Aula de
Biologia
Professora
Mary Silva
Turmas 221,
222, 223 – Ensino Médio Inovador
Assunto:
Moluscos
Metodologia:
1º momento: aula
propriamente dita com explicação do assunto;
2º momento: resolução
do roteiro de atividade com aula prática.
Recursos
utilizados:
Recursos
humanos: professora e alunos.
Professora Mary tirando dúvidas, orientando para a resolução do roteiro. Aluno buscando informações sobre o assunto explorado |
Recursos naturais: lesma, concha, caracol.
amostra de animais para estudo. |
Grupo fazendo estudo sobre a concha. |
Recursos pedagógicos: quadro branco, pincel,apagador, livros.
Utilização do livro como fonte de pesquisa para a resolver o roteiro de atividade. |
Utilização de lupas para observar/explorar o material exposto com mais detalhe. |
Recursos tecnológicos: celular, internet e seus dispositivos.
Utilização do recurso tecnológico na aula, No celular o aluno observa os detalhes do desenho e as partes de um molusco. |
A aula foi
um desafio. Os alunos utilizaram de vários recursos para resolver o roteiro de
atividade.
Moluscos
O molusco é
um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são
protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies
de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Os
moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis,
lulas e polvos.
O caracol é
um exemplo de um molusco que tem uma concha nas costas e vivem em jardins.
Mas a maior
variedade de conchas pode ser encontrada em áreas litorâneas de clima tropical,
trazendo várias espécies que vem do mar arrastadas pela força da maré.
Sugestão na web para pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário