sábado, 28 de abril de 2012








 






Projeto:  ESCOLA   + COMUNIDADE
     PARCERIA =  LUCRO

O Projeto ESCOLA   + COMUNIDADE / PARCERIA =  LUCRO, teve início no ano de 2011 , após um encontro pedagógico em que professores escolheram coletivamente o tema “Empreendedorismo e Sustentabilidade “ para produzir  trabalhos ao longo do ano letivo e socializá-los no final do ano no evento chamado Mostra Científica Cultural.
 Partindo desta  ideia, as salas ambientes da TV Escola, Laboratório de Informática Educativa (LIED), Sala de Leitura e   a  Biblioteca/Indústria do Conhecimento/SESI planejaram suas ações para desenvolver esta atividade que tem como objetivo oferecer à comunidade uma oportunidade de renda e assim, quem sabe, uma melhoria favorável da condição da vida da população local.
Neste ano de 2012 faremos a continuidade do projeto, visto que foi plenamente satisfatório para a comunidade participante.

CRONOGRAMA  DAS OFICINAS
OFICINAS/MÊS
MAR
ABR
MAI
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
INFORMÁTICA BÁSICA
X








DESENHO

X







PINTURA EM TECIDO


X






CROCHE


X






CULINÁRIA



X




CORTE E COSTURA





X



BONECA DE PANO



X




SEMANA DA CRIANÇA






X


MOSTRA CIENTÍFICA







X

TOQUES DE VIOLÃO
X
X
X
X
X
X
X
X
X

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO


ADILAMAR COUTINHO CASTRO
CLEIDE MARIA MORAES
DAIANE FERREIRA SANCHES
DÉBORA DE MELO CHAVES
IVANA RALIENE PAIXÃO DE MELO
JACY BRITO DA COSTA
MARIA DE NAZARÉ DE SOUZA FARIAS
MARIA ELIETE
MARIA ROSENILDA
RAIMUNDO DE ANDRADE UCHOA 
ROSA ALFAIA
YOLANGE DA SILVA ARAÚJO DE MATOS
OFICINA DE DESENHO
Aconteceu ontem, dia 27 de abril, no horário de 14h00min as 18h00min, na Biblioteca/Indústria do Conhecimento – SESI (unidade 28) da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá - AP, a oficina de desenho que faz parte do cronograma do Projeto ESCOLA + COMUNIDADE / PARCERIA = LUCRO, monitorada pela professora Cleide Maria Moraes. Aprendizagem da oficina: técnicas de ampliação, desenho de boca, nariz, orelha, olhos e do esqueleto simplificado.
Desenhado por Derick
Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles

Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles
Desenhado por Ericles

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Para refletir...


O VALOR DOS PAIS
Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa.
Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última entrevista e tomou a última decisão.
O diretor descobriu através do currículo que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.
O diretor perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?" o jovem respondeu, "nenhuma".
O diretor perguntou, "Foi o teu pai que pagou as tuas mensalidades ?" o jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."
O diretor perguntou, "Onde trabalha a tua mãe?" e o jovem respondeu, "A minha mãe lava roupa."
O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.
O diretor perguntou, "Alguma vez ajudaste a tua mãe a lavar as roupas?", o jovem respondeu, "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."
O diretor disse, "Eu tenho um pedido.  Hoje, quando voltares, vais e limpas as mãos da tua mãe, e depois vens ver-me amanhã de manhã."
O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou a casa, pediu feliz à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.
O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas, e havia demasiadas contusões nas suas mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpava com água.
Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.
Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.
Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.
O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou, "Diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?"
O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe, e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."
O diretor pediu, "Por favor diz-me o que sentiste."
O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar."
O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado."
Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipa. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.


Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis, vai desenvolver- se mentalmente e vai sempre colocar-se em primeiro. Vai ignorar os esforços dos seus pais, e quando começar a trabalhar, vai assumir que toda a gente o deve ouvir e quando se tornar gerente, nunca vai saber o sofrimento dos seus empregados e vai sempre culpar os outros. Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um bocado, mas eventualmente não vão sentir a sensação de objetivo atingido. Vão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais. Se somos esse tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?

Pode deixar o seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande plasma. Mas quando cortar a grama, por favor deixe-o experienciar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs.Deixe-o guardar seus brinquedos e arrumar sua própria cama. Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer amar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, um dia ele vai envelhecer, tal como a mãe daquele jovem. A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.
                                                                                                                                                                                            Autor desconhecido

Quais são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?
O valor de nossos pais...
Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li...leitura obrigatória para nós pais e, principalmente, para os filhos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PROEMI em minha escola - 2º ano do Ensino Médio Inovador

Alunos do 2º ano do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, estão desenvolvendo atividade para a construção de um JORNAL ESCOLAR, como atividades do primeiro bimestre da OFICINA INSTRUMENTAL E TECNOLÓGICA.

As primeiras aulas já aconteceram. Neste mês de março, no Laboratório de informática Educativa -LIED , foi estudado sobre conhecimento em informática ( periféricos de entrada e saída do computador; software operacional Linux; Editor de Textos- BrOffice Writer ), digitação, formatação, como salvar um documento e digitação de texto em colunas.

E agora, no inicio de abril (04/04), para ter noção de como será feito um jornal foi realizado um pequeno “ensaio” em sala de aula. Dividiu-se a turma em grupos e cada grupo ficou responsável por uma parte do jornal: política, educação, notícias locais e regionais, economia, ciência e tecnologia, cultura e turismo. Cada grupo recebeu jornais, revistas, cartolina, pincel. Após leitura dos jornais e revistas os alunos escolheram nome para o jornal; fizeram atividade de recorte e colagem; e montaram um jornal. E, ao final houve uma socialização das atividades realizadas.

As etapas seguintes deste processo serão:

Atividade em grupo: Em sala de aula os alunos decidirão que nome será dado ao jornal da turma e quem será o coordenador de cada grupo. Participarão de uma aula com date-show sobre o programa Microsoft Office Publisher (para criar e editar boletins, folhetos, panfletos e web sites). Sertá definido as tarefas de cada grupo com a seguinte composição do jornal: NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS, PINTURA , TURISMO, ARTESANATO, ENTREVISTA, DANÇA , ARTIGO DE OPINIÃO E TIRINHAS.

No jornal será enfatizado assuntos relacionados à História e Cultura Indígena e Afrodescendente.

Todos os materiais dos alunos serão avaliados e será montado o jornal da turma na biblioteca da escola. A revisão do teto será feita pelo professor Willian ferreira (Língua Portuguesa/Literatura).

O Jornal terá seu primeiro exemplar divulgado (fixado no Mural Informativo da escola) no inicio do mês de Maio. Esta atividade terá edição mensal até o final do ano letivo.

Responsabilidade, organização, participação, freqüência, interesse, produção serão alguns aspectos a serem avaliados neste processo.

Na escola, além da sala de aula, o Laboratório de Informática Educativa(LIED) e a Biblioteca/Indústria do Conhecimento -SESI, serão os espaços destinados para o processo de construção desta atividade interdisciplinar.

TEXTO

Até recentemente, o ensino da História do Brasil refletia um saber histórico com forte tendência eurocêntrica, mantendo em segundo plano o estudo da África e do papel dos africanos e seus descendentes na construção da sociedade e da cultura brasileira. A África e os afrodescendentes só participaram da história ensinada nas escolas quando submetido ao poder econômico e político europeu. Assim, perdia-se a uma grande chance de discutir nas escolas a questão das origens históricas do preconceito contra os afrodescendentes – vítimas antigas da discriminação por causa da cor, da origem, da ancestralidade escravizada e negligenciava-se a participação dos africanos e seus descendentes no processo da construção da sociedade brasileira.(...)

(...)Entre as conquistas: Lei Federal 10639/03- que inclui no ensino a obrigatoriedade da temática: História e Cultura Afrobrasileira, posteriormente foi alterada pela Lei Federal 11.645/08 que acrescentou o ensino da História Indígena passando a ser obrigatória a temática: “História e Cultura Afrobrasileira e Indígena” no Ensino Básico.(...) Trecho extraído do Manual Pedagógico. História .Ensino Médio. Volume 1.

Professoras da Turma:

Jacy Brito da Costa (TV Escola/Lied)

Joanilce Gouveia Andrade (História)

Agradecemos ao professor Willian Ferreira (Língua Portuguesa/Literatura) que sempre colabora fazendo revisões nos nossos textos.

Macrocampos do Ensino Médio inovador

Definição dos macrocampos Compreende-se macrocampo o conjunto de atividades didático-pedagógicas que estão dentro de uma área de conhecimento percebida como um grande campo de ação educacional e interativa, podendo contemplar uma diversidade de ações que qualificam o currículo escolar.

1 - Acompanhamento Pedagógico:

Este macrocampo deverá desenvolver atividades articuladas aos componentes curriculares, tendo como referência os objetivos constantes no Projeto Político Pedagógico, elaborado a partir do diagnóstico realizado pela escola. O macrocampo Acompanhamento Pedagógico poderá contemplar uma ou mais áreas de conhecimento, disciplinas ou conjunto de componentes curriculares, podendo focar em temáticas de interesse geral e conteúdos. As ações de acompanhamento pedagógico poderão envolver turmas completas ou grupos de estudantes em função da proposta apresentada. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola, ou ainda, com outros programas e projetos tendo em vista as expectativas dos estudantes em relação à sua trajetória de formação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.

2. Iniciação Científica e Pesquisa:

Este macrocampo deverá desenvolver atividades que integram teoria e prática, compreendendo a organização e o desenvolvimento de conhecimentos científicos nas áreas das ciências exatas, da natureza e humanas. As atividades relacionadas à Iniciação Científica deverão ser desenvolvidas utilizando laboratórios e outros espaços, por meio projetos de estudo e de pesquisas de campo envolvendo conteúdos de uma ou mais áreas de conhecimento, com vistas ao aprofundamento e à investigação organizada sobre fatos, fenômenos e procedimentos. Deverão contemplar o desenvolvimento de metodologias para a sistematização do conhecimento, por meio da experimentação, da vivência e da observação dos fatos e fenômenos, da coleta e análise de dados e informações e a reflexão sobre os resultados alcançados. As atividades de cunho científico deverão permitir a interface com o mundo do trabalho na sociedade contemporânea, com as tecnologias sociais e sustentáveis, com a economia solidária e criativa, o meio ambiente e outras temáticas presentes no contexto do estudante. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

3. Cultura Corporal:

Este macrocampo deverá desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento da consciência corporal e do movimento, a compreensão da relação entre o corpo e as emoções e, entre o indivíduo, o outro e o mundo, abordando também a importância de atitudes saudáveis. As atividades deverão considerar a identidade local e o intercâmbio com outras culturas e as propostas poderão contemplar esportes de campo e de mesa, artes marciais ou outras atividades corporais (malabarismo, yoga, tai chi chuam, maculelê, capoeira, dentre outras). As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

4. Cultura e Arte:

Este macrocampo deverá desenvolver conhecimentos que incorporem práticas de elaboração nas diversas formas de expressão artística, bem como atividades relacionadas à apreciação e análise da produção artística (pintura, dança, música, reciclagem (5 R5) e ecotécnicas, cinema, teatro e contação de história, dentre outras), ampliando o desenvolvimento do estudante em aspectos relacionados ao senso estético, à relação entre cultura, arte, relações sociais, entre outras. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

5. Comunicação e uso de mídias:

Este macrocampo deverá desenvolver os processos relacionados à educomunicação e as ações deverão orientar e propor vivências em espaços de atuação que permitam ao jovem acesso às diferentes mídias e tecnologias da informação e da comunicação ampliando a compreensão de métodos, dinâmicas e técnicas. As atividades deverão possibilitar a criação de condições para a utilização dos instrumentos e ferramentas disponíveis, das formas e possibilidades de comunicação e de processos criativos, assim como viabilizar a reflexão sobre o uso crítico das diversas tecnologias em diferentes espaços do convívio social(fanzine, informática e tecnologia da Informação, rádio escolar, jornal escolar, histórias em quadrinhos, fotografia, vídeos, dentre outros). As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

6. Cultura Digital:

Este macrocampo deverá criar condições e espaços necessários para que o jovem tenha acesso às ferramentas, aos instrumentos e ás informações que possibilitem compreender a amplitude da cultura digital e suas múltiplas modalidades de comunicação. As atividades deverão possibilitar o desenvolvimento de habilidades para a comunicação em linguagem comum digital nas dimensões local e global, de tempo real e, estabelecer formas de interação que permitam utilizar o ambiente digital em diferentes espaços da vida - trabalho, desenvolvimento de pesquisa, acesso e produção de conhecimento, redes sociais, participação política -, ampliando e potencializando o uso de instrumentos tecnológicos como ferramentas que contribuem para a produção de conhecimentos. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

7. Participação estudantil:

Este macrocampo deverá desenvolver ações de incentivo à atuação e organização da juventude nos seus processos de desenvolvimento pessoal, social e de vivência política. As atividades deverão possibilitar o desenvolvimento de metodologias e oportunidades que ampliem as condições de participação e assegurem a pluralidade de manifestação da juventude, estabelecendo formas de apoio para o desenvolvimento de alternativas estruturadas de organização (Constituir e/ou fortalecer a Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola; Construir a Agenda 21 na Escola, Grêmio, dentre outros), representação e participação estudantil no contexto escolar e social. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

8. Leitura e Letramento:

Este macrocampo deverá criar alternativas de leitura e produção de textos, explorando diversos gêneros que possibilitem ao estudante utilizar, desenvolver e apreender estratégias para a compreensão da leitura e a organização da escrita em formas mais complexas. As atividades deverão propiciar experiências que desenvolvam habilidades necessárias à compreensão crítica das leituras realizadas focando na leitura e interpretação de textos, em estudos sobre autores da literatura local, nacional e estrangeira e na proposição de projetos que permitam a vivência de situações de uso da leitura e da escrita relacionadas ao cotidiano e à vida do estudante. As atividades propostas neste macrocampo poderão ser desenvolvidas para o ensino e o estudo de línguas estrangeiras e, estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

Para pensar...

Para pensar...