sábado, 28 de março de 2015

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA NILTON BALIEIRO - 2015

Dia 28/03/2015
A convite da Direção da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, pais e responsáveis dos alunos matriculados neste educandário participaram da primeira Reunião de Pais e Mestres que aconteceu no refeitório da escola, às 14h00min.
Assuntos tratados:
  • Apresentação da gestora: a nova gestora da Escola Nilton Balieiro a profª Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves  falou do desafio de gerir a escola, mas que esta não era a primeira vez, visto que no período de 2007 à 2011 esteve a frente da direção escolar.
Diretora Rita Gonçalves
  • Apresentação do Secretário Escolar: assume a secretaria da escola o professor Muriel Gomes. O secretário declarou aos pais que a a secretaria é a parte fundamental da escola porque todos os documentos que os pais precisam estão na secretaria.
  • Uniforme: o uniforme é a identificação do aluno. Prazo para o aluno providenciar seu uniforme dia 09/04/2015.
  • Transporte Escolar: a diretora Rita Gonçalves esclareceu que o transporte escolar é garantido aos estudantes que moram na área não-urbana. Os pais que precisam do transporte devem procurar a direção para contactar com o motorista e verificar a rota percorrida.
  • Plantão Pedagógico: será realizado quatro plantões pedagógicos ao longo do ano letivo de 2015. O plantão acontecerá no final de cada bimestre e é um momento importante para o acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s).
  • Projeto Nilton em Ação: com data ainda não definida, mas que o Projeto Nilton em Ação é uma atividade de cunho social que a escola realiza anualmente para homenagear o patrono na data de aniversário da escola (20/04). É a ocasião em que se busca parcerias com intuito de ofertar serviços a comunidade do bairro marabaixo e entorno.
  • Livros Didáticos: o professor Uchôa esclareceu que através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) professores da escola fazem a escolha dos livros a serem utilizados por três anos consecutivos. Os livros do Ensino Fundamental do 6º, 7º, 8º e 9º ano tem vigência de 2014 - 2015 - 2016. Os livros do 5º ano já estão sendo entregues e os demais anos do ensino fundamental, para garantir o acesso do livro a todos, exemplares ficarão disponíveis na biblioteca . O professor Uchôa, ainda, enviará um oficio ao órgão competente para verificar escolas que fizeram a mesma escolha do livro e assim realizar a permuta. Chegaram novos livros do Ensino Médio que serão utilizados no triênio que corresponderá os anos de 2015-2016-2017. O quantitativo dos livros do 1º ano do Ensino Médio enviado pelo MEC não atende a clientela de alunos matriculados e para garantir o acesso a mesma medida tomada no ensino fundamental valerá para o ensino médio. Para os alunos da educação de Jovens e Adultos os livros serão entregues durante a semana vindoura.
Prof. Uchôa falando sobre a entrega dos livros didáticos.
  • Salas Ambientes:será reativada a sala de leitura para melhorar o desempenho dos alunos quanto ao processo da leitura e escrita e a  TV Escola que é um programa do MEC em que  o professor poderá utilizar dos recursos (mídias) em suas aulas.
  • Apresentação da Diretora Adjunta: a pedagoga Tereza Virginia Américo da Cruz assume a vice direção da escola e espera melhorar os resultados do processo ensino e aprendizagem.  
  • Apresentação da Coordenação Pedagógica: compõe a equipe da coordenação pedagógica os professores Amarildo de Oliveira Cortes, Charlie Ritter de Lima Cardoso, Daiane Ferreira Sanches, Albilene Silva de Souza e Jamille Lobo Cardoso. Na fala dos coordenadores destacaram a importância do apoio e presença dos pais na escola; os horários de entrada e saída das aulas; atualização de contato junto a secretaria da escola; das aulas de educação física; dependência e evasão escolar.
Equipe gestora
"A escola não caminha só. É preciso que você caminhe conosco"
Palavra da diretora aos país ou responsáveis dos alunos.

Leitura do texto para encerrar a reunião.

Reunião Pedagógica

Dia: 28 de março de 2015.
Presentes na reunião:
Diretora, Secretário Escolar, Coordenadores Pedagógicos e Professores
A reunião aconteceu no auditório da escola para dialogar e decidir especificidades relacionadas as atividades escolares durante o ano letivo de 2015.

Assuntos tratados:
  • A Sistemática de Avaliação e a Matriz Curricular da Ensino Fundamental de nove anos: foi apresentada pelos coordenadores pedagógicos a sistemática de avaliação o ensino de 9 anos. 
    Ao longo do ano letivo o aluno terá que obter 100 pontos, assim distribuídos:

    1º bimestre: 25 pontos
    2º bimestre: 25 pontos
    3º bimestre: 25 pontos
    4º bimestre: 25 pontos.
No final de cada bimestre as notas com décimos devem obedecer ao seguinte critério:
- Décimos inferiores a 0,5 (cinco décimos) devem ser considerados e nunca excluídos;
E no final de cada ano letivo:
- Décimos iguais ou superiores a 0,5 (cinco décimos) devem ser arredondados para os algarismos subseqüentes, somente na somatória final.
Ao término de cada ano letivo, o aluno será promovido à série seguinte sempre que obtiver a média anual igual ou superior a 50,00(cinquenta) pontos 50% (cinquenta por cento) em cada disciplina.
Será ofertada a recuperação paralela e a final. 

Serão considerados retidos:
Os alunos que não apresentarem assiduidade compatível à, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas dadas e total de dias letivos; previstos pela legislação educacional em vigor, independentemente do rendimento escolar.

  • Apresentação do Calendário Escolar 2015: foi observado no calendário os dias letivos, início e término dos projetos, sábados letivos e projetos e atividades a serem desenvolvidos pela escola.
  • Definição das datas dos projeto: devido a necessidades de apresentar os projetos que a escola realiza anualmente para fazer a escolha dos professores responsáveis por cada atividades, garantindo a qualidade nos projetos/programações/atividades realizadas, optou-se por estudar detalhadamente esta pauta para a próxima reunião pedagógica.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Entrega dos Livros Didáticos

Iniciou a entrega dos livros didáticos para serem utilizados pelos alunos neste ano letivo de 2015. Os livros serão entregues aos pais ou responsáveis na biblioteca da escola nos três turnos.
Acompanhe as datas de entrega:
Dias 24 e 25 de março - 5º ano Ensino Fundamental.



Dias 07 e 08 de abril - 1º, 2º e 3º ano Ensino Fundamental.

Dias 09 e 19 de abril - 3ª e 4ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Observação:
1.Os livros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental estarão disponíveis na biblioteca da escola para empréstimo, pesquisa e consulta do aluno, além de atender as solicitações dos professores para o uso em sala de aula.
2.Os livros do Ensino Médio serão entregues de acordo com o quantitativo disponível na Escola e que, também, estarão disponíveis na biblioteca da escola para empréstimo, pesquisa e consulta do aluno, além de atender as solicitações dos professores para o uso em sala de aula.



sábado, 21 de março de 2015

Apresentação da nova gestora da escola

Aconteceu hoje (21), a reunião administrativo-pedagógica com funcionários da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado-Macapá/AP. Destaque para o ponto principal da pauta da reunião - a apresentação da nova gestora da escola.
O início da reunião foi às 08h30min contando com a presença das duas gestoras. A profª Elba Rosa Dias que deu boas vindas a nova gestora desejando excelente trabalho e fez um breve relato da situação financeira da escola . Assume a direção da Escola Nilton Balieiro no lugar da profª Elba R. Dias, a profª Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves que falou sobre o trabalho desenvolvido pela gestão anterior e seu reconhecimento local e nacionalmente através da venda dos biscoitos monteiro lopes. Em suas palavras, ainda, enfatizou a importância da gestão democrática para se ter um resultado esperado na melhoria da educação escolar. Lembrou ainda que já esteve na direção da escola durante quatro anos (2007 à 2011) e das conquistas que obteve com apoio de todos os envolvidos para organização de diversos setores da escola e dos projetos pedagógicos realizados.
Diretora Rita Gonçalves (esq.) e diretora Elba Rosa (dir.)

Na continuidade da pauta, apresentou sua equipe gestora para o desenvolvimento do ano letivo de 2015. Tereza Virginia Américo da Cruz, diretora adjunta, Daiane Ferreira Sanches , coordenadora pedagógica, além da equipe que já atua na escola, professores Amarildo de Oliveira Cortes, Charlie Ritter de Lima Cardoso, Albilene Silva de Souza e Jamille Lobo Cardoso ( coordenação pedagógica). Em seguida a profª Rita Gonçalves convidou todos para um café da manhã. 
Apresentação da equipe gestora
Na sequência foi definida que haverá uma reunião no dia 28 de março/15, no horário da tarde, primeiro com os professores e em seguida outra reunião com de pais/responsáveis dos alunos. Cumprida a pauta encerrou-se a reunião às 11h30min.


Desejamos a atual gestora da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado
Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves



segunda-feira, 9 de março de 2015

Início das aulas 2015



Começou hoje (09 de março) as aulas na Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP.
Destaque para a presença dos pais que acompanharam seu(s) filho(s) no primeiro dia de aula, principalmente dos alunos novos na escola.
Em nome de todos os funcionários da escola, a diretora Elba Rosa Dias dá boas vindas a todos os estudantes e deseja que uma ótima jornada escolar neste ano de 2015.


Para pensar...

Para pensar...