Sala de Leitura


Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele.”   Monteiro Lobato

Sala de Leitura Monteiro Lobato
Espaço destinado a Incentivar o gosto pela leitura no contato com diversos gêneros literários com a finalidade de desenvolver a criatividade, imaginação e capacidade de expressão, além do enriquecimento do vocabulário do aluno-leitor.
Professoras: 
Merian Dias Coelho
Regiane de Cássia Lemos da Silva

Projeto: Caminho da leitura

Apresentação

O referido projeto tem como tema: “Caminho da leitura”, que visa não somente a leitura, mas também a escrita, explorando a interdisciplinaridade das atividades pedagógicas de língua portuguesa, matemática e as novas tecnologias em harmonia com os demais espaços de aprendizagem como a biblioteca, laboratório de informática educativa e programa da TV Escola. O mesmo permitirá um contato com gêneros textuais e possibilitará um ensino mais produtivo e prazeroso. E assim desenvolverá as habilidades e competências da escrita e leitura de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs vigentes nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Como resultado dessa proposta, teremos que estabelecer hipóteses, confrontar ideias, analisar e comparar pontos de vista são procedimentos naturais para quem usa a linguagem contextualizada, pois os gêneros textuais colaboram para organizar as atividades comunicativas do dia a dia do indivíduo, seja qual for a ocasião em que ele se encontra.
Objetivo
- Possibilitar ao aluno do 5ºano, Ensino Fundamental I,da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado,Macapá/Amapá,o uso de seu conhecimento prévio e de sua experiência cotidiana, a partir do trabalho com gêneros textuais,por meio de metodologias diferenciadas baseada nas diversas áreas de conhecimento, permitindo-o que observe, explore, analise, critique e produza, enfatizando o desenvolvimento da escrita, o gosto e o hábito pela leitura.
Atividades
Jogos educativos

Atividade com jogos educativos
Aula de informática educativano primeiro momento o aluno recebe aula de como ligar e desligar o computador corretamente. Depois passa a conhecer o software operacional Linux disponível no Laboratório de Informática Educativa (Lied). Depois explora o programa GCompris (pacote de atividades educacionais) que é o ponto de partida para que o aluno aprenda sobre teclado, mouse. O programa é um reforço para as aulas de matemática porque envolve cálculo, geometria e numeração. Depois do GCompris será trabalhado o programa BrOffice.orgWriter. O aluno produz  textos na biblioteca, na sala de leitura e depois concluirá no lied. Momento em que o aluno digita texto, insere figura para apresentar o produto final de sua obra.
Aulas de informática no Lied
Explorando o Programa GCompris


Aulas de Reforço: alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem no campo da leitura e da escrita participam de aulas de reforço que acontece no contraturno três vezes por semana.
Aula de reforço
Profª Merian Dias trabalhando aulas de reforço
Produção textual: durante a aula  na sala de leitura o aluno produzirá textos. 
Profª Regiane Lemos. Assunto: Tipos de gêneros textuais

Exibição de mídias
Telessala -TV Escola. Exibição do dvd: As Chaves de Mardum
Confecção de cartazes

Leitura de livros paradidáticos: Como atividade da biblioteca os alunos tem a disposição livros, revistas para realizar a leitura.





 Concurso de Leitura: como incentivo para que os alunos progridam na leitura será realizado o concurso de leitura que acontecerá duas vezes: uma no final do 1º semestre e outra no mês de novembro. O concurso acontecerá em duas etapas para cada semestre. Primeiro, haverá uma seletiva onde o aluno fará a leitura e se for classificado participará da final e será avaliado por uma banca julgadora que apontará o leitor campeão.
Atividade de leitura na biblioteca







Seletiva de leitura
Auditório da Escola Nilton Balieiro
Palavra da diretora Rita Gonçalves - Concurso de leitura
Leitura dos alunos


Premiação do Concurso de Leitura
 







Atualizando...

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...