Projeto Político Pedagógico - PPP

Projeto Político Pedagógico - PPP
" No ano de 2007 iniciou o processo de construção da Proposta Pedagógica da Escola por meio de reuniões e sistematização dos dados, culminando na versão final aprovada pelo Conselho Estadual de Educação que efetivou o reconhecimento da Instituição de Ensino no dia 18 de dezembro de 2008, destacando como principal objetivo buscar o desenvolvimento do senso crítico, tendo como compromisso oferecer à sociedade um ensino de qualidade, forte e abrangente para contribuir com o surgimento do "ser-cidadão" que saiba pensar de forma autônoma e agir coletivamente."











































Direção
Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves
Secretária Escolar
Maria Crescência Fonseca de Souza
 Secretário Administrativo
Caciana Maria Belém Ferreira
 Equipe Pedagógica
Tereza Virginia Américo da Cruz
Daiane Ferreira Sanches
Érika Cristina Amorim Lopes
Comissão do Projeto Político Pedagógico
Oberdan Mascarenhas de Andrade
Tereza Virginia Américo da Cruz
Daiane Ferreira Sanches
Érika Cristina Amorim Lopes
Élson Souza Pantoja
Luciene Pereira Nery
Willian Ferreira de Sousa
Raimundo de Andrade Uchoa
André Lins de Melo
Enilton José Cardoso Júnior
 Moderação e Relatoria
Oberdan Mascarenhas de Andrade
Enilton José Cardoso Júnior
 Coordenação Geral
Oberdan Mascarenhas de Andrade

Dados de Identificação
Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado – Nilton Balieiro

Localização:
Rua 05, Nº 809, esquina com 15ªAvenida -  Marabaixo III
CEP: 68909-880 – Macapá – AP
Telefone: (96) 3212-5339

Entidade Mantenedora:
Governo do Estado do Amapá
Secretaria de Estado e Educação – SEED

Estrutura Escolar
A escola Professor Nilton Balieiro, atende alunos das rede publica de ensino nas modalidades de ensino:
Fundamental (1ª a 8ª Série) – 976 aluno (a)s
Médio (1ª a 3ª série) – 495 aluno (a)s
Educação de Jovens e Adultos (1ª a 4ª etapas) – 288 aluno (a)s
Educação Especial – 30 aluno (a)s

Dependências da Escola
16 Salas de Aula
02 Salas Administrativas
01 Sala para Secretaria Escolar
01 Sala para o corpo técnico
01 Biblioteca
01 Laboratório de informática Educativa – LIED contendo 10 microcomputadores.
01 Sala de Professores
01 Cozinha
01 Refeitório
01 Quadra Coberta
01 Auditório
03 Banheiros( Com 04 Sanitários E 03 Pias Cada)
01 Banheiro Adequado P/ Alunos Com Necessidades Especiais
02 Salas Diversas
01 Biblioteca Virtual – Industria do Conhecimento (parceria com SESI)
01 Sala de TV Escola contendo 01 Aparelho de Televisão, 01 Aparelho de DVD e 100 mídias.

Recursos didáticos
01 Mimeógrafo/ Duplicador a Álcool
01 Retroprojetor
01 aparelho de DVD
01 Microsistem
01 Laboratório de Ciências Móvel

 Apresentação:
O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado origina-se da necessidade de uma reflexão profunda sobre a prática pedagógica e da função social da escola, pautando-se em princípios que revelam os sonhos, anseios, crenças, desejos da comunidade escolar de construir uma sociedade justa onde todos possam usufruir dos bens sociais.
Esta proposta pedagógica - EEPNBM está pautada na concepção filosófica e tendência educacional voltada à educação Libertadora e Critica Social dos Conteúdos tendo o homem como ser social e tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico. A sua organização segue as orientações emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96; Diretrizes do Ensino Fundamental (Parecer 04/98) e do Ensino Médio (Parecer 015/98); Parâmetros do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e orientações do Conselho Estadual de Educação.
Esta proposta pedagógica foi elaborada de forma participativa, em conformidade com os princípios éticos, políticos e estéticos, visando ser o instrumento de transformação na medida em que expressa o compromisso com a caminhada coletiva.

 Histórico
A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado foi criada e denominada como tal por meio do decreto Estadual N° 0981, de 20 de abril de 2004. A publicação do referido decreto coincidiu com a inauguração da nova escola, localizada no bairro Marabaixo III.
No entanto, sua história é contada a partir da existência da escola “Jesus Misericordioso”, que funcionava no centro comunitário do bairro Marabaixo II e onde atualmente funciona a creche “Sementinha de Deus”. O fato é que a escola Professor Nilton Balieiro Machado absorveu a escola “Jesus Misericordioso”. Esta possuía as séries iniciais do Ensino Fundamental (no 1° e 2° turnos) e, também, a educação de jovens e adultos – EJA, funcionando no 3° turno com 1° e 2° etapas. Contava em seu quadro funcional com mais ou menos 11 professores, 2 serventes e 3 cozinheiras. Os alunos eram em torno de 230 (duzentos e trinta).
            A escola Professor Nilton Balieiro Machado além de absorver a escola “Jesus Misericordioso”, abriu espaço para as turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, 3ª e 4ª etapas da EJA, bem como vagas para ensino médio.
Foi nomeada diretora da escola, a professora Laura Núbia Sousa Cavalcante, que era diretora da escola “Jesus Misericordioso” e, após ser exonerada, assumiu em seguida as direção daquele novo estabelecimento de ensino.
As aulas iniciaram dois dias após a inauguração e o ano letivo se estendeu até fevereiro de 2005. O número de funcionários naqueles primeiros meses era muito reduzido, o que levou a escola muitas vezes a ter a colaboração dos moradores do bairro para a realização de alguns serviços como a limpeza. A quantidade de funcionários aumentou após a criação do caixa escolar em julho de 2004.
De lá pra cá, contam-se dias de lutas, empenho, derrotas, vitórias e uma vontade imensa de construir uma sociedade mais justa e igualitária através da educação.

A ESCOLA QUE TEMOS
A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro, está localizada no bairro Marabaixo III, situado na zona oeste da cidade de Macapá, em se tratando de bairro periférico formado em sua maioria por pessoas oriundas de outros estados e municípios do Amapá, onde vivem em precárias condições de moradias e necessidades sociais básicas, suas principais atividades econômicas são oriundas da informalidade. O bairro Marabaixo III apesar de ser um bairro constituído recentemente apresenta-se com características precárias para o bem estar da população, como falta de infra-estrutura (saúde, segurança, lazer, educação,saneamento básico, etc..).  Neste contexto a clientela atendida pela escola não se difere das de outras escolas públicas do Brasil carenciadas de modo geral, muitas vezes desnutridas, provenientes de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de emprego ou atividade econômica. Dentro desse quadro, estudar passa a ser a única forma de adquirir melhores condições de vida.
  Temos alunos na faixa etária de 07 aos 65 anos, pois ofertamos os seguintes níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental (1ª à 8ª séries), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Aceleração da Aprendizagem, que resulta na diversidade de situações ocorridas no interior da escola. Dentre eles podemos destacam-se
um elevado índice de adolescentes grávidas,  a evasão, a reprovação, e o déficit  idade-série que revelam as necessidades da comunidade que compõe a escola .
Contamos com um programa singular: o de aceleração da aprendizagem, que visa a atender alunos com defasagem idade/série, características muito presentes entre nossos alunos, ocasionados pelo alto índice de reprovação e a evasão, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Trabalhamos sob a perspectiva da inclusão escolar com sala de recursos para assessorar nossos alunos com deficiência, que em sua maioria são vítimas da negligência familiar que não assume seu papel no sentido de prover meios para o desenvolvimento de seus filhos, seja no aspecto afetivo, físico  ou cognitivo
Um dos fatores que contribui para alto índice de reprovação e evasão é a falta de acompanhamento das famílias que em sua maioria se eximem da responsabilidade na educação escolar de seus filhos. Para amenizar este quadro adotamos as reuniões bimestrais e as chamadas de urgência quando ocorre alguma situação incomum com os alunos e em caso de não comparecimento a três convocações acionamos o conselho tutelar e o juizado da infância e juventude para que tomem as providências cabíveis no caso de menores que abandonam a escola.  Verifica-se ainda que o cotidiano escolar é marcado por fatos que revelam uma grande incidência de violência entre os alunos interferindo decisivamente no processo educativo. Esta realidade suscitou uma atitude da comunidade escolar em definir ações e propor alternativas para minimizar os problemas enfrentados. Por isso a construção deste projeto vislumbra garantir a qualidade do ensino e a plena organização da instituição escolar identificando caminhos e buscando meios possíveis para alcançarmos nossos objetivos como entidade educadora.
Outro agravante é o elevado índice de ex-presidários que praticaram os mais diversos delitos desde pequenos furtos até tráfico de drogas e homicídios que procuram a escola enviados pelo judiciário para matricula obrigatória sob pena de reclusão. Estes em sua maioria residem no bairro e caracterizam o nível de violência a que estamos expostos.
Neste sentido, fez-se necessário resgatar a identidade da escola onde todos (professores, direção, pais, alunos e funcionários) reconhecem a sua responsabilidade enquanto parte do processo educativo, e isso foi possível mediante as discussões iniciadas no início do ano de 2007 para a construção deste projeto que neste ano ganhou o formato atual e contempla as necessidades da comunidade escolar.
No que se refere à estrutura física, temos uma escola construída recentemente com um espaço excelente com 15 salas de aula amplas, porém ainda não estão climatizadas, que atendem 45 turmas nos três turnos, temos uma biblioteca em parceria com o SESI , um laboratório de informática educativa, uma tele-sala, um auditório com capacidade para 90(noventa) pessoas, uma quadra poliesportiva, que necessita de reformas urgentes já solicitadas aos órgãos competentes e o setor administrativo composto palas secretarias escolar e administrativa, direção e serviço técnico pedagógico que estão localizadas no pavilhão de entrada facilitando o acesso. É importante destacar que nossa escola  é o centro das atenções do bairro, talvez por ser o único espaço de que a comunidade dispõe para desempenhar suas atividades educativas, de lazer, culturais e outras mais sendo que as programações que realizamos tem participação massiva.
Atualmente a escola segue o regimento interno padrão da SEED, e quanto à sistemática de avaliação já foi elaborada uma proposta concomitante com o Projeto Político Pedagógico, enquanto aguardamos os trâmites trabalhamos respaldados pela sistemática  padrão da SEED, adotando-se como instrumentos: a recuperação paralela e a final, além da dependência, que reduziu significativamente o índice de reprovação.
Durante o ano letivo são realizadas atividades que visam promover momento de reflexão e planejamento para os professores que (re) discutem os conteúdos programáticos, elaboram a proposta curricular, pautando-se no desenvolvimento das competências e habilidades de cada disciplina, bem como reuniões coletivas periódicas com todos o segmentos a fim de discutir os problemas e definir metas para solucioná-los. Além de reuniões com pais e responsáveis para estreitar a relação escola-comunidade e as atividades sócio-educativas dentre as quais destacamos:

“PROJETO NILTON EM AÇÃO”
Sub-Projeto:Nilton em Ação
Objetivo: Promover a integração entre a Escola e Comunidade.
Metodologia: Promover debates sobre problemas relevantes à comunidade e oferecer serviços sociais essenciais à comunidade (atendimento médico, odontológico, emissão de documentos, atividades desportivas,etc.)
Período de Realização: Primeiro semestre de cada ano letivo.

Projeto: Forrozão Niltano.
Objetivo: Resgatar com a comunidade a importância de se manter uma festa tradicional e a socialização deste momento festivo, promovendo um encontro entre a comunidade, colegas e amigos.
Metodologia:
  • Elaboração e implementação do projeto;
  • Reunião para distribuição das tarefas entre todos os servidores da escola;
  • Apresentação do regulamento da Gincana e atividades do evento;
  • Reunião com os coordenadores das equipes de trabalho;
  • Ornamentação e armação das barracas;
  • Realização do evento;
  • Avaliação do Evento;
Período de Realização: Mês de Junho de cada ano

Projeto: Semente da Inclusão
Objetivo: Promover a formação continuada dos professores da escola, no que diz respeito à inclusão dos alunos com necessidades especiais.
Metodologia: Seminários, exposições, palestras e oficinas.
Período de Realização: Semestralmente

“PROJETO NILT’ART”
Sub-Projeto: Luau Folclórico
Objetivo: Promover a integração da comunidade escolar, através das manifestações culturais.
Metodologia: Envolver os alunos em pesquisas, exposições e apresentações referentes às manifestações culturais.
Período de Realização: Agosto de cada ano letivo.

Sub-Projeto: Mostra Cientifica
Objetivo: Apresentar trabalhos técnicos, científicos e culturais elaborados pelos educandos à comunidade escolar.
Metodologia: Exposição de trabalhos científicos e expressões culturais.
Período de Realização: Segundo semestre de cada ano letivo.

Projeto: TV Escola
Objetivo: aperfeiçoar e valorizar a ação dos professores da escola, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e a melhorar a qualidade do ensino. 
Metodologia: Dinamização das atividades de sala-de-aula; preparação de atividades extra-classe, recuperação e aceleração de estudos,  utilização de vídeo como apoio pedagógico e oficinas pedagógicas;
Período de Realização: Durante o ano letivo.

Projeto: Indústria do Conhecimento
Objetivo:
Metodologia:
Período de Realização: Durante o ano letivo.

Cada projeto conta com a adesão massiva dos professores e funcionários que apostam em melhorias para a realidade hoje vivenciada, sendo que a maioria dos que trabalham na escola mora no próprio bairro e convivem com as mazelas nele presentes. Fazer parte desta equipe é um desafio que todos aceitam pelo compromisso que têm com as transformações da sociedade como profissionais da educação.
Neste sentido a EEPNBM, visa antes de tudo promover a cidadania e buscar meios para oferecer uma educação de qualidade, para isso é preciso enfrentar os desafios e agravantes sócio-políticos e econômicos que permeiam a realidade desta comunidade, bem como os aspectos que envolvem as relações presentes no contexto escolar (professor-aluno-professor, professor-direção-professor, escola-comunidade-escola), que determinam os caminhos que seguiremos em busca do cumprimento da missão da escola.

Dimensão financeira

A administração da escola conta com recursos tanto do governo do estado quanto do governo federal
Visão
Os valores que perpassam o processo de aprendizagem da EEPNBM têm por objetivo formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livre (aprender a pensar); servir a todos com alegria (aprender a fazer) e agir como verdadeiros cidadãos (aprender a conviver em sociedade). A sociedade espera da EEPNBM, por meio dos contextos educacionais, um novo patamar de consciência em que predomine a liberdade no mundo de formação, igualdade no mundo jurídico e a fraternidade no mundo econômico e cientifico.

Missão da Escola Nilton Balieiro
Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios éticos, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

Valores e princípios da gestão
Compromisso
Desenvolvermos nossas atividades com RESPONSABILIDADE e DEDICAÇÃO para a melhor formação do aluno.

Liderança
Acreditamos na habilidade de EDUCAR pelo EXEMPLO e ser admirado pela atitude de coerência entre o discurso e a prática.

Criatividade
Valorizamos a capacidade de INOVAÇÃO contínua voltada para uma APRENDIZAGEM PRAZEROSA e ao mesmo tempo ÚTIL à formação do aluno.

Segurança
Desenvolvermos nossas atividades com DISCIPLINA, respeitando a vida, os direitos e deveres para a boa convivência.

Postura ética
Valorizamos o COMPORTAMENTO MORAL no exercício da profissão de educador.

Espírito de Equipe
Valorizamos o TRABALHO COOPERATIVO para o desenvolvimento da INTERDISCIPLINARIDADE e do exercício da SOLIDARIEDADE.

Coerência
Acreditamos na HONESTIDADE e no RESPEITO ao próximo; visto que nossas ações são reflexos daquilo que praticamos, da forma que pensamos e do modo que agimos.

Objetivo da Proposta Pedagógica
1- Atender às necessidades e expectativas educacionais do bairro Marabaixo através da prática pedagógica Libertadora e Critica Social dos Conteúdos;
2- Renovar constantemente em busca da qualidade;
3- Desenvolver a capacidade na resolução de conflitos;
4- Destacar a importância do relacionamento;
5- Garantir o compromisso com a realidade social.

Missão Educacional
A missão educacional explicita a crença na vida, na capacidade de cada um de compreender a realidade e nela atuar, tornando-a melhor e a si mesmo.
É, por conseguinte, nossa responsabilidade como instituição compreender o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro.
Na escola Nilton Balieiro trabalhamos para que exista:
  • A vitalidade que propicia a renovação constante em busca da qualidade;
  • A sensibilidade que clarifica os sentimentos e ações;
  • A ternura do acolhimento a todos;
  • A sabedoria que mostra o melhor caminho;
  • A firmeza na tomada das decisões;
  • A necessidade da indagação;
  • A alegria da descoberta;
  • O valor da crítica que constrói;
  • A coragem da denúncia; o poder da ação.

Objetivo
Objetivo Geral da Escola Nilton Balieiro Machado
Buscar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, tendo como compromisso oferecer à sociedade um ensino de qualidade, forte e abrangente para contribuir com o surgimento do “ser-cidadão” que saiba pensar de forma autônoma e agir coletivamente.

Objetivos dos Cursos
Ensino Fundamental
Objetivo Geral
Inserir o aluno num processo sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber, reconhecendo a individualidade de cada um, e também valorizando o coletivo, através do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de capacidades, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade ao restabelecer o equilíbrio entre a formação tecnológica do indivíduo, a sua formação humana e a sua dimensão espiritual.

Objetivos Específicos
  • Possibilitar a dialogicidade aberta, curiosa, indagadora e reflexiva;
  • Possibilitar a vivência e experiência da pesquisa nas diversas áreas do conhecer, fazer, ser e conviver;
  • Apresentar e estimular o conhecimento sobre o patrimônio cultural da humanidade.

Abordagem Curricular
Nesta faixa os alunos encontram-se na fase das operações concretas e formais. Assim respeitando o aspecto sócio-afetivo e as habilidades cognitivas próprias do momento evolutivo do aluno, ao se fazer abordagens cognitivas significativas, traçando uma linha de continuidade e pontes entre o concreto e o abstrato, o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o primário e o tecnológico, o público e o privado, o individual e o coletivo.

Ensino Médio
Objetivo geral
Inserir o aluno num processo sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber, reconhecendo a individualidade de cada um, e também valorizando o coletivo, através do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de capacidades, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade ao restabelecer o equilíbrio entre a formação tecnológica do indivíduo, a sua formação humana e a sua dimensão espiritual, aprofundando  os conhecimentos sistematizados pelos estudantes visando criar condições para a continuidade dos estudos em direção à Universidade.

Objetivos específicos:
  • Desenvolver práticas de laboratório, saídas de campo, visitas técnicas para integrar a dimensão teórica e prática considerando o currículo definido.
  • Oportunizar recuperação de estudos para favorecer o bom desempenho do estudante.
  • Acompanhar sistematicamente a vida escolar do estudante para estabelecer efetivas parcerias com as famílias.

Abordagem Curricular
A dimensão pedagógica do currículo do ensino médio segue parâmetros tradicionais, o que também significa comprometimento com a criatividade. A tradição nesse aspecto implica o vínculo com o futuro que tem relação com o acesso à Universidade. Os conteúdos selecionados estão norteados pelas exigências da vida acadêmica. Aos docentes cabe estabelecer a interação necessária entre a tradição e a inovação. Existe espaço institucional para a avaliação das práticas de aprendizagem e de convivência considerando a participação de todos os sujeitos envolvidos(pais, alunos, professores e equipe diretiva).
Educação de Jovens e Adultos
Objetivo Geral
A proposta pedagógica parte do princípio de que a construção de uma educação básica para jovens e adultos - voltada para a cidadania - não se resolve apenas garantindo oferta de vagas, mas proporcionando ensino comprometido com a qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento e de estar atentos às dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar. Constituem o objetivo geral do EJA, três funções básicas. São elas:
  • Reparadora: refere-se à entrada de jovens e adultos no âmbito dos direitos civis. A restauração de um direito a eles negado - o direito a uma escola de qualidade;
  • Equalizadora: relaciona-se à igualdade de oportunidades que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social e nos demais canais de participação;
  • Qualificadora: diz respeito à educação permanente, com base no caráter incompletude do humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares.
Objetivos Específicos
A Educação de Jovens e Adultos – EJA, enquanto modalidade educacional que atende a educandos-trabalhadores, tem como finalidade e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo a que os educandos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Para isso a EJA tem que:
  • Ter acesso a outros graus e modalidades de ensino;
  • Priorizar a formação integral voltada para o desenvolvimento de capacidades e competências adequadas, para que todos possam enfrentar, no marco do desenvolvimento sustentável, as novas transformações científicas e tecnológicas e seu impacto na vida social e cultural;
  • Contribuir para a formação de cidadãos democráticos, mediante o ensino dos direitos humanos, o incentivo à participação social ativa e crítica, o estímulo à solução pacífica de conflitos e a amenizar os preconceitos culturais e a discriminação, por meio de uma educação intercultural;
  • Promover a aprendizagem dos valores de justiça, solidariedade e tolerância, para que se desenvolva a autonomia intelectual e moral dos alunos envolvidos na EJA;
  • Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social; a certeza de que todos são capazes de aprender;
  • Elaborar e implementar currículos flexíveis, diversificados e participativos, que sejam definidos a partir das necessidades e dos interesses do grupo. O fato de que os jovens e adultos deste país precisam construir diferentes capacidades e que a apropriação de conhecimentos socialmente elaborados é a base para a construção da cidadania e de sua identidade

Abordagem Curricular
Tendo em vista este papel, a educação deve voltar-se para uma formação na qual os educandos-trabalhadores possam: aprender permanentemente, refletir criticamente; agir com responsabilidade individual e coletiva; participar do trabalho e da vida coletiva; comportar-se de forma solidária; acompanhar a dinamicidade das mudanças sociais; enfrentar problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a partir da utilização metodologicamente adequada de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos. (KUENZER, 2000, p. 40), considerando-se a essência de cada componente curricular e a sua importância, de modo que não venha suprimir qualquer conteúdo que venha comprometer a formação do educando. Sendo assim, para a concretização de uma prática administrativa e pedagógica verdadeiramente voltada à formação humana, é necessário que o processo ensino-aprendizagem, na Educação de Jovens e Adultos seja coerente com:
a) o seu papel na socialização dos sujeitos, agregando elementos e valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural;
b) o exercício de uma cidadania democrática, reflexo de um processo cognitivo, crítico e emancipatório, com base em valores como respeito mútuo, solidariedade e justiça;
c) os três eixos articuladores do trabalho pedagógico com jovens, adultos e  idosos – cultura, trabalho e tempo;
Segundo as Diretrizes Curriculares Estaduais da EJA, as relações entre cultura, conhecimento e currículo, oportunizam uma proposta pedagógica pensada e estabelecida a partir de reflexões sobre a diversidade cultural, tornando-a mais próxima  da realidade e garantindo sua função socializadora – promotora do acesso ao conhecimento capaz de ampliar o universo cultural do educando – e, sua função antropológica - que considera e valoriza a produção humana ao longo da história.
A compreensão de que o educando da EJA relaciona-se com o mundo do trabalho e que através deste busca melhorar a sua qualidade de vida e ter acesso aos bens produzidos pelo homem, significa contemplar, na organização curricular, as reflexões sobre a função do trabalho na vida humana.
É inerente a organização pedagógico-curricular da EJA, a valorização dos diferentes tempos necessários à aprendizagem dos educandos da EJA, considerando os saberes adquiridos na informalidade das suas vivências e do mundo do trabalho, face à diversidade de suas características.

Educação Especial
A Educação Especial contempla, o atendimento a educandos com necessidades educativas especiais. Considerando a situação em que se encontram individualmente estes educandos, deve-se priorizar ações educacionais específicas e que oportunizem o acesso, a permanência e o êxito destes no espaço escolar.
Uma vez que esta terminologia pode ser atribuída a diferentes grupos de educandos, desde aqueles que apresentam deficiências permanentes até aqueles que, por razões diversas, fracassam em seu processo de aprendizagem escolar, a legislação assegura a oferta de atendimento educacional especializado aos educandos que apresentam necessidades educativas especiais decorrentes de:
  • Deficiências mental, física/neuromotora, visual e auditiva;
  • Condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos; e
  • Superdotação/altas habilidades.
É importante destacar que “especiais” devem ser consideradas as alternativas e as estratégias que a prática pedagógica deve assumir para remover barreiras para a aprendizagem e participação de todos os alunos. (CARVALHO, 2001.).

Desse modo, desloca-se o enfoque do especial ligado ao educando para o enfoque do especial atribuído à educação. Mesmo que os educandos apresentem características diferenciadas decorrentes não apenas de deficiências mas, também, de condições sócio-culturais diversas e econômicas desfavoráveis, eles terão direito a receber apoios diferenciados daqueles normalmente oferecidos pela educação escolar.
Garante-se, dessa forma, que a inclusão educacional realize-se, assegurando o direito à igualdade com eqüidade de oportunidades. Isso não significa o modo igual de educar a todos, mas uma forma de garantir os apoios e serviços especializados para que cada um aprenda, resguardando-se suas singularidades.

Avaliação
Verificação do Rendimento Escolar
A avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução.

Avaliação na Escola Professor Nilton Balieiro Machado
No Ensino Fundamental, a avaliação do aproveitamento escolar do aluno tem por objetivo a verificação das aprendizagens qualitativas e quantitativas, com a preponderância do aspecto qualitativo sobre o aspecto quantitativo. Os resultados da aprendizagem são aferidos através de avaliação sistemática e contínua dos trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras e provas.


Instrumentos de Avaliação
São Instrumentos de avaliação
  1. Todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação;
  2. Provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios (individuais ou em grupo), entre outros, devem avaliar os conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível;
  3. Os instrumentos devem avaliar o aluno passo a passo, de forma contínua;
  4. São igualmente importantes a auto-avaliação e a avaliação formativa;
  5. Toda proposta deve levar o aluno a estar em contato com a construção do conhecimento;
  6. Os instrumentos devem avaliar o raciocínio e a criatividade do aluno.
Critérios de Avaliação
O sistema de avaliação da Escola Nilton Balieiro compreende os critérios de:
  • Avaliação do aproveitamento escolar;
  • Apuração de freqüência, participação e comportamento.
 Sistema de Avaliação
É o mecanismo adotado pela escola para avaliação do conhecimento do aluno nas disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino Fundamental, Médio, EJA e Ensino Especial . O ano letivo da Escola Nilton Balieiro está dividido em 12 (doze) unidades de avaliação, sendo 3 (três) a cada bimestre, perfazendo um total anual de 40 (quarenta) pontos.
As avaliações se darão em regime bimestral seguindo assim a distribuição de notas:
1ª avaliação parcial de 3,00 (três) pontos
2ª avaliação parcial de 3,00 (três) pontos
3ª avaliação final de 4,00 (quatro) pontos
OBS: No final de cada bimestre as notas com décimos devem obedecer ao seguinte:
- Décimos inferiores a 0,5 (cinco décimos) devem ser considerados e nunca excluídos;
E no final de cada ano letivo:
- Décimos iguais ou superiores a 0,5 (cinco décimos) devem ser arredondados para os algarismos subseqüentes, somente na somatória final.

Da Promoção
Será considerado promovido para a série subseqüente ou concluinte do curso, o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
Ao término de cada ano letivo, o aluno será promovido à série seguinte sempre que obtiver a média anual igual ou superior a 24,00(vinte e quatro) 60% (sessenta por cento)  em cada disciplina.

Reavaliação
Será sujeito à única reavaliação, no final do bimestre o aluno (a) que não obtiver nota igual ou superior a 60% (sessenta por cento) do total do bimestre em questão.
Ex: Aluno (a) com nota inferior a 06 (seis) pontos no bimestre terá direito a reavaliação, chamada de reavaliação bimestral.
OBS: Em caso da nota da reavaliação, ser inferior a nota da avaliação bimestral, permanece a nota anterior.

Recuperação Final
A recuperação final valerá 30 (trinta) pontos e será somada com as notas dos bimestres e divido pelos dois instrumentos utilizados na referida recuperação final.
Ex:                        NB + NRF = NF    17+30=47:2=23,5 24,00
                                    2

OBS: Não se submeterá a recuperação final o aluno (a) que:
Não atingir a média igual ou superior a 24 (vinte e quatro) no término do ano letivo, seguindo os critérios:
Serão oferecidos 02 (dois) instrumentos avaliativos na recuperação final.
Não poderá fazer recuperação final o aluno (a) que tiver nota inferior a 17 (dezessete) pontos.
Ex: Aluno com nota final inferior ou igual a 16 (dezesseis) pontos já se encontram retido na referida disciplina.

Dependência
O aluno só poderá cursar 02 disciplinas em caso de dependência, isso para alunos de 5ª (quinta) a 8ª (oitava)  série do Ensino Fundamental e 1ª (primeira)  e 2ª (segunda) série do Ensino Médio. Os alunos da 8ª (oitava) série do Ensino Fundamental, que ficarem em dependência poderão cursar normalmente a 1ª (primeira) séria do ensino médio. Já os alunos da 3ª série do Ensino Médio que ficarem de dependência em mais de 02 (duas)  disciplina terão que repetir a série em questão.

Recuperação Paralela
O aluno de aproveitamento insuficiente será submetido a estudos de recuperação paralela.
Os estudos de recuperação paralela são realizados extraturno, regularmente, no decorrer dos períodos letivos, através de atividades escolares suplementares, orientadas pelo professor da classe, com programação estabelecida pela coordenação pedagógica.

Retenção
Serão considerados retidos:
  • Os alunos que não apresentarem assiduidade compatível à, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas dadas e total de dias letivos;
  • previstos pela legislação educacional em vigor, independentemente do rendimento escolar.
  • Os alunos que apresentarem rendimento escolar inferior a 60% (sessenta por cento) do total das notas adquiridas nos 04 (quatro) bimestres em cada componente curricular, apesar de submetidos às atividades de recuperação e independentemente da assiduidade mínima exigida pela legislação educacional em vigor.
Freqüência
É obrigatória a freqüência às aulas previstas no calendário escolar anual, com necessidade do mínimo de assiduidade correspondente a 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas, nos termos da LDB. Nº. 9.394/96.
As presenças e ausências dos alunos às atividades escolares serão registradas pelos professores e enviadas à Secretaria.
Os dados relativos à apuração de freqüência serão comunicados ao aluno e aos pais ou responsáveis, ao término de cada bimestre.

Classificação
A classificação em uma série específica, exceto a primeira do Ensino Fundamental, será feita para alunos da própria Escola, com aproveitamento da série anterior ou não, ou para alunos vindos por transferência de outra escola.

Projetos Pedagógicos
Projeto: Nilton em Ação
Objetivo: Promover a integração entre a Escola e Comunidade.
Metodologia: Oferecer serviços sociais essênciais à comunidade (atendimento médico, odontológico, emissão de documentos, atividades desportivas,etc.)
Período de Realização: Primeiro semestre de cada ano letivo.

Projeto: Luau Folclórico
Objetivo: Promover a integração da comunidade escolar, através das manifestações culturais.
Metodologia: Envolver os alunos em pesquisas, exposições e apresentações referentes às manifestações culturais.
Período de Realização: Agosto de cada ano letivo.

Projeto: Semente da Inclusão
Objetivo: Promover a formação continuada dos professores da escola, no que diz respeito à inclusão dos alunos com necessidades especiais.
Metodologia: Seminários, exposições, palestras e oficinas.
Período de Realização: Semestralmente

Projeto: Niltarte
Objetivo: Apresentar trabalhos técnicos científicos e culturais elaborados pelos educandos à comunidade escolar.
Metodologia: Exposição de trabalhos científicos e expressões culturais.
Período de Realização: Segundo semestre de cada ano letivo.

Considerações Finais
Este é um projeto que não se encerra aqui. É preciso ser analisado, discutido e aperfeiçoado anualmente ou sempre que necessário, para que sejam feitas adaptações, modificações e alterações de acordo com as propostas metodológicas que forem surgindo e as necessidades inerentes à sociedade que venha construir a comunidade escolar. O que se pensa e se quer é construir e manter uma escola de qualidade, ( um centro de informações e oficinas de aprendizagem) inserida nos novos tempos, e que aponte para a reflexão constante do conceito de educação, que esteja sempre conectada com a sociedade, consciente de seus desafios, formadora de alunos capazes de aprender e conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e de igualdade.
O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, assume internamente um compromisso com a conscientização e transformação sócio – cultural da comunidade, concordando com o fato de que educação é prioridade e que a diversidade regional não se configura como barreira para que propostas e ações pedagógicas inovadoras sirvam de norte para a nossa prática educativa.

 Referencias Bibliográfica

- GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
- Metodologia Histórico-Crítica: processo dialético de construção do conhecimento escolar. Obtida via internet: www.educação on-line.pro.br/metodologia_histórico.asp. Acesso em 28 de jul. 2005.
- LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.
- SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
- Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
- VYGOTSKY,L S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- Ministério da Educação. Resolução n. 2 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de 07 de abril de 1998. Brasília: MEC/CNE, 1998a. Disponível na internet no endereço: http://www.mec.gov.br/cne/ftp/CEB/CEB0298.doc
- Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
- Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999b. 4 v. 188 p. Esta versão dos parâmetros inclui também o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio.



No ano de 2011, sob a direção o professor Edfran Lobato iniciou-se o processo de revisitação do Projeto Político Pedagógico. As propostas foram encaminhadas para que a escola conseguisse a obtenção da renovação do reconhecimento do ensino ministrado perante o Conselho Estadual da educação no fim do ano de 2013. 


Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...