quarta-feira, 20 de junho de 2012

Escolha do livro didático


O portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já está recebendo das escolhas suas escolas do livro didático que serão utilizados por alunos e professores da rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de 2013. O período inicio no dia 15 de junho e encerra dia 01 de julho de 2012.
Serão selecionadas obras destinadas a todas as matérias do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Entre elas, as coleções de letramento e alfabetização e alfabetização matemática (1º ao 3º ano), as coleções de história, ciências e geografia (2º ao 5º ano) e também de matemática e português (4º e 5º anos), além de livros de história regional e geografia regional (4º ou 5º ano).
No site  www.fnde.gov.br. tem o Guia de Livros Didáticos 2013, orientações para a escolha do livro didático, como as normas de conduta, os compromissos da escola e o passo-a-passo para a escolha. 
“Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são preparados para ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno. A exceção são os livros consumíveis, de alfabetização matemática e letramento e alfabetização” 

Livro Didático

Para prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático. O Programa atende também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.    
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. Em 2012, o orçamento previsto para o PNLD é de R$ 1,48 bilhão, destinado à compra de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental e reposição e complementação dos livros anteriormente distribuídos aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subseqüentes.    
Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no Guia do PNLD, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.     
Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.
Funcionamento: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) compra e distribui obras didáticas aos alunos do ensino fundamental e médio, na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Extraído do site www.fnde.gov.br


Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...