A escola apresenta recursos que poderá auxiliar o professor no processo ensino aprendizagem. Assim, as professoras das
salas ambientes da Biblioteca/SESI - Indústria do Conhecimento e Laboratório de
Informática Educativa (Lied) iniciaram nesta segunda-feira (25) um cronograma
de atendimento voltado para a Turma de Acelera (vespertino) da professora
Andreia Salles com atividades devidamente planejada que possam fortalecer os conteúdos das
disciplinas de português e matemática, bem como motivar os alunos para uma
aprendizagem diferenciada.
Andreia Salles - professora da turma |
Dia 25/11/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: Descobrir o computador.
GCompris é um programa educativo de código aberto, disponível sob a licença GNU General Public License, que foi lançado em 2000 pelo engenheiro de software francês Bruno Coudoin. É composto por 107 atividades lúdicas, dirigido às crianças entre os 2 e 10 anos de idade.
Atendimento na Biblioteca/SESI
Atendimento: Leitura livre
Professoras responsáveis: Cleide Moraes e Clemilda Nobre.
Dia 02/12/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: ABC (leitura e escrita)
A atividade reforça a leitura e a escrita do aluno. Ele deverá olhar o desenho e ler a palavra correspondente para apontar/clicar a resposta correta entre as três alternativas. |
Professoras responsáveis: Waldecy Fonseca e Jacy Costa
Atendimento na Biblioteca/SESI
Profª Waldecy Fonseca orientando o aluno na leitura. |
Profª Jacy Costa orientando o aluno na resolução da atividade. |
Atendimento: Contando história (Leitura e desenho)
Alunos fazendo leitura e atividade de desenho. |
Dia 09/12/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: Matemática
Professora responsável: Jacy Costa
Professora responsável: Jacy Costa
Na matemática o programa GCompris trabalha as operações fundamentais, simetria e enumeração. |
Atendimento na Biblioteca/SESI
Atendimento: Produção de texto
Professoras responsáveis: Cleide Moraes e Clemilda Nobre
Profª Clemilda contando história. |
Em tempos de efeito estufa e aquecimento global, é possível viver num mundo livre da poluição? Este livro mostra, através da história de Nando, um menino de sete anos, que a consciência ecológica começa cedo, e que todos somos responsáveis diretos pela degradação do meio-ambiente. Por isso, a solução, também, depende de todos.
FICHA TÉCNICA
Autor: Guca Domenico
Editora:
Nova Alexandria
Ano
de Edição: 2009
Nº
de Páginas: 24
Categoria:
Literatura Infanto-Juvenil
Dia 16/12/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: Quebra-cabeça
Professora responsável: Jacy Costa
QUEBRA CABEÇA
Dia 16/12/2013
Atendimento na biblioteca
Atividade- Leitura do livro "O que Ana sabe sobre... Alimentos saudáveis".
Professoras responsáveis: Clemilda Nobre e Cleide Moraes
Livro: O que Ana Sabe sobre... Alimentos Saudáveis
Autor: Simeon Marinkovic
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil
Editora: Nova Alexandria
Edição: 1ª Edição - 2010
Número de Páginas: 28
Acabamento: BROCHURA
Formato: 15,00 x 15,00 cm.
Professora responsável: Jacy Costa
QUEBRA CABEÇA
TANGRAM -é um quebra-cabeça que consiste em 7 peças de vários formatos e tamanhos, com os
quais deve-se formar figuras.
Algumas
habilidades que são trabalhadas: Desenvolver raciocínio lógico, percepção;
trabalhar escrita das palavras; produzir texto.
Como
usar: refazer a figura do lado esquerdo da tela utilizando as peças do tangram.
MONTE
UM QUEBRA CABEÇA
Quebra-cabeça
simples no qual se deve arrastar as peças e encaixá-las de maneira correta.
Algumas
habilidades que são trabalhadas:Desenvolver a percepção e raciocínio lógico;
conhecer aspectos históricos e sociais; trabalhar escrita de palavras e
produzir textos.
Como
usar: arraste as partes da imagem à esquerda para reconstruir as pinturas
originais.
PEÇAS
DESLIZANTES
Consiste
em arrastar as peças horizontal ou verticalmente para que a peça vermelha
chegue à saída.
Algumas
habilidades que são trabalhadas: Desenvolver a percepção e raciocínio lógico;
classificar as cores.
Como
usar:Cada carro pode mover-se somente na horizontal ou vertical. Você deve
abrir espaço arrastando os blocos coloridos deixando o bloco vermelho com
acesso livre à saída do estacionamento.
CONSTRUA
O MESMO MODELO
Selecione
as peças com um clique e tente colocá-las em um local para que fique igual ao
modelo à sua direita.
Algumas
habilidades que são trabalhadas: Desenvolver a percepção e raciocínio lógico;
classificar as cores; definir figuras geométricas: escrever palavras e produzir
textos.
Como
usar:
Mova
os itens na moldura inferior à esquerda para copiar sua posição do modelo no
canto superior direito. Abaixo do guindaste você irá encontrar quatro setas que
lhe permitem mover os itens. Para selecionar um item, basta clicar nele.
TORRE
DE HANÓI
Deve-se
criar uma torre igual ao modelo da direita. Porém, só pode-se retirar uma peça
superior por vez, respeitando o limite de quantidade de peças.
Algumas
habilidades que são trabalhadas:Aprimorar a coordenação motora, desenvolver a
percepção e raciocínio lógico; trabalhar o uso das cores; escrever palavras.
Como
usar: arraste e solte as peças superiores de um pino para o outro para reproduzir
a torre da direita no espaço vazio à esquerda.
Dia 16/12/2013
Atendimento na biblioteca
Atividade- Leitura do livro "O que Ana sabe sobre... Alimentos saudáveis".
Professoras responsáveis: Clemilda Nobre e Cleide Moraes
Livro: O que Ana Sabe sobre... Alimentos Saudáveis
SINOPSE
Ana é menininha muito esperta,
ela sabe que comer bem é importante para sua saúde, além de manter seu corpo
bonito.Aprenda com ela como se alimentar corretamente e ensine para seus
amiguinhos.A coleção 'O que Ana sabe' sobre ..., vem com divertidas abas para
estimular a imaginação das crianças e todo em letra bastão é ideal para os
pequenos que estão iniciando as primeiras leituras.
FICHA TÉCNICA
Autor: Simeon Marinkovic
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil
Editora: Nova Alexandria
Edição: 1ª Edição - 2010
Número de Páginas: 28
Acabamento: BROCHURA
Formato: 15,00 x 15,00 cm.
Dia: 20 de dezembro de 2013
Atividade:Leitura e confecção de jogo educativo
Professoras envolvidas: Andreia Salles, Cleide Moraes, Clemilda Nobre, Jacy Costa e Waldecy Fonseca.
- Leitura do livro: "Que delícia de bolo"
Autor(es):Elza
Calixto e Sílvia Calixto
Ilustrador:
Robson Araújo
Páginas:
24 páginas em 4 cores
Resumo: As crianças em geral adoram bolo de chocolate, mas será
que elas sabem quais são, de onde vêm e como são produzidos os ingredientes
usados para prepará-lo? Em textos curtos, mas convergentes e bem amarrados por
um projeto gráfico interessante, Que delícia de bolo! Descreve de forma simples
as cadeias produtivas por trás desse alimento tradicional na culinária
brasileira.
A leitura desperta a imaginação. |
Material necessário: cuba de ovo(vazia), tesoura e barbante de algodão.
Profª Clemilda orientando a confecção do material |
Alunos conseguiram montar o jogo da velha com cuba de ovos. |
Os
alunos ainda confeccionaram brindes natalinos e foram servidos do delicioso
bolo de chocolate.
Professoras: Waldecy, Jacy, Andreia, Cleide e Clemilda (esq.p/dir.) |
As atividades foram planejadas e executadas pela professoras:
Andreia Salles: professora da Turma de Acelera
Waldecy Fonseca: professora do Laboratório de Informática Educativa (Lied)
Jacy Costa: professora da TV Escola/Lied
Cleide Moraes: professora da Biblioteca/Indústria do Conhecimento/SESI
Clemilda Nobre: professora da Biblioteca/Indústria do Conhecimento/SESI
Coordenadora Pedagógica: Professoras: Albilene Souza e Regiane Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário