Orientação
de Estudos e Leitura - Articulação entre o currículo
estabelecido da escola e as atividades propostas pelo PME,
contemplando as diferentes áreas do conhecimento e envolvendo todas
as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização,
matemática, história, ciências, geografia e línguas
estrangeiras), ensejando assim o permanente diálogo entre os
professores da escola e os monitores do programa.
Monitora:
Susan Caroline dos Remédios Oliveira.
Rádio
Escolar – Utilização dos recursos da mídia rádio no
desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. Exercício da inteligência comunicativa
compartilhada com outras escolas e comunidades. Construção de propostas
de cidadania envolvendo os estudantes em experiências de aprendizagens significativas.
Monitor:
Clayton Dias de Araújo
Tecnologias
Educacionais – Aplicação de tecnologias específicas visando
à instrumentalização metodológica para ampliação das
oportunidades de aprendizado dos estudantes participantes do Programa
Mais Educação. Ressalta-se que as tecnologias educacionais devem
ser direcionadas às diversas áreas do conhecimento.
Monitor:
Jhonathan
Banda
– Desenvolvimento da autoestima, integração sócio-cultural, trabalho
em equipe e civismo pela valorização, reconhecimento e recriação
das culturas
populares.
Monitor:
Elias dos Santos
Conservação do solo e composteira: canteiros sustentáveis (horta) e/ou Jardinagem – Desenvolvimento de proposta para construção de jardim ou horta para produção de alimentos, medicinais, fibras e bioenergia por meio de um sistema que una coleta seletiva e triagem de lixo; minhocário; sistema de captação. tratamento e reaproveitamento de águas; energias renováveis; bioconstrução; produção de alimentos; etc.
Conservação do solo e composteira: canteiros sustentáveis (horta) e/ou Jardinagem – Desenvolvimento de proposta para construção de jardim ou horta para produção de alimentos, medicinais, fibras e bioenergia por meio de um sistema que una coleta seletiva e triagem de lixo; minhocário; sistema de captação. tratamento e reaproveitamento de águas; energias renováveis; bioconstrução; produção de alimentos; etc.
Monitora: Regina Rodrigues Vilhena
Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas– Ação pedagógica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diversas modalidades, tais como: futebol, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, jogos e brincadeiras, tendo o atletismo como base. As atividades devem valorizar o prazer e o lúdico, pressupostos do Esporte educacional.
Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas– Ação pedagógica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diversas modalidades, tais como: futebol, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, jogos e brincadeiras, tendo o atletismo como base. As atividades devem valorizar o prazer e o lúdico, pressupostos do Esporte educacional.
Monitora: Jonielly Carneiro do Carmo
Judô – Estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões histórico-culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos trabalhados pelas lutas.
Monitor: Leomário Coelho da Silva
Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos à Saúde – Criação de estratégias de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos a partir do estudo de problemas de saúde regionais: dengue, febre amarela, malária, hanseníase, doenças falciforme, etc. Promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos no currículo escolar por meio de alimentação saudável dentro e fora da escola; saúde bucal; práticas corporais e educação do movimento; educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde ambiental; promoção da cultura de Paz e prevenção de violências e acidentes.
Monitora: Mardélia Silva dos Santos.
Judô – Estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões histórico-culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos trabalhados pelas lutas.
Monitor: Leomário Coelho da Silva
Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos à Saúde – Criação de estratégias de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos a partir do estudo de problemas de saúde regionais: dengue, febre amarela, malária, hanseníase, doenças falciforme, etc. Promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos no currículo escolar por meio de alimentação saudável dentro e fora da escola; saúde bucal; práticas corporais e educação do movimento; educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde ambiental; promoção da cultura de Paz e prevenção de violências e acidentes.
Monitora: Mardélia Silva dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário