Projeto Político Pedagógico - PPP
" No ano de 2007 iniciou o processo de construção da Proposta Pedagógica da Escola por meio de reuniões e sistematização dos dados, culminando na versão final aprovada pelo Conselho Estadual de Educação que efetivou o reconhecimento da Instituição de Ensino no dia 18 de dezembro de 2008, destacando como principal objetivo buscar o desenvolvimento do senso crítico, tendo como compromisso oferecer à sociedade um ensino de qualidade, forte e abrangente para contribuir com o surgimento do "ser-cidadão" que saiba pensar de forma autônoma e agir coletivamente."
A ESCOLA QUE TEMOS
Considerações Finais
No ano de 2011, sob a direção o professor Edfran Lobato iniciou-se o processo de revisitação do Projeto Político Pedagógico. As propostas foram encaminhadas para que a escola conseguisse a obtenção da renovação do reconhecimento do ensino ministrado perante o Conselho Estadual da educação no fim do ano de 2013.
Direção
Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves
Secretária Escolar
Maria Crescência
Fonseca de Souza
Secretário Administrativo
Caciana Maria Belém Ferreira
Equipe Pedagógica
Tereza Virginia Américo da Cruz
Daiane Ferreira Sanches
Érika Cristina Amorim Lopes
Comissão do Projeto Político Pedagógico
Oberdan Mascarenhas de Andrade
Tereza Virginia Américo da Cruz
Daiane Ferreira Sanches
Érika Cristina Amorim Lopes
Élson Souza Pantoja
Luciene Pereira Nery
Willian Ferreira de Sousa
Raimundo de Andrade Uchoa
André Lins de Melo
Enilton José Cardoso Júnior
Moderação e Relatoria
Oberdan Mascarenhas de Andrade
Enilton José Cardoso Júnior
Coordenação Geral
Oberdan Mascarenhas de Andrade
Dados de Identificação
Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado – Nilton Balieiro
Localização:
Rua 05, Nº 809, esquina com 15ªAvenida - Marabaixo III
CEP: 68909-880 – Macapá – AP
Telefone: (96) 3212-5339
Entidade Mantenedora:
Governo do Estado do Amapá
Secretaria de Estado e Educação – SEED
Estrutura Escolar
A escola Professor Nilton Balieiro, atende alunos das rede publica de
ensino nas modalidades de ensino:
Fundamental (1ª a 8ª Série) – 976 aluno (a)s
Médio (1ª a 3ª série) – 495 aluno (a)s
Educação de Jovens e Adultos (1ª a 4ª etapas) – 288 aluno (a)s
Educação Especial – 30 aluno (a)s
Dependências da Escola
16 Salas de Aula
02 Salas Administrativas
01 Sala para Secretaria Escolar
01 Sala para o corpo técnico
01 Biblioteca
01 Laboratório de informática Educativa – LIED contendo 10
microcomputadores.
01 Sala de Professores
01 Cozinha
01 Refeitório
01 Quadra Coberta
01 Auditório
03 Banheiros( Com 04 Sanitários E 03 Pias Cada)
01 Banheiro Adequado P/ Alunos Com Necessidades Especiais
02 Salas Diversas
01 Biblioteca Virtual – Industria do Conhecimento (parceria com SESI)
01 Sala de TV Escola contendo 01 Aparelho de Televisão, 01 Aparelho de
DVD e 100 mídias.
Recursos didáticos
01 Mimeógrafo/ Duplicador a Álcool
01 Retroprojetor
01 aparelho de DVD
01 Microsistem
01 Laboratório de Ciências Móvel
Apresentação:
O Projeto Político Pedagógico da Escola
Estadual Professor Nilton Balieiro Machado origina-se da necessidade de uma
reflexão profunda sobre a prática pedagógica e da função social da escola,
pautando-se em princípios que revelam os sonhos, anseios, crenças, desejos da
comunidade escolar de construir uma sociedade justa onde todos possam usufruir
dos bens sociais.
Esta proposta pedagógica - EEPNBM está
pautada na concepção filosófica e tendência educacional voltada à educação
Libertadora e Critica Social dos Conteúdos tendo o homem como ser social e tem
como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania,
produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.
A sua organização segue as orientações emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB nº 9394/96; Diretrizes do Ensino Fundamental (Parecer
04/98) e do Ensino Médio (Parecer 015/98); Parâmetros do Ensino Fundamental e
do Ensino Médio; e orientações do Conselho Estadual de Educação.
Esta proposta pedagógica foi elaborada
de forma participativa, em conformidade com os princípios éticos, políticos e
estéticos, visando ser o instrumento de transformação na medida em que expressa
o compromisso com a caminhada coletiva.
Histórico
A Escola Estadual Professor Nilton
Balieiro Machado foi criada e denominada como tal por meio do decreto Estadual
N° 0981, de 20 de abril de 2004. A publicação do referido decreto coincidiu com
a inauguração da nova escola, localizada no bairro Marabaixo III.
No entanto, sua história é contada a
partir da existência da escola “Jesus Misericordioso”, que funcionava no centro
comunitário do bairro Marabaixo II e onde atualmente funciona a creche
“Sementinha de Deus”. O fato é que a escola Professor Nilton Balieiro Machado
absorveu a escola “Jesus Misericordioso”. Esta possuía as séries iniciais do
Ensino Fundamental (no 1° e 2° turnos) e, também, a educação de jovens e
adultos – EJA, funcionando no 3° turno com 1° e 2° etapas. Contava em seu
quadro funcional com mais ou menos 11 professores, 2 serventes e 3 cozinheiras.
Os alunos eram em torno de 230 (duzentos e trinta).
A escola Professor
Nilton Balieiro Machado além de absorver a escola “Jesus Misericordioso”, abriu
espaço para as turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, 3ª e 4ª etapas
da EJA, bem como vagas para ensino médio.
Foi nomeada diretora da escola, a
professora Laura Núbia Sousa Cavalcante, que era diretora da escola “Jesus
Misericordioso” e, após ser exonerada, assumiu em seguida as direção daquele
novo estabelecimento de ensino.
As aulas iniciaram dois dias após a
inauguração e o ano letivo se estendeu até fevereiro de 2005. O número de
funcionários naqueles primeiros meses era muito reduzido, o que levou a escola
muitas vezes a ter a colaboração dos moradores do bairro para a realização de
alguns serviços como a limpeza. A quantidade de funcionários aumentou após a
criação do caixa escolar em julho de 2004.
De lá pra cá, contam-se dias de lutas,
empenho, derrotas, vitórias e uma vontade imensa de construir uma sociedade
mais justa e igualitária através da educação.
A ESCOLA QUE TEMOS
A Escola Estadual Professor Nilton
Balieiro, está localizada no bairro Marabaixo III, situado na zona oeste da
cidade de Macapá, em se tratando de bairro periférico formado em sua maioria
por pessoas oriundas de outros estados e municípios do Amapá, onde vivem em
precárias condições de moradias e necessidades sociais básicas, suas principais
atividades econômicas são oriundas da informalidade. O bairro Marabaixo III
apesar de ser um bairro constituído recentemente apresenta-se com
características precárias para o bem estar da população, como falta de
infra-estrutura (saúde, segurança, lazer, educação,saneamento básico, etc..).
Neste contexto a clientela atendida pela escola não se difere das de
outras escolas públicas do Brasil carenciadas de modo geral, muitas vezes
desnutridas, provenientes de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de
emprego ou atividade econômica. Dentro desse quadro, estudar passa a ser a
única forma de adquirir melhores condições de vida.
Temos alunos na faixa etária de 07 aos 65 anos, pois
ofertamos os seguintes níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental (1ª à
8ª séries), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e
Aceleração da Aprendizagem, que resulta na diversidade de situações ocorridas
no interior da escola. Dentre eles podemos destacam-se
um elevado índice de adolescentes grávidas, a evasão, a
reprovação, e o déficit idade-série que revelam as necessidades da
comunidade que compõe a escola .
Contamos com um programa singular: o de
aceleração da aprendizagem, que visa a atender alunos com defasagem
idade/série, características muito presentes entre nossos alunos, ocasionados
pelo alto índice de reprovação e a evasão, principalmente na Educação de Jovens
e Adultos. Trabalhamos sob a perspectiva da inclusão escolar com sala de
recursos para assessorar nossos alunos com deficiência, que em sua maioria são
vítimas da negligência familiar que não assume seu papel no sentido de prover
meios para o desenvolvimento de seus filhos, seja no aspecto afetivo, físico
ou cognitivo
Um dos fatores que contribui para alto
índice de reprovação e evasão é a falta de acompanhamento das famílias que em
sua maioria se eximem da responsabilidade na educação escolar de seus filhos.
Para amenizar este quadro adotamos as reuniões bimestrais e as chamadas de
urgência quando ocorre alguma situação incomum com os alunos e em caso de não
comparecimento a três convocações acionamos o conselho tutelar e o juizado da
infância e juventude para que tomem as providências cabíveis no caso de menores
que abandonam a escola. Verifica-se ainda que o cotidiano escolar é
marcado por fatos que revelam uma grande incidência de violência entre os
alunos interferindo decisivamente no processo educativo. Esta realidade
suscitou uma atitude da comunidade escolar em definir ações e propor
alternativas para minimizar os problemas enfrentados. Por isso a construção
deste projeto vislumbra garantir a qualidade do ensino e a plena organização da
instituição escolar identificando caminhos e buscando meios possíveis para
alcançarmos nossos objetivos como entidade educadora.
Outro agravante é o elevado índice de
ex-presidários que praticaram os mais diversos delitos desde pequenos furtos
até tráfico de drogas e homicídios que procuram a
escola enviados pelo judiciário para matricula obrigatória sob pena de
reclusão. Estes em sua maioria residem no bairro e caracterizam o nível de
violência a que estamos expostos.
Neste sentido, fez-se necessário
resgatar a identidade da escola onde todos (professores, direção, pais, alunos
e funcionários) reconhecem a sua responsabilidade enquanto parte do processo
educativo, e isso foi possível mediante as discussões iniciadas no início do
ano de 2007 para a construção deste projeto que neste ano ganhou o formato
atual e contempla as necessidades da comunidade escolar.
No que se refere à estrutura física,
temos uma escola construída recentemente com um espaço excelente com 15 salas
de aula amplas, porém ainda não estão climatizadas, que atendem 45 turmas nos
três turnos, temos uma biblioteca em parceria com o SESI , um laboratório de
informática educativa, uma tele-sala, um auditório com capacidade para
90(noventa) pessoas, uma quadra poliesportiva, que necessita de reformas
urgentes já solicitadas aos órgãos competentes e o setor administrativo
composto palas secretarias escolar e administrativa, direção e serviço técnico
pedagógico que estão localizadas no pavilhão de entrada facilitando o acesso. É
importante destacar que nossa escola é o centro das atenções do bairro,
talvez por ser o único espaço de que a comunidade dispõe para desempenhar suas
atividades educativas, de lazer, culturais e outras mais sendo que as
programações que realizamos tem participação massiva.
Atualmente a escola segue o regimento
interno padrão da SEED, e quanto à sistemática de avaliação já foi elaborada
uma proposta concomitante com o Projeto Político Pedagógico, enquanto
aguardamos os trâmites trabalhamos respaldados pela sistemática padrão da
SEED, adotando-se como instrumentos: a recuperação paralela e a final, além da
dependência, que reduziu significativamente o índice de reprovação.
Durante o ano letivo são realizadas
atividades que visam promover momento de reflexão e planejamento para os
professores que (re) discutem os conteúdos programáticos, elaboram a proposta
curricular, pautando-se no desenvolvimento das competências e habilidades de
cada disciplina, bem como reuniões coletivas periódicas com todos o segmentos a
fim de discutir os problemas e definir metas para solucioná-los. Além de
reuniões com pais e responsáveis para estreitar a relação escola-comunidade e
as atividades sócio-educativas dentre as quais destacamos:
“PROJETO NILTON EM AÇÃO”
Sub-Projeto:Nilton em Ação
Objetivo: Promover a integração entre a Escola e Comunidade.
Metodologia: Promover debates sobre problemas relevantes à comunidade e oferecer
serviços sociais essenciais à comunidade (atendimento médico, odontológico,
emissão de documentos, atividades desportivas,etc.)
Período de Realização: Primeiro semestre de cada ano letivo.
Projeto: Forrozão Niltano.
Objetivo: Resgatar com a comunidade a importância de se manter uma festa
tradicional e a socialização deste momento festivo, promovendo um encontro
entre a comunidade, colegas e amigos.
Metodologia:
- Elaboração e
implementação do projeto;
- Reunião para
distribuição das tarefas entre todos os servidores da escola;
- Apresentação do
regulamento da Gincana e atividades do evento;
- Reunião com os
coordenadores das equipes de trabalho;
- Ornamentação e
armação das barracas;
- Realização do
evento;
- Avaliação do
Evento;
Período de Realização: Mês de Junho de cada ano
Projeto: Semente da Inclusão
Objetivo: Promover a formação continuada dos professores da escola, no que diz
respeito à inclusão dos alunos com necessidades especiais.
Metodologia: Seminários, exposições, palestras e oficinas.
Período de Realização: Semestralmente
“PROJETO NILT’ART”
Sub-Projeto: Luau Folclórico
Objetivo: Promover a integração da comunidade escolar, através das manifestações
culturais.
Metodologia: Envolver os alunos em pesquisas, exposições e apresentações referentes
às manifestações culturais.
Período de Realização: Agosto de cada ano letivo.
Sub-Projeto: Mostra Cientifica
Objetivo: Apresentar trabalhos técnicos, científicos e culturais elaborados pelos
educandos à comunidade escolar.
Metodologia: Exposição de trabalhos científicos e expressões culturais.
Período de Realização: Segundo semestre de cada ano letivo.
Projeto: TV Escola
Objetivo: aperfeiçoar e valorizar a ação dos professores da escola, enriquecer o
processo de ensino-aprendizagem e a melhorar a qualidade do ensino.
Metodologia: Dinamização das atividades de sala-de-aula; preparação de atividades
extra-classe, recuperação e aceleração de estudos, utilização de vídeo
como apoio pedagógico e oficinas pedagógicas;
Período de Realização: Durante o ano letivo.
Projeto: Indústria do Conhecimento
Objetivo:
Metodologia:
Período de Realização: Durante o ano letivo.
Cada projeto conta com a adesão massiva
dos professores e funcionários que apostam em melhorias para a realidade hoje
vivenciada, sendo que a maioria dos que trabalham na escola mora no próprio
bairro e convivem com as mazelas nele presentes. Fazer parte desta equipe é um
desafio que todos aceitam pelo compromisso que têm com as transformações da
sociedade como profissionais da educação.
Neste sentido a EEPNBM, visa antes de
tudo promover a cidadania e buscar meios para oferecer uma educação de
qualidade, para isso é preciso enfrentar os desafios e agravantes
sócio-políticos e econômicos que permeiam a realidade desta comunidade, bem
como os aspectos que envolvem as relações presentes no contexto escolar
(professor-aluno-professor, professor-direção-professor,
escola-comunidade-escola), que determinam os caminhos que seguiremos em busca
do cumprimento da missão da escola.
Dimensão financeira
A administração da escola conta com
recursos tanto do governo do estado quanto do governo federal
Visão
Os valores que perpassam o processo de
aprendizagem da EEPNBM têm por objetivo formar cidadãos dignos e justos,
capazes de ser livre (aprender a pensar); servir a todos com alegria (aprender
a fazer) e agir como verdadeiros cidadãos (aprender a conviver em sociedade). A
sociedade espera da EEPNBM, por meio dos contextos educacionais, um novo
patamar de consciência em que predomine a liberdade no mundo de formação, igualdade
no mundo jurídico e a fraternidade no mundo econômico e cientifico.
Missão da Escola Nilton Balieiro
Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de
acordo com os princípios éticos, produzindo, sistematizando e socializando o
saber científico, tecnológico e filosófico.
Valores e princípios da gestão
Compromisso
Desenvolvermos nossas atividades com
RESPONSABILIDADE e DEDICAÇÃO para a melhor formação do aluno.
Liderança
Acreditamos na habilidade de EDUCAR
pelo EXEMPLO e ser admirado pela atitude de coerência entre o discurso e a
prática.
Criatividade
Valorizamos a capacidade de INOVAÇÃO
contínua voltada para uma APRENDIZAGEM PRAZEROSA e ao mesmo tempo ÚTIL à
formação do aluno.
Segurança
Desenvolvermos nossas atividades com DISCIPLINA,
respeitando a vida, os direitos e deveres para a boa convivência.
Postura ética
Valorizamos o COMPORTAMENTO MORAL no
exercício da profissão de educador.
Espírito de Equipe
Valorizamos o TRABALHO COOPERATIVO para
o desenvolvimento da INTERDISCIPLINARIDADE e do exercício da SOLIDARIEDADE.
Coerência
Acreditamos na HONESTIDADE e no
RESPEITO ao próximo; visto que nossas ações são reflexos daquilo que
praticamos, da forma que pensamos e do modo que agimos.
Objetivo da Proposta Pedagógica
1- Atender às necessidades e
expectativas educacionais do bairro Marabaixo através da prática pedagógica Libertadora
e Critica Social dos Conteúdos;
2- Renovar constantemente em busca da qualidade;
3- Desenvolver a capacidade na resolução de conflitos;
4- Destacar a importância do relacionamento;
5- Garantir o compromisso com a realidade social.
Missão Educacional
A missão educacional explicita a crença
na vida, na capacidade de cada um de compreender a realidade e nela atuar,
tornando-a melhor e a si mesmo.
É, por conseguinte, nossa responsabilidade como instituição compreender
o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro.
Na escola Nilton Balieiro trabalhamos
para que exista:
- A vitalidade que
propicia a renovação constante em busca da qualidade;
- A sensibilidade que
clarifica os sentimentos e ações;
- A ternura do
acolhimento a todos;
- A sabedoria que
mostra o melhor caminho;
- A firmeza na tomada
das decisões;
- A necessidade da
indagação;
- A alegria da
descoberta;
- O valor da crítica
que constrói;
- A coragem da
denúncia; o poder da ação.
Objetivo
Objetivo Geral da Escola Nilton Balieiro Machado
Buscar o desenvolvimento do senso
crítico, da criatividade, tendo como compromisso oferecer à sociedade um ensino
de qualidade, forte e abrangente para contribuir com o surgimento do
“ser-cidadão” que saiba pensar de forma autônoma e agir coletivamente.
Objetivos dos Cursos
Ensino Fundamental
Objetivo Geral
Inserir o aluno num processo
sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do
saber, reconhecendo a individualidade de cada um, e também valorizando o
coletivo, através do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de
capacidades, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade ao
restabelecer o equilíbrio entre a formação tecnológica do indivíduo, a sua
formação humana e a sua dimensão espiritual.
Objetivos Específicos
- Possibilitar a
dialogicidade aberta, curiosa, indagadora e reflexiva;
- Possibilitar a
vivência e experiência da pesquisa nas diversas áreas do conhecer, fazer,
ser e conviver;
- Apresentar e
estimular o conhecimento sobre o patrimônio cultural da humanidade.
Abordagem Curricular
Nesta faixa os alunos encontram-se na
fase das operações concretas e formais. Assim respeitando o aspecto
sócio-afetivo e as habilidades cognitivas próprias do momento evolutivo do
aluno, ao se fazer abordagens cognitivas significativas, traçando uma linha de
continuidade e pontes entre o concreto e o abstrato, o cotidiano e o
científico, o racional e o afetivo, o primário e o tecnológico, o público e o
privado, o individual e o coletivo.
Ensino Médio
Objetivo geral
Inserir o aluno num processo
sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do
saber, reconhecendo a individualidade de cada um, e também valorizando o coletivo,
através do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de
capacidades, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade ao
restabelecer o equilíbrio entre a formação tecnológica do indivíduo, a sua
formação humana e a sua dimensão espiritual, aprofundando os
conhecimentos sistematizados pelos estudantes visando criar condições para a
continuidade dos estudos em direção à Universidade.
Objetivos específicos:
- Desenvolver
práticas de laboratório, saídas de campo, visitas técnicas para integrar a
dimensão teórica e prática considerando o currículo definido.
- Oportunizar
recuperação de estudos para favorecer o bom desempenho do estudante.
- Acompanhar
sistematicamente a vida escolar do estudante para estabelecer efetivas
parcerias com as famílias.
Abordagem Curricular
A dimensão pedagógica do currículo do
ensino médio segue parâmetros tradicionais, o que também significa
comprometimento com a criatividade. A tradição nesse aspecto implica o vínculo
com o futuro que tem relação com o acesso à Universidade. Os conteúdos
selecionados estão norteados pelas exigências da vida acadêmica. Aos docentes
cabe estabelecer a interação necessária entre a tradição e a inovação. Existe
espaço institucional para a avaliação das práticas de aprendizagem e de
convivência considerando a participação de todos os sujeitos envolvidos(pais,
alunos, professores e equipe diretiva).
Educação de Jovens e Adultos
Objetivo Geral
A proposta pedagógica parte do
princípio de que a construção de uma educação básica para jovens e adultos -
voltada para a cidadania - não se resolve apenas garantindo oferta de vagas,
mas proporcionando ensino comprometido com a qualidade, ministrado por
professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas
diferentes áreas do conhecimento e de estar atentos às dinâmicas sociais e suas
implicações no âmbito escolar. Constituem o objetivo geral do EJA, três
funções básicas. São elas:
- Reparadora:
refere-se à entrada de jovens e adultos no âmbito dos direitos civis. A
restauração de um direito a eles negado - o direito a uma escola de
qualidade;
- Equalizadora:
relaciona-se à igualdade de oportunidades que possibilite oferecer aos
indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social e nos
demais canais de participação;
- Qualificadora: diz respeito à educação
permanente, com base no caráter incompletude do humano, cujo potencial de
desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou
não-escolares.
Objetivos Específicos
A Educação de Jovens e Adultos – EJA,
enquanto modalidade educacional que atende a educandos-trabalhadores, tem como
finalidade e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à
cultura geral, de modo a que os educandos venham a participar política e
produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso
político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Para
isso a EJA tem que:
- Ter acesso a outros graus e modalidades de
ensino;
- Priorizar a
formação integral voltada para o desenvolvimento de capacidades e
competências adequadas, para que todos possam enfrentar, no marco do
desenvolvimento sustentável, as novas transformações científicas e
tecnológicas e seu impacto na vida social e cultural;
- Contribuir para a
formação de cidadãos democráticos, mediante o ensino dos direitos humanos,
o incentivo à participação social ativa e crítica, o estímulo à solução
pacífica de conflitos e a amenizar os preconceitos culturais e a
discriminação, por meio de uma educação intercultural;
- Promover a
aprendizagem dos valores de justiça, solidariedade e tolerância, para que
se desenvolva a autonomia intelectual e moral dos alunos envolvidos na
EJA;
- Aumentar a
auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem,
valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social; a
certeza de que todos são capazes de aprender;
- Elaborar e
implementar currículos flexíveis, diversificados e participativos, que
sejam definidos a partir das necessidades e dos interesses do grupo. O
fato de que os jovens e adultos deste país precisam construir diferentes
capacidades e que a apropriação de conhecimentos socialmente elaborados é
a base para a construção da cidadania e de sua identidade
Abordagem Curricular
Tendo em vista este papel, a educação
deve voltar-se para uma formação na qual os educandos-trabalhadores possam:
aprender permanentemente, refletir criticamente; agir com responsabilidade
individual e coletiva; participar do trabalho e da vida coletiva; comportar-se
de forma solidária; acompanhar a dinamicidade das mudanças sociais; enfrentar
problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a
partir da utilização metodologicamente adequada de conhecimentos científicos,
tecnológicos e sócio-históricos. (KUENZER, 2000, p. 40), considerando-se a
essência de cada componente curricular e a sua importância, de modo que não
venha suprimir qualquer conteúdo que venha comprometer a formação do educando.
Sendo assim, para a concretização de uma prática administrativa e pedagógica
verdadeiramente voltada à formação humana, é necessário que o processo
ensino-aprendizagem, na Educação de Jovens e Adultos seja coerente com:
a) o seu papel na socialização dos sujeitos, agregando elementos e
valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural;
b) o exercício de uma cidadania democrática, reflexo de um processo
cognitivo, crítico e emancipatório, com base em valores como respeito mútuo,
solidariedade e justiça;
c) os três eixos articuladores do trabalho pedagógico com jovens,
adultos e idosos – cultura, trabalho e tempo;
Segundo as Diretrizes Curriculares
Estaduais da EJA, as relações entre cultura, conhecimento e currículo,
oportunizam uma proposta pedagógica pensada e estabelecida a partir de
reflexões sobre a diversidade cultural, tornando-a mais próxima da
realidade e garantindo sua função socializadora – promotora do acesso ao
conhecimento capaz de ampliar o universo cultural do educando – e, sua função
antropológica - que considera e valoriza a produção humana ao longo da
história.
A compreensão de que o educando da EJA
relaciona-se com o mundo do trabalho e que através deste busca melhorar a sua
qualidade de vida e ter acesso aos bens produzidos pelo homem, significa
contemplar, na organização curricular, as reflexões sobre a função do
trabalho na vida humana.
É inerente a organização pedagógico-curricular
da EJA, a valorização dos diferentes tempos necessários à aprendizagem
dos educandos da EJA, considerando os saberes adquiridos na
informalidade das suas vivências e do mundo do trabalho, face à diversidade de
suas características.
Educação Especial
A Educação Especial contempla, o
atendimento a educandos com necessidades educativas especiais. Considerando a
situação em que se encontram individualmente estes educandos, deve-se priorizar
ações educacionais específicas e que oportunizem o acesso, a permanência e o
êxito destes no espaço escolar.
Uma vez que esta terminologia pode ser
atribuída a diferentes grupos de educandos, desde aqueles que apresentam deficiências
permanentes até aqueles que, por razões diversas, fracassam em seu processo de
aprendizagem escolar, a legislação assegura a oferta de atendimento educacional
especializado aos educandos que apresentam necessidades educativas especiais
decorrentes de:
- Deficiências
mental, física/neuromotora, visual e auditiva;
- Condutas típicas de
síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos; e
- Superdotação/altas
habilidades.
É importante destacar
que “especiais” devem ser consideradas as alternativas e as estratégias que a
prática pedagógica deve assumir para remover barreiras para a aprendizagem e
participação de todos os alunos. (CARVALHO, 2001.).
Desse modo, desloca-se o enfoque do
especial ligado ao educando para o enfoque do especial atribuído à educação.
Mesmo que os educandos apresentem características diferenciadas decorrentes não
apenas de deficiências mas, também, de condições sócio-culturais diversas e
econômicas desfavoráveis, eles terão direito a receber apoios diferenciados
daqueles normalmente oferecidos pela educação escolar.
Garante-se, dessa forma, que a inclusão
educacional realize-se, assegurando o direito à igualdade com eqüidade de
oportunidades. Isso não significa o modo igual de educar a todos, mas uma forma
de garantir os apoios e serviços especializados para que cada um aprenda,
resguardando-se suas singularidades.
Avaliação
Verificação do Rendimento Escolar
A avaliação é uma atitude constante em
todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de
trabalho e sua consecução.
Avaliação na Escola Professor Nilton Balieiro Machado
No Ensino Fundamental, a avaliação do
aproveitamento escolar do aluno tem por objetivo a verificação das
aprendizagens qualitativas e quantitativas, com a preponderância do aspecto
qualitativo sobre o aspecto quantitativo. Os resultados da aprendizagem são
aferidos através de avaliação sistemática e contínua dos trabalhos, pesquisas,
experiências, exercícios, leituras e provas.
Instrumentos de Avaliação
São Instrumentos de avaliação
- Todo trabalho realizado com o aluno é em
potencial um instrumento de avaliação;
- Provas, trabalhos de pesquisa, listas de
exercícios (individuais ou em grupo), entre outros, devem avaliar os
conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível;
- Os instrumentos devem avaliar o aluno passo a
passo, de forma contínua;
- São igualmente importantes a auto-avaliação e
a avaliação formativa;
- Toda proposta deve levar o aluno a estar em
contato com a construção do conhecimento;
- Os instrumentos devem avaliar o raciocínio e a
criatividade do aluno.
Critérios de Avaliação
O sistema de avaliação da Escola Nilton
Balieiro compreende os critérios de:
- Avaliação do
aproveitamento escolar;
- Apuração de freqüência, participação e
comportamento.
Sistema de Avaliação
É o mecanismo adotado pela escola para
avaliação do conhecimento do aluno nas disciplinas que compõem a grade
curricular do Ensino Fundamental, Médio, EJA e Ensino Especial . O ano letivo
da Escola Nilton Balieiro está dividido em 12 (doze) unidades de avaliação,
sendo 3 (três) a cada bimestre, perfazendo um total anual de 40 (quarenta)
pontos.
As avaliações se
darão em regime bimestral seguindo assim a distribuição de notas:
1ª avaliação parcial
de 3,00 (três) pontos
2ª avaliação parcial
de 3,00 (três) pontos
3ª avaliação final de
4,00 (quatro) pontos
OBS: No final de cada
bimestre as notas com décimos devem obedecer ao seguinte:
- Décimos inferiores
a 0,5 (cinco décimos) devem ser considerados e nunca excluídos;
E no final de cada
ano letivo:
- Décimos iguais ou
superiores a 0,5 (cinco décimos) devem ser arredondados para os algarismos
subseqüentes, somente na somatória final.
Da Promoção
Será considerado promovido para a série
subseqüente ou concluinte do curso, o aluno que obtiver freqüência igual ou superior
a 75% (setenta e cinco por cento).
Ao término de cada ano letivo, o aluno será promovido à série seguinte
sempre que obtiver a média anual igual ou superior a 24,00(vinte e quatro) 60%
(sessenta por cento) em cada disciplina.
Reavaliação
Será sujeito à única reavaliação, no
final do bimestre o aluno (a) que não obtiver nota igual ou superior a 60%
(sessenta por cento) do total do bimestre em questão.
Ex: Aluno (a) com nota inferior a 06 (seis) pontos no bimestre terá
direito a reavaliação, chamada de reavaliação bimestral.
OBS: Em caso da nota da reavaliação, ser inferior a nota da avaliação
bimestral, permanece a nota anterior.
Recuperação Final
A recuperação final valerá 30 (trinta) pontos e será somada com as notas
dos bimestres e divido pelos dois instrumentos utilizados na referida
recuperação final.
Ex:
NB
+ NRF = NF 17+30=47:2=23,5 ↔ 24,00
2
OBS: Não se submeterá a recuperação final o aluno (a) que:
Não atingir a média igual ou superior a
24 (vinte e quatro) no término do ano letivo, seguindo os critérios:
Serão oferecidos 02 (dois) instrumentos
avaliativos na recuperação final.
Não poderá fazer recuperação final o
aluno (a) que tiver nota inferior a 17 (dezessete) pontos.
Ex: Aluno com nota final inferior ou igual a 16 (dezesseis) pontos já se
encontram retido na referida disciplina.
Dependência
O aluno só poderá cursar 02 disciplinas em caso de dependência, isso
para alunos de 5ª (quinta) a 8ª (oitava) série do Ensino Fundamental e 1ª
(primeira) e 2ª (segunda) série do Ensino Médio. Os alunos da 8ª (oitava)
série do Ensino Fundamental, que ficarem em dependência poderão cursar
normalmente a 1ª (primeira) séria do ensino médio. Já os alunos da 3ª série do
Ensino Médio que ficarem de dependência em mais de 02 (duas) disciplina
terão que repetir a série em questão.
Recuperação Paralela
O aluno de aproveitamento insuficiente
será submetido a estudos de recuperação paralela.
Os estudos de recuperação paralela são
realizados extraturno, regularmente, no decorrer dos períodos letivos, através
de atividades escolares suplementares, orientadas pelo professor da classe, com
programação estabelecida pela coordenação pedagógica.
Retenção
Serão considerados retidos:
- Os alunos que não
apresentarem assiduidade compatível à, no mínimo, 75% (setenta e cinco por
cento) do total de horas letivas dadas e total de dias letivos;
- previstos pela
legislação educacional em vigor, independentemente do rendimento escolar.
- Os alunos que apresentarem rendimento escolar inferior a 60% (sessenta por cento) do total das notas adquiridas nos 04 (quatro) bimestres em cada componente curricular, apesar de submetidos às atividades de recuperação e independentemente da assiduidade mínima exigida pela legislação educacional em vigor.
Freqüência
É obrigatória a freqüência às aulas
previstas no calendário escolar anual, com necessidade do mínimo de assiduidade
correspondente a 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas, nos
termos da LDB. Nº. 9.394/96.
As presenças e ausências dos alunos às atividades escolares serão
registradas pelos professores e enviadas à Secretaria.
Os dados relativos à apuração de
freqüência serão comunicados ao aluno e aos pais ou responsáveis, ao término de
cada bimestre.
Classificação
A classificação em uma série
específica, exceto a primeira do Ensino Fundamental, será feita para alunos da
própria Escola, com aproveitamento da série anterior ou não, ou para alunos
vindos por transferência de outra escola.
Projetos Pedagógicos
Projeto: Nilton em Ação
Objetivo: Promover a integração entre a Escola e Comunidade.
Metodologia: Oferecer serviços sociais essênciais à comunidade (atendimento médico,
odontológico, emissão de documentos, atividades desportivas,etc.)
Período de Realização: Primeiro semestre de cada ano letivo.
Projeto: Luau Folclórico
Objetivo: Promover a integração da comunidade escolar, através das manifestações
culturais.
Metodologia: Envolver os alunos em pesquisas, exposições e apresentações referentes
às manifestações culturais.
Período de Realização: Agosto de cada ano letivo.
Projeto: Semente da Inclusão
Objetivo: Promover a formação continuada dos professores da escola, no que diz
respeito à inclusão dos alunos com necessidades especiais.
Metodologia: Seminários, exposições, palestras e oficinas.
Período de Realização: Semestralmente
Projeto: Niltarte
Objetivo: Apresentar trabalhos técnicos científicos e culturais elaborados pelos
educandos à comunidade escolar.
Metodologia: Exposição de trabalhos científicos e expressões culturais.
Período de Realização: Segundo semestre de cada ano letivo.
Considerações Finais
Este é um projeto que não se encerra
aqui. É preciso ser analisado, discutido e aperfeiçoado anualmente ou sempre
que necessário, para que sejam feitas adaptações, modificações e alterações de
acordo com as propostas metodológicas que forem surgindo e as necessidades
inerentes à sociedade que venha construir a comunidade escolar. O que se pensa
e se quer é construir e manter uma escola de qualidade, ( um centro de
informações e oficinas de aprendizagem) inserida nos novos tempos, e que aponte
para a reflexão constante do conceito de educação, que esteja sempre conectada
com a sociedade, consciente de seus desafios, formadora de alunos capazes de
aprender e conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e de igualdade.
O Projeto Político Pedagógico da Escola
Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, assume internamente um compromisso
com a conscientização e transformação sócio – cultural da comunidade,
concordando com o fato de que educação é prioridade e que a diversidade
regional não se configura como barreira para que propostas e ações pedagógicas
inovadoras sirvam de norte para a nossa prática educativa.
Referencias Bibliográfica
- GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica.
2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
- Metodologia Histórico-Crítica: processo dialético de construção do
conhecimento escolar. Obtida via internet: www.educação
on-line.pro.br/metodologia_histórico.asp. Acesso em 28 de jul. 2005.
- LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia
crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.
- SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36ª ed. Campinas, SP: Autores
Associados, 2003.
- Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas,
SP: Autores Associados, 2003.
- VYGOTSKY,L S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes,
1991.
- Ministério da Educação. Resolução n. 2 da Câmara de Educação Básica do
Conselho Nacional de Educação, de 07 de abril de 1998. Brasília: MEC/CNE,
1998a. Disponível na internet no endereço:
http://www.mec.gov.br/cne/ftp/CEB/CEB0298.doc
- Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1998b.
- Parâmetros curriculares nacionais para o ensino
médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999b. 4 v. 188 p. Esta versão dos parâmetros
inclui também o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio.
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