sábado, 10 de agosto de 2013

Diálogo sobre o Programa Mais Educação 2013

Aconteceu ontem, dia 09 de agosto, a reunião com os pais  dos alunos que irão participar do Programa MAIS EDUCAÇÃO.
A reunião ocorreu no refeitório da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá/AP, estavam presentes os pais/responsáveis, professor comunitário, monitores e coordenador pedagógico. Foi o momento de informações gerais sobre as propostas das atividades que irão ser desenvolvidas, critérios, adesão ao programa e apresentação dos atores envolvidos.

OFICINAS:
Rádio escolar
Educação Patrimonial
Esporte na Escola
Violão
Banda Fanfarra
Judô
Jogos Matemáticos
Horta
Monitor Tom  -  Oficina  Radio Escolar
Monitora Vanda Uchôa  - Oficina Educação Patrimonial
Monitora Jonielly Carneiro - Oficina Esporte na Escola
Monitor Luiz Cordeiro - Oficina Violão
Sub Tenente Dos Santos - Oficina Banda Fanfarra
Monitor Leomário Coelho - Oficina Judô
Monitor Junior - Oficina Jogos Matemáticos
Monitora Regina Rodrigues - Oficina Horta
Profª Débora Chaves - Professor comunitário (esq.)
Profª Albilene - Coordenadora Pedagógica (dir.)
Perfil do professor comunitário:
- Solícito e com um forte vínculo com a comunidade escolar, escuta os companheiros e estudantes;
- Busca o consenso e acredita no trabalho coletivo,  é sensível e aberto as múltiplas linguagens e aos saberes comunitários;
- Apóia novas idéias, transforma dificuldades em oportunidades;
- Dedica-se a cumprir o que foi proposto coletivamente;
- Sabe escutar as crianças, adolescentes e jovens;
- Tem gosto pela convivência com a comunidade na qual atua, se emociona e compartilha as histórias das famílias e da comunidade.
Seu trabalho terá como foco:
– organização deste tempo ampliado como tempo continuum no currículo escolar,
– acompanhamento dos monitores,
– diálogo com a comunidade,
– proposição de itinerários formativos que transcendam os muros da escola alcançando as praças, os teatros, os museus, os cinemas, entre outros.
– construção de “pontes” entre a escola e a comunidade.

Saiba Mais...
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Em 2011, aderiram ao Programa Mais Educação 14.995 escolas com 3.067.644 estudantes a partir dos seguintes critérios: escolas estaduais ou municipais de baixo IDEB que foram contempladas com o PDE/Escola 2009; escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade social e escolas situadas em cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes.

O processo de adesão, desde 2009, acontece por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.

Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.

Para saber mais sobre o Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica – SEB, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE para as escolas prioritárias, cuja listagem é anualmente incluída no Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação – SIMEC, acesse a página  www.simec.gov.br

Para saber mais sobre os macrocampos, suas respectivas
atividades e ementas, acesse: http://www.fnde.gov.br
e na página do Ministério da Educação e Cultura (MEC) na página:

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...