Histórico da Escola

A ESCOLA ESTADUAL PROF. NILTON BALIEIRO MACHADO foi criada e denominada com tal por meio do Decreto Estadual Nº 0981/04*, de 20 de abril de 2004. A publicação do referido decreto coincidiu com a inauguração da nova escola, localizada na Rua 05, esquina com 15ª avenida, nº 809 - Bairro Marabaixo III, CEP 68909-880, Cidade de Macapá-AP. Foi nomeada a primeira diretora da escola a professora Laura Núbia Sousa Cavalcante. As aulas iniciaram dois dias após a inauguração e o ano letivo se estendeu até fevereiro de 2005. A escola funcionava em três turnos o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série (matutino), 5 a 8ª série e o Ensino Médio Regular (vespertino) e Educação de Jovens e Adultos de 1ª à 4ª Etapas(noturno). O número de funcionários naqueles primeiros meses era muito reduzido, o que levou a escola muitas vezes a receber a colaboração dos moradores do bairro para a realização de alguns serviços de limpeza. A quantidade de funcionários aumentou após a criação do caixa escolar em julho de 2004.
Em meados de 2005, assumiu a direção da escola o gestor Carlos Maciel de Medeiros, permanecendo até o mês de janeiro de 2007, a partir do mês de fevereiro assumiu a gestão a professora Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves, contribuindo de forma significativa para os avanços da escola, como exemplo a construção do Projeto Político Pedagógico e a legalidade da escola diante dos órgãos competentes. O projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado originou-se da necessidade de uma reflexão profunda sobre a prática pedagógica e da função social da escola, pautando-se em princípios que revelam os sonhos, anseios, crenças, desejos da comunidade escolar de construir uma sociedade justa onde todos possam usufruir dos bens sociais. A proposta pedagógica está pautada na concepção filosófica e tendência educacional voltada à educação Libertadora e Crítica Social dos Conteúdos tendo o homem como ser social e tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico, tecnológico e filosófico. A proposta pedagógica foi elaborada de forma participativa, em conformidade com os princípios éticos, políticos e estéticos, visando ser o instrumento de transformação na medida em que expressa o compromisso com a caminhada coletiva. A sua organização segue as orientações da Lei de diretrizes e bases da educação Nacional - LDB nª 9394/96; Diretrizes do Ensino Fundamental (Parecer 04/98) e do Ensino Médio (Parecer 015/98); Parâmetros do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e orientações do Conselho Estadual de Educação. A Escola foi reconhecida pela Resolução nº 074/08-CEE/AP, de 19 de dezembro de 2008 - Reconhece o Ensino Fundamental - 1ª à 8ª serie, 1ª à 4ª Etapas da Modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 1ª à 3ª série do Ensino Médio ministrados pela escola, com vigência de 5 (cinco) anos. No ano de 2011, assumiu a direção o professor Edfran Lobato até julho de 2012 foi quando se iniciou o processo de revisitação do Projeto Político Pedagógico. As propostas foram encaminhadas para que a escola conseguisse a obtenção da renovação do reconhecimento do ensino ministrado perante o Conselho Estadual da educação no fim do ano de 2013. Foi na gestão do professor Edfran que o blog da escola foi criado com a finalidade de divulgar atividades, eventos e os projetos desenvolvidos na escola proporcionando à comunidade escolar troca de experiências, notícias, atividades culturais/esportivas e pedagógicas. No início do ano letivo outra novidade a escola aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador. Os alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio no horário vespertino foram os primeiros a participarem do programa. Os alunos do turno da noite continuaram no Ensino Médio Regular. 
Em julho de 2012, assumiu a direção a professora Elba Rosa Dias que com tino empreendedor conseguiu várias benfeitorias mesmo diante de dificuldades financeiras por conta dos bloqueios e sequestros do dinheiro da conta da escola, mas que não deixou de realizar os projetos pedagógicos, sociais e culturais da escola.
Em março de 2015, assumiu a gestão a professora Rita do Socorro Reis Gonçalves que tem como compromisso a qualidade da educação amapaense em particular desta unidade escolar.
A escola funciona com os seguintes níveis/modalidades:
Ensino Fundamental , Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. 
Horário de funcionamento/2014:
· Manhã
Ensino Fundamental/Série:(de 8 anos): 6ª, 7ª e 8ª série
Ensino Fundamental/Ano (de 9 anos): 5º ano e 6º ano
· Tarde
Ensino Fundamental/Série: 7ª a 8ª série
Ensino Médio Inovador: 1º , 2º e 3º ano
· Noite
Educação de Jovens e Adultos (EJA): 2ª, 3ª e 4ª Etapa
Ensino Médio Regular: 1º , 2º e 3º ano

A escola atende um total de 1.980 alunos da comunidade dos bairros Marabaixo I, II, III e IV , além da comunidade do Goiabal, Coração e  Km 9, das linhas A,B.C.D.E.F.G.H. Atualmente, a Escola é ponto de referência para diversas ações de cunho sócio-educativas.

Número de alunos matriculados em 2013 -  1723 alunos
Número de alunos matriculados em 2014 - 1861 alunos
Número de alunos matriculados em 2015 - 1980 alunos

 * Portaria de Credenciamento: Decreto Estadual Nº 0981, de 20 de abril de 2004/GEA

Atualizado em 04 de junho de 2015.

32 comentários:

Unknown disse...

por favor quero uma vaga a noite 1 ano no nilton balieiro machado mim ajudem meu numero 991334614

valber speed disse...

Gostaria de saber o email da instituição.

Unknown disse...

Gostaria de uma vaga pra 4 etapa a noite por favor meu n:992055353

Unknown disse...

Eu gostaria de uma vaga 4 etapa por favor meu n: 992055353

Unknown disse...

Por favor vocês poderiam conseguir uma vaga para o 6ano?

Unknown disse...

meu número é 991039543.

Unknown disse...

Por favor quero uma vaga patp o 4 ano meu número 96-991004568

Unknown disse...

Gostaria de saber se tem livros do 2° ano do ensino médio disponível ?

Unknown disse...

Gostaria de emitir o meu certificado
Meu número (11) 97629 6472

Unknown disse...

Ainda estão recebendo atividades dos bimestres
de 2020?

Unknown disse...

Como faço pra entregar os documento

Unknown disse...

Como faço pra entrega a ressalva?

Unknown disse...

Meu número 991708044

Unknown disse...

Como faço pra entregar a documentação da matrícula do meu filho me responde por favor

Unknown disse...

Sim

Unknown disse...

Queria saber ser ainda tem vagas por eja a noite

Unknown disse...

Boa tarde, eu queria meu histórico escolar ou uma declaração por bia e-mail ou zap e urgente? Meu zap 65996311368 me chamo Lucicleia Ferreira Campos

Unknown disse...

Olá! Fui aluno nessa escola e desejo saber se existe histórico de tempo que estudei, eu ( Lidielson Madureira da Silva) estou estou morando em Guarapari-ES, no mesmo quero voltar a estudar. Preciso que me ajudem

Unknown disse...

Preciso do contato da direção da escola

Unknown disse...

Meu zap 984045883

Unknown disse...

Como faco pra fazer pedido do meu historico

Unknown disse...

Quero o meu histórico escolar, como faço para conseguir.
Porque estou morando em outra cidade, e não dar pra mim pega ai. Então tem que se pelo email

Unknown disse...

Meu email : fbenedito063@gmail.com

Unknown disse...

Quero duas vagas pra a noite do 1 ano do ensino médio

Meu numero pra contato 96991735812

Unknown disse...

Como faço para conseguir fazer minha matrícula

Unknown disse...

Olá, boa tarde!
Me chamo Danielle, me mudei recentemente aí para o marabaixo 4, gostaria de transferir minha filha para essa escola, pois não quero que a mesma perca o ano letivo.

Unknown disse...

Meu watsaap: 984146531, me deem retorno por gentileza...aguardo.

Unknown disse...

Gostaria de saber o nome da diretora atual

Unknown disse...

Quero o número do whatsapp da instituição ou me chame no whatsapp 96981123221

Unknown disse...

Preciso de um retorno.?si possivel😢

Unknown disse...

Olá, boa tarde!
Ainda tem vaga disponível para o 8 ano do ensino fundamental?

Unknown disse...

Meu watsaap 984146531, me dê retorno por favor.

Para pensar...

Para pensar...