terça-feira, 28 de abril de 2015

Continuidade da Formação de professores do ensino médio



          Começou a segunda etapa do curso. As temáticas que compõem os Cadernos de Formação do Pacto são: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio e Áreas de Conhecimento do Ensino Médio, em consonância com as proposições das DCNEM, considerando o diálogo com o que vem sendo praticado em nossas escolas, a diversidade de práticas e a garantia da educação para todos. Os assuntos serão debatidos e avaliados conforme os estudos realizados de maneira individual e/ou coletivamente.



Estudos do Caderno 1 - Organização Do Trabalho Pedagógico No Ensino Médio

Dias: 28, 29 de abril e 02 de maio/2015

Orientadora de Aprendizagem - Jamille Cardoso
Atualização da página do Simec.
Estudos do caderno 1 - atividade realizada coletivamente.




Momento de reflexão sobre os principais problemas da escola, seus impactos
e possíveis ações para resolvê-los (pág.32)


Estudos do Caderno 2 - Ciências Humanas
Dias: 06, 08, 09 e 11 de maio/2015.

 

Atividade:
REFLEXÃO E AÇÃO
Caro professor, cara professora,
Como sugestão para o desenvolvimento de um bom trabalho e com foco no processo de humanização, sugerimos a realização de um exercício simples com os jovens. Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos. Acreditamos que com este exercício simples você poderá se surpreender com a beleza de muitos sonhos, com o valor que estes jovens dão a família e a escola. Esses dados podem ser expostos, sem identificação dos autores, mas como forma de valorizar o jeito de cada um. Lembre-se que conhecer os sujeitos da aprendizagem é fundamental. Poderá fazer toda a diferença na condução das nossas aulas. Nos tornará profissionais mais próximos do que o jovem estudante também espera de um professor. Depois de realizar essa ação, registre as conclusões por escrito e socialize no seu grupo de estudo.


Dias de Estudos: 
Maio: 19,21 e 23.
Junho: 08,10,11,13,15,17 e 19.





 2ª ETAPA
CADERNO 1 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO

CADERNO 2 - CIÊNCIAS HUMANAS

CADERNO 3 - CIÊNCIAS DA NATUREZA

CADERNO 4 - LINGUAGENS

CADERNO 5 - MATEMÁTICA

domingo, 26 de abril de 2015

PROJETO: HERÓIS DA LEITURA 2015

O projeto destina-se a atender os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, a exercerem suas habilidades comunicativas e cognitivas através de instrumentos motivadores como: jornais, panfletos, paródias, revistas em quadrinhos, poesias entre outros instrumentos textuais que incentivem suas opiniões diante da realidade em que os rodeiam. Estes instrumentos podem ser usados em quaisquer disciplina, adequando-se sempre ao tema trabalhado.
A proposta inicial é incentivar os participantes a superarem as dificuldades na leitura e na produção de texto, sem ter que sair do seu ambiente social para a superação dessas dificuldades. Será desenvolvido com meios que irão contribuir para a criatividade do próprio aluno,ou seja, instrumentos que vão incentivar o aluno para a prática discente intervindo nos problemas de sua comunidade através de suas pesquisas,produções textuais,exposição de temas do cotidiano entre outros instrumentos textuais que poderão ser relacionados com a interdisciplinaridade, podendo ser trabalhado vários temas transversais e propostos pela grade curricular.

Atividade realizadas nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa.
Professora: Adriany Pinheiro











domingo, 12 de abril de 2015

REABERTURA DA SALA DE LEITURA: UM ESPAÇO QUE NÃO PODE SER NEGADO AOS NOSSOS ALUNOS

        
       Fundada em 2009 com recursos federais oriundos do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, a sala de leitura funcionou até o ano letivo de 2013 trazendo grandes contribuições para incentivar o gosto pela leitura bem como ajudou a melhorar o Índice de Desenvolvimento d Educação Básica -IDEB nos anos seguintes à sua fundação. O projeto era desenvolvidos por professoras que comprometidas com a qualidade da educação sempre buscavam metodologias inovadoras e recursos capazes de fomentar o interesse e o gosto pela leitura, contudo no ano letivo de 2014 o espaço da sala de leitura foi arbitrariamente desativado sob o pretexto de ser transformado em depósito para instrumentos da banda da escola, apesar dos questionamentos sobre a importância do espaço e a possibilidade de viabilizar outro espaço para o referido depósito, a desativação foi efetivada. 
      Após 1 ano sem contar com este indispensável instrumento para o desenvolvimento da habilidade básica da leitura, ficou evidente a queda no interesse dos alunos por livros bem como graves problemas nas séries iniciais principalmente com muitos alunos com dificuldades na leitura e escrita, por isso a nova equipe gestora da Escola priorizou a reabertura do espaço como forma de oferecer melhores condições aos alunos que precisam ainda melhora na leitura assim como um espaço onde o prazer pela leitura possa ser resgatado. 
     Uma decisão muito importante que a gestora Rita Gonçalves já havia tomado quando na sua primeira gestão de 2007 a 2010 viabilizou a criação da sala de leitura e agora chega para sua segunda gestão com o mesmo propósito, o de contribuir com a melhoria da qualidade da educação oferecendo aos alunos e alunas diversos instrumentos que possam auxiliar no processo ensino aprendizagem. Esta nova etapa exige maior compromisso de todos com qualidade da educação.

ASSIM NÃO DÁ!

ALGUMAS DE NOSSAS SALAS DE AULA ESTAVAM COM A ILUMINAÇÃO BEM COMPROMETIDA, SITUAÇÃO MAIS COMPLICADA AINDA DURANTE AS AULAS NO TERCEIRO TURNO. COM DIFICULDADE, JÁ QUE A ESCADA QUE A ESCOLA POSSUÍA NÃO FOI MAIS ENCONTRADA, PROVIDENCIAMOS A RETIRADA DAS LÂMPADAS QUEIMADAS E A SUBSTITUIÇÃO DAS MESMAS POR LÂMPADAS MAIS POTENTES DE 45 A 50 WHATS, CONTANDO ATÉ COM A AJUDA DE NOSSOS ALUNOS PARA ISTO.
PARA NOSSA SURPRESA, ALGUMAS DESSAS NOVAS LÂMPADAS ESTÃO SENDO RETIRADAS CRIMINOSAMENTE. SE VOCÊ SOUBER DE ALGUMA INFORMAÇÃO A ESSE RESPEITO, COMUNIQUE À DIREÇÃO OU À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA, PARA QUE TOMEMOS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.

 ALUNOS DO 3º TURNO, AUXILIANDO NA TROCA DAS LÂMPADAS

AULA NO ESCURO NÃO DÁ!

ELEIÇÃO DOS PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA DO CONHECIMENTO

NA REUNIÃO PEDAGÓGICA DO DIA 11 DE ABRIL DO ANO CORRENTE, FORAM ELEITOS OS PROFESSORES QUE COORDENARÃO EQUIPES DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS AFINS. COMPROMETIMENTO, ARTICULAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, INICIATIVA, SÃO ALGUNS REQUISITOS DO PERFIL DO PROFESSOR COORDENADOR DE ÁREA. PARABÉNS AOS ELEITOS!



CONFIRAM!
ÁREA DO CONHECIMENTO
PROFESSOR(ES) COORDENADOR(ES)

LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

ADRIANO E ADRIANY


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

LEANDRO RODRIGUES, JACY E SHERLY VAN

MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

DOUGLAS E LUCAS

PROJETOS NILTANOS PARA 2015

É ISSO AÍ, PROFESSORES E ALUNOS NILTANOS! NA ÚLTIMA REUNIÃO PEDAGÓGICA QUE TIVEMOS (11/04), DELIBERAMOS A REALIZAÇÃO DE QUATRO GRANDES PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA ESTE ANO LETIVO.
CONFIRAM A AGENDA!
PROJETO
DATA
ÁREA/AMBIENTE RESPONSÁVEL
COORDENAÇÃO GERAL

NILTON EM AÇÃO


25 a 29/05/2015

PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS, AEE, SALAS AMBIENTES.
A DEFINIR 

FORROZÃO NILTANO

27/06/2015


ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
 A DEFINIR 
JOGOS NILTANOS



21 a 26/09/2015

ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
A DEFINIR  

MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL



19/11/2015
ÁREA DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA
A DEFINIR  

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Combate à violência: uma escola segura para todos.


Diante do alto índice de violência e uso de entorpecentes dentro da escola a direção da E.E. Prof Nilton Balieiro Machado buscou apoio da segurança pública para reverter o atual quadro que vivenciamos no contexto escolar, para isso contamos com a presença constante do policiamento que faz rondas no interior e nos arredores da instituição, o objetivo é coibir a presença de pessoas mal intencionadas que estejam praticando atos que firam a integridade física e moral de servidores e alunos. O policiamento na escola contribui para a repressão e conscientização dos adolescentes e jovens sobre os males que a marginalidade e as drogas trazem para suas vidas e daqueles que os amam e com ações conjuntas de formação que são realizadas pelos professores em sala de aula almeja-se que diminua o índice de  alunos e alunas que usam entorpecentes e se envolvem em situações de criminalidade dentro e fora da escola.
A escola precisa agir diante de um problema tão sério que é a violência e a marginalidade entre alunos e alunas, contribuindo no sentido de tornar o ambiente escolar o mais saudável possível para que mais jovens não se enveredem para este caminho de tristeza e dor, e a equipe da escola está empenhada no sentido de interferir e mudar esta triste realidade que a E.E. Prof Nilton Balieiro Machado vivencia nos últimos anos.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Reforma da quadra poliesportiva

Desde o final do ano letivo de 2014 a quadra poliesportiva da escola está interditada, pois necessita de reforma urgente. A falta de manutenção ao longo dos últimos anos resultou em telhado deteriorado, alambrados quebrados, pintura danificada, portão enferrujado e quebrado, traves e hastes de ferro inutilizados,  resumindo a quadra não tem o mínimo de condições  de uso, por isso a atual gestora profª Rita Gonçalves solicitou junto à Secretaria de Estado da Educação a visita de técnicos da rede física para avaliarem as condições e solicitar a reforma. Enquanto isso nossos professores de educação física e alunos estão realizando as aulas teóricas em sala de aula por falta de espaço para a parte prática da disciplina, é fato que há constantes reclamações dos alunos pela falta da quadra, mas no momento precisamos aguardar que a Secretaria de Educação designe recursos para a reforma necessária, restando-nos aguardar que isso se realize o quanto antes.




                                               
A campanha contra o HPV 2015 chega à E.E prof. Nilton Balieiro Machado. Alunas de 09 a 11 anos serão vacinadas no dia 10 de Abril de 2015 pela manhã contra o vírus causador do câncer do  colo uterino, é importantíssimo que a família autorize a vacinação para prevenir que nossas meninas sejam vítimas desta terrível doença que hoje acomete milhares de mulheres no Brasil. Prevenir ainda é o melhor remédio.

Profissionais da Saúde para realizar a campanha na escola
Equipe realizando a antropometria (peso e medida) 
Equipe da triagem
Vacinação contra o HPV
Josilene Rodrigues (Enfermeira), Milene Farias (Téc. Enfermagem) e
Conceição Luz (Téc. Enfermagem)
Teste de acuidade visual
Doutora Fernanda Braga acompanhando o teste de acuidade visual
Equipe de triagem
Equipe de Saúde composta por:
Enfermeiro Residente da Universidade Federal do Amapá -UNIFAP
Enfermeiro Residente da Secretaria de Estado da Saúde -SESA
Alunos do 3º módulo do Curso Técnico em Enfermagem da Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza 
Equipe de Saúde da Família do Bairro Marabaixo
Unidade de Saúde do Bairro Marabaixo.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Sala da Leitura




Espaço de Aprendizagem: Sala de Leitura


Aula de reforço
Sala de leitura
Professora RegianeLemos. Assunto: Tipos de gêneros textuais

Professora Merian Dias - fazendo a frequência das aulas de reforço
Atividade com jogos educativos
Alunos assistindo ao programa da da TVEscola (DVD 01 - De onde vem
a televisão.
No Laboratório de Informática Educativa (LIED) os alunos
 recebem as primeiras noções de informática.
Página completa sobre as atividades do  projeto da sala de  leitura:


http://eniltonbalieiromachado.blogspot.com.br/p/sala-de-leitura.html
.

Para pensar...

Para pensar...