Está acontecendo no auditório da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado (vespertino) uma palestra com representantes do União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (UECSA) e alunos desta unidade escolar visando esclarecer sobre o que é o Grêmio Estudantil e sua importância enquanto organização que representa os interesses dos estudantes na escola.
Turmas convidadas 521, 522, 822 e 322. |
Palestrante Pedro Filé. |
Pedro Filé (Ex- Presidente da UECSA) e Renan (Tesoureiro da atual gestão) |
O que é o Grêmio Estudantil?
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.
O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Objetivos. É importante deixar claro que um dos principais objetivos do grêmio estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
Importância. O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões.
Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola.
É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário