Metodologia – Aula Passeio
Dia: 24 de setembro de 2014.
Primeiro Momento: Um dia no espaço de aprendizagem...
Dia: 24 de setembro de 2014.
Primeiro Momento: Um dia no espaço de aprendizagem...
Local: Centro de Pesquisas Museológicas, conhecido como Museu Sacaca
Turmas 221, 222 e 223
Tema explorado: Meio ambiente
Assunto: As plantas
“Sempre há o que aprender vivendo e, sobretudo, trabalhando. Mas só aprende quem se dispõe a rever suas certezas.” Darcy Ribeiro
Atividade da aula passeio para os alunos:
- Observar e anotar os nomes das plantas encontradas no local de passeio.
“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente.” – Mário Quintana
Atividade do dia - 26 de setembro de 2014
Assunto: As plantas
“Sempre há o que aprender vivendo e, sobretudo, trabalhando. Mas só aprende quem se dispõe a rever suas certezas.” Darcy Ribeiro
Entrada do Museu Sacaca |
O espaço apresenta uma diversidade de árvores |
Monitora do Museu Liliane Oliveira |
Explicação sobre a farmácia popular |
Monitor do Museu Rui Cardoso |
- Observar e anotar os nomes das plantas encontradas no local de passeio.
“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente.” – Mário Quintana
Atividade do dia - 26 de setembro de 2014
Dinâmica: Árvore da vida
Espaço de aprendizagem: Sala de Informática (Lied)
Espaço de aprendizagem: Sala de Informática (Lied)
Tempo: 45'
Desenvolvimento: o aluno construirá a "árvore da vida" a partir das seguintes perguntas:
a) qual foi sua expectativa quando você recebeu o papel de autorização dos pais ou responsáveis para ir visitar o Museu Sacaca?
Observação: o aluno responderá esta pergunta numa folha desenhada no papel e depois colocará no mural que tem o caule fixado. Cada aluno colocará sua primeira impressão.
b) O que você achou do passeio?O que chamou mais atenção?
Observação:o aluno escreverá sua opinião num papel com formato de uma flor.
Atividade das aulas seguintes:
Problematização: “O que aconteceria com a
humanidade se acabasse com as plantas?”
Diálogo aberto.
Metodologia – Telessala
Esta etapa metodológica
possibilita aos participantes, por meio da linguagem televisiva, o acesso a
informações e situações de aprendizagens relacionadas às práticas cotidianas e
às produções e opiniões de especialistas sobre a temática em questão. As mídias
serão do projeto Florestabilidade, os programas de TV apresentam uma abordagem
contextualizada dos conceitos, que aliada à narrativa documental e a animações
gráficas, dão às temáticas a consistência, a beleza e a cientificidade necessárias
à construção do conhecimento.
EXIBIÇÃO DO PROGRAMA
AULA 1 - Unidade 1 –
Conhecer e manejar a floresta
Programa 1 – QUANTO VALE A
FLORESTA?
O primeiro programa é uma
introdução ao tema da série do projeto Florestabilidade apresentada pelo ator
Sérgio Marone. Você vai mergulhar no mundo da Floresta Amazônica e refletir
sobre sua Importância para as comunidades locais, para o equilíbrio do clima e
para as gerações do presente e do futuro. Em prol desse patrimônio, o programa
mostra experiências que provam ser possível um desenvolvimento sustentável
fazendo o manejo da floresta.
Programa 1:"Quanto vale a floresta?" |
Leitura de Imagem a partir da aula passeio: passar em slides as fotos tiradas no momento do passeio e dialogar sobre: O que você viu? O que você ouviu? O que você sentiu?
Proposta de pesquisa/digitação:
1. Agora, você e um colega vão escolher uma planta que achem interessantes e criar um verbete. Pesquisem informações em livros, revistas, enciclopédias ou na internet.
2. Depois, escrevam um verbete de enciclopédia sobre essa planta.
Planejamento
Sobre que planta vocês gostariam de pesquisar? O que você
sabe sobre esta planta?
Elaborem uma lista com as principais informações obtidas na
pesquisa.
Finalização
1. Façam as
correções necessárias e digitem o texto.
2. Ilustre
o verbete com figuras.
Socialização das Aprendizagens Construídas pelos alunos nas disciplinas:
Socialização das Aprendizagens Construídas pelos alunos nas disciplinas:
Ø Gêneros Textuais – Professor Willian
Ferreira
-
Produção textual: Jornal Niltano .
Ø Informática – Professora Jacy Costa
- Criação de slides (impress); Criação de folders (writer); Criação de
cartazes (draw)
Ø Biblioteca- Professora Cleide Moraes
- Confecção
da minienciclopédia sobre as plantas do
Amapá (biblioteca)
Ø
Artes e
Studio de Pintura II- Professora
Raimunda Vilma
- Desenho e criação de slides
Ø Musicalização- Professor Almir Tavares
- Criação de
paródias; cantar músicas de artistas locais/nacionais.
Ø Jogos Matemáticos II – Professor
Francivaldo Queiroz
- Confecção de jogos matemáticos envolvendo a
temática.
Ø Química- Professora Anne Carolina
- Confecção
do livro: A planta e o cientista
A socialização é o momento em que os grupos trocam ideias e compartilham com a comunidade escolar sobre as aprendizagens construídas dentro da temática trabalhada.
A socialização é o momento em que os grupos trocam ideias e compartilham com a comunidade escolar sobre as aprendizagens construídas dentro da temática trabalhada.
A
atividade será socializada em dois momentos
• Espaço da biblioteca para visitação da
comunidade escolar.
• Na Mostra Cientifica no final do ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário