terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Eletronorte abre inscrições para o Processo Seletivo para ESTAGIÁRIOS E JOVEM APRENDIZ – 2015

Estagiários Nível Médio, Nível Superior e Médio Profissionalizante para as seguintes localidades: Brasília  –  DF, São Luís  – MA, Imperatriz – MA, Tucuruí  – PA,  Samuel – RO, Porto Velho – RO, Palmas – TO, Macapá - AP, Rio Branco – AC, Cuiabá – MT, Jauru - MT, Rondonópolis – MT, Belém – PA, Altamira – PA, Marabá – PA, Vila do Conde-PA e Boa Vista – RR.
     Inscrições pelo site: 
  www.makiyama.com.br /eletronorte2015

    Última data de inscrição: 12/11/2014

PROJETO: “ O CULTIVO ORGÂNICO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA COMUNIDADE”

Fase 1 - Inscrições para as oficinas
Pré -requisito: Pessoas interessadas
 Inscrições abertas!
Mês outubro
Oficinas: 
Como formar a COM - VIDA na Escola. Carga horária: 01 hora.
Floresta Amazônica/Florestabilidade. 01 hora.
A utilização de resíduos sólidos de forma correta( coleta seletiva). 01 hora.
Mês novembro
Oficinas
Água e solo. 01 hora.
Mesa Brasil: As vitaminas nos alimentos/Desperdícios dos alimentos.  01 hora.
Plantas medicinais.  01 hora.
Técnica de compostagem.  01 hora.

Fase 2 - Ação Educativa: as oficinas
Como formar a COM - VIDA na Escola (orientações)
Técnicos da Seed/AP
Carga horária: 01 hora.

Floresta Amazônica/Florestabilidade. 01 hora.
A utilização de resíduos sólidos de forma correta( coleta seletiva). 
Professora Jacy Costa
Carga horária: 01 hora.


Oficinas
Água e solo. 
Professora Celita Gaya
Carga horária: 01 hora.

Mesa Brasil: As vitaminas nos alimentos/Desperdícios dos alimentos.  
Nutricionista /SESC
Carga horária: 01 hora.
Palestra

Acadêmicos da Faculdade de  Macapá


Plantas medicinais.  
Comunidade
Carga horária: 01 hora.
Técnica de compostagem.  
Professor Haroldo Sousa
Carga horária: 01 hora.



Fase 3 - Construção do Viveiro/Horta orgânica






Acadêmicos da Faculdade de Macapá

Acadêmicos do 2º Termo do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Faculdade de Macapá (FAMA) estão desenvolvendo na Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá – AP a disciplina Prática II, no horário noturno. Entre as atividades, os acadêmicos tomam ciência do documento norteador da escola - Projeto Político Pedagógico, conhecem a estrutura e o funcionamento da escola e realizam entrevistas.
Acadêmicos:
Francisco Paixão
Bruno Boanergio
Ediane silva
Matheus Bezerra
Jessica Melo
Vanessa Rodrigues

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - ESC. EST. PROF. NILTON BALIEIRO MACHADO



O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.
A Formação Continuada de Professores do Ensino Médio tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
A valorização docente articula-se a um conjunto de políticas desenvolvidas pelo MEC e pelas Secretarias de Educação que explicitam alguns desafios a serem considerados no ensino médio:
· Universalização do atendimento dos 15 aos 17 anos – até 2016 (Emenda Constitucional 59/2009 e as decorrentes mudanças na LDB) e adequação idade ano escolar;
· Ampliação da jornada para Ensino Médio Integral;
· Redesenho curricular nacional;
· Garantia da formação dos professores e demais profissionais da escola;
· Carência de professores em disciplinas (Matemática, Física, Química e Inglês) e regiões específicas;
· Ampliação e estímulo ao Ensino Médio Diurno;
· Ampliação e adequação da rede física escolar;
· Ampliação da oferta de educação profissional integrada e concomitante ao ensino médio;
· Universalização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Estas ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo.


Veja aqui o pronunciamento do ministro Aloízio Mercadante sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Formação Continuada de Professores- PNEM
Esc. Estadual Professor Nilton Balieiro Machado

Orientador: Amarildo de Oliveira Cortes

Professores cursistas
Orientador Amarildo Cortes
Estudo presencial dos cadernos




Cadernos 1ª Etapa

Disponibilizamos abaixo os cadernos referentes à Formação de professores do Ensino Médio. Clique na imagem para abrir o PDF.
CADERNO1


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I - CADERNO I
ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL



CADERNO2


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I - CADERNO II
O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO



CADERNO3


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I - CADERNO III
O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL



CADERNO4


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I - CADERNO IV
ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR



CADERNO5


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I - CADERNO V
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA




CADERNO6


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I - CADERNO VI
AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO


Sites:
http://pactoensinomedio.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5
http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/materiais/cadernos

domingo, 19 de outubro de 2014

Banda Marcial

Nascimento de uma banda...
No dia 10 de agosto de 2013, no diálogo sobre o Programa Mais Educação 2013, concretizava a ideia de ter entre as oficinas que iriam fazer parte do Programa MAIS EDUCAÇÃO da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado – Macapá/AP, a BANDA.

Os instrumentos...
Através da venda do biscoito conhecido como ‘monteiro lopes’, a diretora Elba Rosa Dias,comprou 105 instrumentos para formar a banda.

                                                                     Primeiros ensaios...
O maestro...
Sob a regência do Sub Tenente Dos Santos a Banda da Escola Nilton Balieiro formada pelos estudantes da escola realizou ensaios frequentemente na quadra da escola e nas proximidades do muro da escola.  Durante este engatinhar já participou de diversas apresentações em eventos esportivos, culturais, pedagógicos e cívicos dentro e fora da escola sendo então conhecida na comunidade do bairro Marabaixo e entorno.
Em outubro de 2013 realizou a abertura oficial do Festival de Bandas Marciais da 50ª Expofeira do Estado do Amapá.

A evolução...
Em março de 2014, a Banda de fanfarra da escola mostrou a evolução dos alunos e a competência de seu regente, durante aula inaugural do ano letivo. Um momento inesquecível foi durante o evento em que se oficializou a doação das centrais de ar. Este momento Brasil conheceu a Banda da Escola Nilton Balieiro e como foram adquiridos os instrumentos. Consolidada a sua existência.
Dando seus primeiros passos firmes, a Banda participou do Projeto - Fim de Semana na Escola - Projeto SEED, na Escola Estadual Josefa Jucileide, momento sublime em que a escola parou e escutou a banda como se estivessem em transe e ao final foi bastante aplaudida.
Participou de desfile cívico em outros municípios. Brilhante foi sua participação no desfile cívico de 2014 promovido pela a Secretaria de Estado da Educação (Seed), mostrando veio para fazer parte de momentos gloriosos e mostrou isto com muita desenvoltura e disciplina.

Parabéns...

Após completar um ano de sua existência a banda vem mostrando que conquistou seu objetivo, de desenvolver nos estudantes que fazem parte da banda a autoestima, integração sócio-cultural, trabalho em equipe e civismo pela valorização, reconhecimento e recriação das culturas populares. Tudo isto se mostrou claramente no dia 18 de outubro quando a escola, na figura de sua gestora Elba Rosa Dias e a vice-diretora Débora Chaves, planejaram uma festa em comemoração a banda marcial e os estudantes estavam tão soltos e felizes participando das brincadeiras, cantando, dançando e sendo felizes. O mestre de cerimônia deste momento foi o regente da banda Sub Tenente Dos Santos.

sábado, 18 de outubro de 2014

Reunião Pedagógica e Administrativa

Dia: 17 de outubro
Horário: 8 horas
Local: Auditório da Escola
  • Apresentação da professora Clemilda Nobre, nova Secretária da Escolar;
  • Esclarecimento sobre medidas a serem adotadas em caso de falta do professor nas reuniões da escola.
  • Explanação sobre o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e quais Programas que a escola aderiu desde 2008 até 2014.
  • Escolha da comemoraçãodo Dia do Funcionário Público da escola.  
  • Explanação, discussão e algumas decisões sobre a Mostra Científica, Pedagógica e Cultural.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

INSCRIÇÕES PARA EXAME DE MASSA 2015 – SEED/AP - PRORROGADA ATÉ DIA 05 DE NOVEMBRO/14

Exames da Educação de Jovens e Adultos em nível de Ensino Fundamental e Médio, no Município de Macapá.

INSCRIÇÕES
a) Período de Inscrições
§  As inscrições serão realizadas, de forma onlinea partir das 08h do dia 15 de outubro até às 23h59min do dia 1º de novembro de 2014.no sítio  


                                               www.processoseletivo.ap.gov.br



b) Documentos necessários
§  Documento de identificação oficial com fotografia (Carteira de identidade; Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira de Trabalho)
§  Cartão de Acesso aos locais do Exame.
c) Condições de inscrições - Poderão se inscrever todos os candidatos que atendam aos dispositivos legais, em obediência aos seguintes critérios:
§  Ter idade mínima de 15 (quinze) anos completos, para o Ensino Fundamental, e 18 (dezoito) anos completos, para o Ensino Médio, ou a completar as respectivas idades no período destinado às inscrições. O casamento e/ou  emancipação não isenta o candidato da idade mínima  estabelecida na Legislação vigente.
§  No ato da inscrição, deverá o candidato imprimir o extrato de sua inscrição, a fim de confirmar seus dados pessoais e disciplinas escolhidas para prestar o Exame;
§  Todos os inscritos no processo organizado pelo Edital nº 002/2014-CEESP/SEED, deverão, no período de 02 a 15 de dezembro de 2014, acessar o sítio www.processoseletivo.ap.gov.br  para a impressão do Cartão de Acesso aos locais do Exame. A não apresentação do Cartão de Acesso aos locais do Exame, NO PRAZO DETERMINADO, tornará a inscrição sem efeito.
Os candidatos deverão optar pelo nível de ensino, isto é, FUNDAMENTAL ou MÉDIO. Dentro do nível escolhido, poderá inscrever-se em quantas disciplinas tiver interesse.
Os candidatos com necessidades especiais e/ou que precisem de atendimento específico deverão informar na ficha de inscrição.

REALIZAÇÃO DO EXAME
a) Divulgação do Conteúdo Programático
§  O conteúdo programático para as provas serão divulgados a partir do dia 1º de outubro de 2014, nos sítios da Secretaria de Estado da Educação,   www.seed.ap.gov.br , e da Secretaria Municipal de Educação,  educacaomacapa.com.br
b) Realização das provas
§  As provas serão realizadas em escolas da Rede Pública Estadual de Educação do Município de Macapá, que serão indicadas no Cartão de Acesso aos locais do Exame;
§  Calendário de provas


c) Organização das provas
À prova de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, e Língua Portuguesa/Literatura, do Ensino Médio, serão atribuídos 10 (dez) pontos, distribuídos em duas partes: a primeira composta por 24 (vinte e quatro) questões objetivas – contendo cada uma quatro assertivas, com uma única resposta correta, cada questão com valor de 0,25 (vinte e cinco décimos) – totalizando 6,0 (seis) pontos. A segunda parte é subjetiva (redação), com valor de 4,0 (quatro) pontos, distribuídos nos seguintes itens avaliativos: ortografia, pontuação, criatividade, estilo e senso crítico.
§  As provas das demais disciplinas valerão 10,0 (dez) pontos, sendo compostas por 25 (vinte e cinco) questões objetivas, contendo quatro assertivas, com apenas uma correta, no valor de 0,4 (quatro décimos).
§  Aos candidatos portadores de necessidades especiais – que informaram na ficha de inscrição acerca da necessidade de atendimento especial – as provas serão adaptadas por técnicos do Núcleo de Educação Especial (NEES/SEED).
§  Os portões das escolas, onde serão realizadas as provas normatizadas por este Edital, serão fechados nos horários previstos no item ‘b’, inciso III. Portanto, recomenda-se que os candidatos estejam no local das provas pelo menos 30 minutos antes do horário previsto para o início dos  exames.
§  Os candidatos não poderão levar o caderno de questões;
§  Não será permitida a revisão de provas e/ou cartões respostas.

AVALIAÇÃO
§  Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos em cada disciplina.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
§  As relações com os resultados dos Exames serão divulgadas no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data de realização da última prova, através de cópias das atas com a aprovação do Conselho Estadual de Educação (CEE/AP), afixados na Coordenadoria de Educação Específica (CEESP/SEED), bem como, nos sítios  www.processoseletivo.ap.gov.br , da Secretaria de Estado
da Educação,  www.seed.ap.gov.br   e da Secretaria Municipal de Educação, educacaomacapa.com.br .

DA EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS
§  Os examinandos aprovados em todas as disciplinas terão direito ao Certificado de Conclusão de Grau de Ensino expedido pela Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), mediante solicitação do próprio candidato, em observância ao tempo necessário para tal confecção.
§  Ao examinando que não conseguir aprovação em todas as  disciplinas, será fornecido Atestado Parcial, desde que haja a solicitação do candidato, em observância ao tempo necessário para tal confecção.( Edital: Macapá-AP, 26 de setembro de 2014.)
.
VEJA O EDITAL:

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dia do Professor: 15 de outubro


Dia do Professor
Pense em quantos alunos você já ensinou...
Em quantos olhares atentos...
Os desatentos, você logo chama atenção para si...
Pense nos carinhos e abraços que muitos buscam...
E nas palavras de encorajamento que 
esperam ouvir de você...

Afinal,
Você é Professor (a)
E muitos se espelham em você...
Muitos esperam de você...
ENSINAMENTOS!



Feliz Dia do Professor!

CHAMADA ESCOLAR 2015 - SEED/AP

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), divulga o calendário da Chamada Escolar/2015. O período de inscrição inicia em 20 de outubro e se encerra no dia 21 de novembro. Pais, alunos e responsáveis devem ficar atentos às datas para não perderem o prazo.

É importante ressaltar que a escola onde for feita a inscrição não corresponderá necessariamente àquela em que o aluno será matriculado. No caso de inscrição em mais de uma escola, haverá o cancelamento de um dos registros. A inscrição na Chamada Escolar não é garantia de vaga.


Quem deve ser inscrito?
Devem ser inscritos todas as crianças, jovens e adultos que estão fora da rede escolar em todo o Estado, ou ainda aqueles que estão em processo de mudanças de níveis de ensino: da educação infantil para o fundamental, do 5º ano para o 6º ano, do 9º ano para o 1º ano, do ensino médio da 2ª etapa para a 3ª etapa da EJA, da 4ª etapa da EJA para a 1ª etapa da EJA médio, bem como por mudanças de bairros ou de municípios. Site: http://www.seed.ap.gov.br

INFORMAÇÕES ACERCA DA CHAMADA ESCOLAR 2015
O Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação, torna público à Sociedade Amapaense que estão abertas as inscrições para a CHAMADA ESCOLAR/2015 e solicita a efetiva parceria/participação das FAMÍLIAS, PREFEITURAS/SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, VARA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE, CONSELHOS TUTELARES, MINISTÉRIO PÚBLICO, PAIS OU RESPONSÁVEIS E COMUNIDADE EM GERAL, A CHAMADA ESCOLAR É UM INSTRUMENTO DE RECENSEAMENTO PÚBLICO E DEVER DOS SISTEMAS ADMINISTRATIVOS DO ENSINO PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – LEI Nº 8.069/90, NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LEI Nº 9.394/96, BEM COMO NA LEI FEDERAL Nº 11.274/2006. TODAS RATIFICAM QUE COMPETE “ao Poder Público recensear os educandos no ensino  fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola”

QUEM DEVE SER INSCRITO NA CHAMADA ESCOLAR?
TODAS AS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS QUE ESTÃO NO ANO DE 2014 FORA DA REDE DE ENSINO EM TODO O ESTADO DO AMAPÁ, OU AINDA, ÀQUELES QUE ESTÃO EM PROCESSO DE MUDANÇAS DE NÍVEIS DE ENSINO BEM COMO, POR MUDANÇAS DE BAIRROS OU DE MUNICIPIOS.

SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS, A CHAMADA ESCOLAR É COISA SÉRIA!

O CÓDIGO PENAL imputa aos pais ou responsáveis o crime por Abandono Intelectual, se o mesmo “Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar” (art. 246). INSCREVER O SEU FILHO É SEU DEVER, pois É ATRAVÉS da CHAMADA ESCOLAR que as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO terão o DIAGNÓSTICO REAL DA DEMANDA ESCOLARIZÁVEL para 2015 e deste modo poderá TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENCIAS para GARANTIR ao seu filho O DIREITO à ESCOLA.

A SECRETARIA SÓ SABERÁ ONDE DEVERÁ AMPLIAR SALAS DE AULAS, CONSTRUIR PRÉDIOS ESCOLARES, AUMENTAR O NÚMERO DE SERVIDORES... SE A DEMANDA SE MANIFESTAR E A CHAMADA ESCOLAR É O INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO DE LEVANTAMENTO DE DADOS REAIS QUE PODERÁ PREVENIR UM PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL QUE DE FATO GARANTA O DIREITO À ESCOLA.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 20 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO DE 2014


DIRIJA-SE À ESCOLA PÓLO DE INSCRIÇÃO MAIS PRÓXIMA DE SUA RESIDÊNCIA.

NAE'S ESCOLAS PÓLO DE INSCRIÇÃO - MACAPÁ
NAE 01
E.E. Prof. Gabriel de Almeida Café
Colégio Amapaense
NAE 02
E.E. Maria Ivone de Menezes
E.E. Deuzuite Cavalcante
NAE 03
E.E. Azevedo Costa
E.E. Deusolina Farias
NAE 04
E.E. Esther da Silva Virgolino
E.E. Maria Neuza do Carmo
E.E. Prof. Antonio Ferreira Lima Neto
NAE 05
E.E. Maria do Carmo Viana dos Anjos
E.E. Raimunda dos Passos
NAE 06 E.E. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço
NAE 07
E.E. José do Patrocínio
E.E. Jacinta Carvalho
NAE 08
E.E. Raimunda Virgolino
E.E. Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos
NAE 09
E.E. Antonio Castro Monteiro
EE. Nancy Nina
NAE 10
E.E. Alexandre Vaz Tavares
E.E. Castelo Branco
NAE 11
E.E. Tiradentes
E.E. Prof. Lucimar Amoras Del Castillo
NAE 12
E.E. Nilton Balieiro Machado
E.E. Profa. Predicanda Amorim Lopes
NAE 13
E.E. Reinaldo Maurício Golbert Damasceno
E.E.Irineu da Gama Paes
NAE 14
E.E. Cecília Pinto
E.E. Sebastiana Lenir
NAE'S ESCOLAS PÓLO DE INSCRIÇÃO - SANTANA
NAE 16
E.E. Joanira Del Castillo
E.E. Francisco Walcy Lima
NAE 17
E.E. Denise de Melo Vasconcelos
E.E. José Ribamar Pastana
NAE 18
E.E. Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior
E.E. Izanete Victor dos Santos
NAE 19
E.E. José Barroso Tostes
E.E. Afonso Arinos de Melo

Informações retiradas do site:


O que é PDDE Interativo 2014 e quais seus programas?

O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2013.
Antes de iniciar a navegação, vamos a algumas informações importantes:
1) Não é necessário realizar uma formação específica para conhecer a metodologia e utilizar o sistema. Basta ler as orientações disponíveis em cada tela e refletir coletivamente sobre os dados, as questões propostas e as possíveis soluções.
2) O PDDE Interativo é uma ferramenta DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente.
3) As informações aqui colocadas não determinam a priorização das escolas pelos programas do MEC e não alteram as informações do censo escolar.
4) As escolas priorizadas para receber recursos dos programas integrantes do PDDE Interativo serão informadas no próprio sistema.
Em caso de dúvidas, buscar orientações junto ao comitê de análise e aprovação do PDDE Interativo na secretaria estadual ou municipal de educação (os nomes e contatos dos integrantes desse comitê são exibidos na seção "consulta pública" ou no "passo 3" da aba "Primeiros passos"); ligar para 0800 616161 ou enviar um e-mail para pddeinterativo@mec.gov.br

Página na internet          http://pddeinterativo.mec.gov.br/

ATENÇÃO: O prazo para envio dos planos das escolas priorizadas no PDE Escola foi prorrogado para 31 de Outubro de 2014.

PROGRAMAS QUE FAZEM PARTE DO PDDE INTERATIVO

 Atleta na Escola

o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paralímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
o Programa de Formação Esportiva Escolar é composto de duas ações:
1) Jogos Escolares: competições que em 2014 identificarão talentos na modalidade de atletismo, judô e voleibol (esportes olímpicos) e 10 modalidades paralímpicas na fase estadual.
2) Núcleo de Esporte Escolar (NEE): acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares. (responsabilidade do Ministério do Esporte).
A adesão ao programa poderá ser feita pelas escolas no PDE Interativo, depois que suas respectivas redes aderirem ao programa no PAR. 
ATENÇÃO: Dia 31 de Outubro de 2014, prazo final para as escolas inserirem os dados, resultados e fotografias dos eventos da Etapa Escolar.
Mais Educação
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7083/2010, com a finalidade de contribuir para a melhoria da aprendizagem, por meio da ampliação do tempo diário de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública. Trata-se da estratégia indutora para se constituir a jornada escolar com a duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total que um mesmo aluno da educação básica permanece na escola ou em atividades escolares. É operacionalizado por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e atende, prioritariamente, escolas com percentual igual ou superior a 50% de estudantes participantes do Programa Bolsa Família, conforme ações de acesso aos serviços públicos do Programa Brasil Sem Miséria.
ATENÇÃO: A adesão ao Programa Mais Educação foi até o dia 31 de Agosto de 2014.

Formação Continuada 

A Política Nacional de Formação prevê que a demanda de cursos de formação continuada para o ano seguinte será captada junto às escolas, pelo PDDE Interativo, tendo como referência o Catálogo de Cursos organizado pelo MEC no ano anterior. Neste sentido, de 05 a 28 de maio de 2014, as escolas puderam informar a sua demanda de cursos de formação continuada para 2015 neste sistema.
Agora, está disponível no PDDE Interativo uma funcionalidade para que as Secretarias de Educação consolidem a demanda da sua rede. Esta atividade só poderá ser realizadas pelos usuários que possuem os perfis “Dirigente”, “Comitê” e “Coordenador”. Para informar a demanda da rede, acesse o PDDE Interativo com seu CPF e senha, clique em Principal >> Formação Continuada – Demanda 2015. Observe as vagas solicitadas pelo conjunto de escolas e preencha os campos indicando o número de vagas desejadas pela rede. Não é obrigatório solicitar vagas para todos os cursos. Para conhecer mais informações sobre o curso, clique no ícone da impressora na coluna “Ações”. Para identificar as escolas que solicitaram as vagas, clique no ícone da lupa na coluna “Visualização”.
 ProEMI
ATENÇÃO: Esclarecemos que, embora conste na plataforma PDDE Interativo a situação atual do PRC “em análise MEC”, as escolas que receberam recursos do FNDE devem iniciar a execução das ações propostas no PRC. Informamos que os pareceres serão disponibilizados na plataforma PDDE Interativo após a análise dos avaliadores.
Para promover o redesenho dos currículos do Ensino Médio, o Ministério da Educação instituiu pela Portaria nº. 971, de 09/10/2009, o Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI que atualmente, compõe uma das ações do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
A criação do programa provoca o debate sobre o Ensino Médio junto aos Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital e fomenta o redesenho curricular orientado pelas novas Diretrizes Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB 02/2012), e com as diretrizes para a educação das populações do campo, quilombolas e indígenas, considerando ainda as bases legais constituídas pelos respectivos Sistemas de Ensino, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e que atenda às demandas da sociedade contemporânea.
Para a implementação do Programa, o Ministério destina recursos por meio do PDDE, apoio técnico e disponibiliza Documento Base que visa orientar os sistemas de ensino e as escolas na formulação Projeto de Redesenho Curricular Orientador (PRC).
A inserção do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) poderá ser feita pelas escolas estaduais de ensino médio no portal do PDDE Interativo, depois que suas respectivas redes aderirem e indicarem, no sistema SIMEC/ PAR, as escolas participantes do programa ProEMI.
Escolas Sustentáveis
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escolas Sustentáveis prevê a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas da educação básica a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares, considerando a gestão, o currículo e o espaço físico. Em 2014 o repasse dos recursos fundamenta-se na Resolução FNDE nº 18, de 03 de setembro de 2014, disponível no site do FNDE.
O prazo para adesão das escolas é até 15 de novembro de 2014. Para consultar as escolas que podem acessar os recursos do PDDE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS, com base no critério estabelecido no Art. 2º da Resolução nº 18/2014.
Água e Esgotamento Sanitário
ATENÇÃO: A ação denominada PDDE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO – Programa Dinheiro Direto na Escola para auxílio a escolas do campo, tem por objetivo promover a melhoria da qualidade do ensino nestas escolas, por meio do repasse de recursos para garantir o abastecimento de água em condições apropriadas para o consumo e o esgotamento sanitário.
Informamos que está aberto a adesão ao Programa PDDE ÁGUA NA ESCOLA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO no período de 06 de outubro de 2014 a 14 de novembro de 2014.
Escolas do Campo
ATENÇÃO: A ação denominada PDDE ESCOLA DO CAMPO – Programa Dinheiro Direto na Escola para auxílio às escolas do campo, tem por objetivo promover a melhoria da qualidade do ensino nestas escolas, por meio do repasse de recursos para garantir a manutenção, conservação, reparos e ou pequenas ampliações em suas instalações, bem como a aquisição de mobiliário escolar, refeitórios escolares e utensílios de cozinha e outras ações de apoio com vistas à realização de atividades educativas e pedagógicas coletivas requeridas pelas escolas de educação básica.
Informamos que está aberta a adesão ao Programa PDDE ESCOLA DO CAMPO no período de 06 de outubro de 2014 a 14 de novembro de 2014.
Página na internet          http://pddeinterativo.mec.gov.br/

Para pensar...

Para pensar...