aprendizagem: Sala de Informática (Lied)
Tempo: 45'
Desenvolvimento: o aluno construirá a "árvore da vida" a partir das seguintes perguntas:
a) qual foi sua expectativa quando você recebeu o papel de autorização dos pais ou responsáveis para ir visitar o Museu Sacaca?
Observação: o aluno responderá esta pergunta numa folha desenhada no papel e depois colocará no mural que tem o caule fixado. Cada aluno colocará sua primeira impressão.
b) O que você achou do passeio?O que chamou mais atenção?
Observação:o aluno escreverá sua opinião num papel com formato de uma flor.
Após respondido as perguntas a turma constrói a sua árvore da vida.

Atividade das aulas seguintes:
            Problematização: “O que aconteceria com a humanidade se acabasse com as plantas?” 
     Diálogo aberto.
Metodologia – Telessala
Esta etapa metodológica possibilita aos participantes, por meio da linguagem televisiva, o acesso a informações e situações de aprendizagens relacionadas às práticas cotidianas e às produções e opiniões de especialistas sobre a temática em questão. As mídias serão do projeto Florestabilidade, os programas de TV apresentam uma abordagem contextualizada dos conceitos, que aliada à narrativa documental e a animações gráficas, dão às temáticas a consistência, a beleza e a cientificidade necessárias à construção do conhecimento.
EXIBIÇÃO DO PROGRAMA
AULA 1 - Unidade 1 – Conhecer e manejar a floresta
Programa 1 – QUANTO VALE A FLORESTA?
O primeiro programa é uma introdução ao tema da série do projeto Florestabilidade apresentada pelo ator Sérgio Marone. Você vai mergulhar no mundo da Floresta Amazônica e refletir sobre sua Importância para as comunidades locais, para o equilíbrio do clima e para as gerações do presente e do futuro. Em prol desse patrimônio, o programa mostra experiências que provam ser possível um desenvolvimento sustentável fazendo o manejo da floresta.
Programa 1:"Quanto vale a floresta?"
Leitura de Imagem a partir da aula passeio: passar em slides as fotos tiradas no momento do passeio e dialogar sobre: O que você viu? O que você ouviu? O que você sentiu?
Proposta  de pesquisa/digitação:
1.  Agora, você e um colega vão escolher uma planta que achem interessantes e criar um verbete. Pesquisem informações em livros, revistas, enciclopédias ou na internet.
2. Depois, escrevam um verbete de enciclopédia sobre essa planta.
Planejamento
Sobre que planta vocês gostariam de pesquisar? O que você sabe sobre esta planta?
Elaborem uma lista com as principais informações obtidas na pesquisa.
Finalização
1.  Façam as correções necessárias e digitem o texto.
2. Ilustre o verbete com figuras.

Socialização das Aprendizagens Construídas pelos alunos nas disciplinas:
Ø  Gêneros Textuais – Professor Willian Ferreira
                - Produção textual: Jornal Niltano .
Ø  Informática – Professora Jacy Costa
- Criação de slides (impress);  Criação de folders (writer); Criação de cartazes (draw)
Ø  Biblioteca- Professora Cleide Moraes
-  Confecção da minienciclopédia sobre as  plantas do Amapá (biblioteca)
Ø  Artes e Studio de Pintura II- Professora Raimunda Vilma
 - Desenho e criação de slides
Ø  Musicalização- Professor Almir  Tavares
 - Criação de paródias; cantar músicas de artistas locais/nacionais.
Ø  Jogos Matemáticos II – Professor Francivaldo Queiroz
- Confecção de jogos matemáticos envolvendo a temática.
Ø  Química- Professora Anne Carolina
- Confecção do livro: A planta e o cientista
A socialização é o momento em que os grupos trocam ideias e compartilham com a comunidade escolar sobre as aprendizagens construídas dentro da temática trabalhada.
A atividade será socializada em dois momentos
•    Espaço da biblioteca para visitação da comunidade escolar.
•    Na Mostra Cientifica no final do ano letivo.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Secretaria de Educação/AP - Concurso de Redação. "Água para todos: o uso faz diferença". Ensino Médio


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) prorrogou as inscrições do concurso de redação "Água para todos: o uso inteligente faz a diferença". Veja o cronograma abaixo:



As inscrições irão até 26 de setembro/2014.
Os professores orientadores dos três primeiros colocados no concurso, e suas respectivas escolas, também serão premiados com certificados de participação. Os prêmios serão assim distribuídos:

1º lugar: um tablete e um certificado de premiação;
2º lugar: um smarthphone e um certificado de premiação;
3º lugar: um HD externo com 500 GB e um certificado de premiação.

A avaliação externa das redações ocorrerá no dia 14 de outubro e a divulgação do resultado da premiação já no dia 17.


Consulte o site:

terça-feira, 16 de setembro de 2014

21 de setembro - Dia de luta da pessoa com deficiência

PROGRAMAÇÃO

Dia: 16 de setembro - Abertura da programação no auditório da UEAP.


Dias 17 e 18 (manhã e tarde) - Centro de Atividades de Altas Habilidades, Centro de Atendimento ao Surdo, Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues e Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual.



Centro de Atendimento ao Surdo

















Dia: 19 de setembro – encerramento com caminhada, partindo da Praça Barão do Rio Branco, marcada para às 15h.

Professores e alunos da E.E. Prof. Nilton Balieiro Machado



Realização:
NEES/SEED 

Para pensar...

Para pensar...