Caros professores,
As informações a seguir têm como finalidade de contribuir para o bom
desenvolvimento do trabalho escolar e, assim, consequentemente trazer bons resultados
no ato de educar.
ü
Ponto Diário:
Assinar o ponto diário de aulas na entrada evitando assim
possíveis transtornos em relação às faltas.
ü
Faltas:
Comunicar à
Coordenação Pedagógica suas eventuais faltas antecipadamente. Em caso de
ausência por problema de saúde o atestado médico deverá ser apresentado à
Coordenação Pedagógica no prazo máximo de 48 horas.
ü
Antecipações
e reposições de aula:
As
antecipações e as reposições de aulas devem ser devidamente informadas à
coordenação pedagógica e só será permitida a reposição de aulas perante a
ausência do professor do referido horário. O professor deverá preencher as
fichas de reposição e antecipação de aulas como documento comprobatório.
ü
Atestados
médicos:
Os atestados médicos e outros
informativos sobre os alunos encontram-se na sala dos professores (Consultar
para efeitos de justificar as faltas).
ü
Os
recursos tecnológicos:
Os recursos tecnológicos deverão ser solicitados
e agendados com 24h de antecedência junto à coordenação pedagógica.
ü
Quanto às
atividades pedagógicas e relacionamento interpessoal:
É dever do professor participar de todas
as atividades, tais como: Reuniões diversas, sessões de estudos, Plantões
pedagógicos, Planejamentos, internos ou externos promovidos pela escola.
ü
Professor:
Deve manter sempre atitude de respeito para
com o aluno, evitando colocá-lo em situações constrangedoras perante os
colegas. Evitar apelidos ou comentários negativos em relação aos alunos, ainda
que com outros profissionais.
Não proferir palavras de baixo calão no
ambiente de sala de aula, pois tal atitude denota falta de respeito para com os
alunos.
Contornar de forma autônoma e dinâmica
os possíveis obstáculos provenientes das relações interpessoais de professor e
aluno. E em casos de situações advindas de faltas, e dificuldades relacionadas
ao processo de ensino-aprendizagem, situações problema nas salas de aula,
procurar a coordenação pedagógica.
Encaminhar, sempre que necessário, uma
listagem à Coordenação contendo o nome dos alunos com dificuldades de
aprendizagem. Este procedimento faz-se necessário para comunicar os pais sobre
a situação dos alunos. NÃO DEIXE PARA COMUNICAR TAIS FATOS SOMENTE AO FINAL DO
ANO LETIVO.
Evitar fazer queixas à coordenação
pedagógica nos corredores, principalmente perante os alunos, neste caso e
dirija-se à sala da coordenação para expor o problema. Sempre registre no diário e faça o encaminhamento por escrito, isso
respalda o ocorrido, inclusive questões relacionadas a frequência.
Os alunos que insistirem em atrapalhar o
andamento das aulas deverão ser em alguns casos convidados a se retirar de sala
(dependendo da gravidade ocorrido).Sendo comunicado em imediato ao responsável
legal.
É necessário que o professor informe o
conteúdo de suas avaliações para os alunos, bem como informe as datas dos
instrumentos avaliativos de acordo com o calendário escolar. Se possível faça
um roteiro impresso para ser entregue aos alunos.
ü
Quanto ao
livro didático
O professor deverá combinar com a turma
os dias que utilizará os livros didáticos.
ü
Quanto ao
Material e o patrimônio da escola
Solicitamos que os professores ajudem a
zelar e preservar o imóvel e a estrutura física da escola estando atento para
comportamentos de alunos que possam vir a depredá-lo.
Durante a troca ou saída do professor, deixar a sala limpa,
o quadro apagado e mesa do professor organizada.
ü
Quanto ao
horário de trabalho
O professor deverá ser pontual com seus
horários, cumprindo assim todos seus horários de entrada e saída. O professor
deverá cumprir rigorosamente a carga horária que lhe foi destinada repor
imediatamente em acordo prévio com a Coordenação Pedagógica.
Quanto à necessidade de saídas antecipadas, o professor precisa estar devidamente autorizado pela Coordenação Pedagógica de seu seguimento, ou na falta deste, à Direção.
Quanto à necessidade de saídas antecipadas, o professor precisa estar devidamente autorizado pela Coordenação Pedagógica de seu seguimento, ou na falta deste, à Direção.
ü Está terminantemente proibido
Utilizar
o celular, fone de ouvido, computadores em geral ou qualquer aparelho
eletrônico durante as aulas sem finalidade pedagógica.
ü Quanto ao vestuário:
Evitar
nas dependências da escola o uso de bonés, roupas transparentes, decotadas ou
curtas.
ü Quanto ao planejamento
O
plano anual de trabalho deverá ser apresentado à Coordenação Pedagógica no
prazo determinado.
Buscar
utilizar os espaços /laboratórios disponíveis para realizar aulas mais
significativas bem como outros locais externos para atividades extraclasses.
Agendar com antecedência junto à coordenação pedagógica.
ü Caderneta eletrônica:
Esteja atento ao calendário
escolar observando os sábados letivos;
Ao
preencher o PROESC faça uso das seguintes regras:
a)No
ícone AULA lance apenas conteúdo/assunto (NÃO
escreva avaliação, continuação do assunto,
prova, exercício...).Se escrever...filme,
texto, atividade avaliativa, reavaliação (especifique sobre qual assunto). Escreva o assunto dado.
b)Começo
de frase use letra maiúscula.
c)
Lançar as notas dos três instrumentos (mesmo se for zero), da avaliação,
reavaliação bimestral e recuperação.
Bimestre: 3 + 3+ 4 = 10 Recuperação: 5 + 5 = 10
d)Lançar
as faltas de cada bimestre e da recuperação.
e)Verificar
ao longo do ano letivo o cumprimento da carga horária da sua disciplina.
f)Ao
terminar de lançar as aulas e notas e analisar todos os casos (doenças ...)
deverá entregar a caderneta por bimestre e na recuperação para que esta possa
ser visualizada (boletim eletrônico) pelos alunos e pais ou responsáveis. LIBERADA (verde) FINALIZADA (azul)
w Albilene Silva de Souza
w Amarildo de Oliveira Cortes
w Charlie Ritter de Lima Cardoso
w Jamille Lobo Cardoso
w Merian Dias Coelho
w Regiane de Cassia Lemos da Silva
w Tereza Virginia Américo da Cruz
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