quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ENEM eletrônico

     Nos dias 08 e 09/10/15 alunos do 3° ano do Ensino  Médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio participaram de uma prova eletrônica nos moldes das provas do ENEM por meio da Internet  no Laboratório de informática  da escola. A prova realizada pelo INEP tem o objetivo de testar uma nova metodologia  a ser utilizada no futuro para a aplicação  das referidas provas,  importante  frisar que das 12 escolas selecionadas no Estado do Amapá  para participar deste teste todas tiveram dificuldades  relacionadas à estrutura dos LIEDs que em sua maioria contam com máquinas sucateadas e um serviço  de Internet de baixa qualidade  o que prejudicou  a realização do processo. Contudo a iniciativa  é louvável  e merece  ser continuada desde que hajam melhorias estruturais  nos laboratórios  de informática  educativa das escolas públicas. 

ESTUDOS DE DEPENDÊNCIA 2015

   A progressão  parcial ou dependência  é um instrumento  assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional 9394/96 que serve de amparo para a resolução  083/02 do Conselho Estadual de Educação. O artigo 29 da 083/02 regulamenta que  por meio desta é possível que o aluno fique retido em até dois componentes curriculares e no ano seguinte seja matriculado  na série  posterior e concomitantemente  realize os estudos de dependência  nos componentes  que não tenha obtido aprovação. A dependência ocorre a partir da 6a série  do Ensino Fundamental  de 08 anos ou do 7° ano do Ensino fundamental  de 09 anos dando possibilidade  ao aluno de progredir de série  e no ano seguinte sanar as pendências. 
   No ano de 2015 a Escola Nilton Balieiro Machado Machado está  ofertando os estudos  de dependência aos sábados  no período  de 03/10/15 a 05/12/15,  de modo que após  o levantamento  dos alunos em dependência  foi divulgado o período  dos estudos bem como a forma de organização do processo havendo uma reunião  com pais e responsáveis de alunos menores de idade com o objetivo de dar-lhes ciência sobre as dependências  e períodos  de estudos  dos seus filhos. 
  A sistemática  de avaliação  da dependência  segue os mesmos critérios  do período  normal de aulas ( 25 pontos bimestrais e 100 pontos anuais) devendo o alunos atingir 50% dos pontos anuais para ser aprovado  nos componentes  curriculares.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

SEMANA DA CRIANÇA

    No período  de 07 a 09 de outubro  de 2015 foi realizado o projeto em alusão  à semana da criança,  com o objetivo de propiciar momentos de lazer e descontração para os alunos do 5° ano. Estes contaram com atividades lúdicas  e culturais  desenvolvidas  pelas professoras de sala de aula em parceria com as professoras da sala de leitura,  biblioteca  e LIED que contribuíram  com o planejamento  e organização  das atividades  a serem realizadas  junto aos alunos.
   Para finalizar  o projeto no dia 09 / 10 ocorreu  um passeio  a APA da Fazendinha onde várias  atividades foram realizadas para garantir  o lazer e a diversão  das crianças. 









CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM PARCERIA COM O SENAC E A POLÍCIA MILITAR

   Iniciaram  no dia 05 de outubro os cursos profissionalizantes realizados de forma gratuita  por meio de uma parceria com o SENAC e a PM direcionados  aos alunos da E.E. Prof.  Nilton Balieiro Machado em sua maioria egressos dos programas sociais como Cidadão  Mirim que a PM executa junto às  comunidades em vulnerabilidade social. O SENAC e a PM buscaram atender a demanda de jovens e adolescentes a partir de 16 anos que visam se profissionalizar e ingressar logo mercado de trabalho,  assim os cursos ofertados são: manicure e pedicure,  frentista ( estes realizados diariamente  no auditório  da escola) e o de operador de computador  realizado no SENAC no bairro Santa Rita,  todos os cursos são  gratuitos e contam com material didático  riquíssimo  que permite uma formação  consistente  nas áreas  oferecidas. 
     O projeto faz parte de um programa  de gratuidade do SENAC que visa atingir o maior número  de pessoas das áreas periféricas  do município,   daí  a escolha do bairro Marabaixo,  e a direção  da escola Nilton  Balieiro Machado se juntou nesta empreitada  para oferecer melhores oportunidades  para a comunidade escolar.
     Para marcar o início  das atividades no dia 03 de outubro ocorreu a aula inaugural no quartel da PM c a presença  de representantes  dos alunos e das instituições  envolvidas.



Para pensar...

Para pensar...