quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estágio Supervisionado


Acadêmicos do 3º semestre do Curso Letras/Espanhol do Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP estão realizando pesquisa científica sobre as atividades pedagógicas e administrativa da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado- Macapa/AP.  Esta vivência é uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento acadêmico dentro de uma realidade escolar.

Wilza Oliveira, Erivelto Rocha e Rennyce Santos (da esq.p/dir.)

"A escola tem excelente estrutura considerando que é uma escola de ensino pública e outro ponto importante é  a interação com a comunidade". Rennyce Santos - Turma 3LIC - E /IESAP

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estágio de Observação



Universitárias do 1º Semestre do Curso de Letras da Faculdade de Macapá -FAMA saíram a campo para realizar o estágio de observação em cumprimento as atividades acadêmicas do curso.
A instituição selecionada pelas discentes foi a Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, situada no bairro Marabaixo, cidade de Macapá-AP. Durante a visitação exploraram a estrutura fisica, administrativa e pedagógica da escola possibilitando o conhecimento da organização desta Unidade Escolar da Rede Pública de Ensino.


Andressa Corrêa, Adélia Baia, Suellen Frazão e Luciene Gomes (da esq. p/ dir.)



Oficina de crochê


Dias: 29, 30 e 31 de maio de 2012.
Monitora: Profª Cleide Moraes
Aprendendo a fazer:
- Corrente
- Arremate
- Ponto Alto
- Ponto Leque




SAIBA MAIS...
Crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda.
Tipos
O crochê tunisiano, conhecido como crochê/tricô, utiliza uma única agulha, de gancho, onde consegue-se fazer os pontos.
Origem
A palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.
A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente.
Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um. Fonte: Wikipédia.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Acadêmicas do Curso de Letras


Hoje, terça-feira (22), recebemos a visita das acadêmicas do curso de Letras/Espanhol  do Instituto de Ensino Superior do Amapá/IESAP,  para observar e explorar os espaços/dependências  da  Escola Estadual Prof. Nilton Balieiro Machado, Macapá –AP.
Acadêmicas Luzirene Farias(de preto) e Maristela Duarte acompanhadas pela profª Tereza Maria (de vermelho)
A Professora Tereza Maria (disciplina Espanhol) fez as honras da casa. Indicou os ambientes e apresentou os funcionários da escola.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ENSINO MÉDIO INOVADOR DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR NILTON BALIEIRO MACHADO - MACAPÁ/AP

QUADRO DAS ATIVIDADES DO ENSINO MÉDIO INOVADOR DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR NILTON BALIEIRO MACHADO – MACAPÁ/AP – ANO: 2012


ENSINO MÉDIO INOVADOR
SÉRIE/ANO
PROJETO/OFICINA
1º ANO

 
* ONDA SONORA
STUDIO DE PINTURA
PESQUISAÇÃO
GALERIA
SARAU LITERÁRIO

2º ANO

*   OFICINA INSTRUMENTAL E TECNOLÓGICA

3º ANO

APROVAÇÃO


PROJETO: APROVAÇÃO


MACROCAMPOS – ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
Objetivo: Implementação de estudo e abordagem intensiva em forma de revisão de conteúdos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens e Códigos voltados ao ENEM e ao Vestibular.

PROJETO: SARAU LITERÁRIO


MACROCAMPOS – LEITURA E LETRAMENTO
Objetivo: Fomentar a imersão discente na cultura material letrada através da produção e da reprodução de poemas, poesias, letras musicais, contos, cordéis e demais elementos que componham um acervo metodológico, sócio-histórico, cultural e literário pertinentes aos temas: Trabalho; Meio Ambiente e História e Cultura Indígena e Afrodescendentes, direcionado ao 1º Ano do Ensino médio da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado – Macapá/AP.
Profª Maria das Graças B. Souza
Prof. Willian Ferreira de Souza

PROJETO: GALERIA


MACROCAMPOS – COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIAS
Objetivo: Aplicação de conteúdos e conhecimentos relacionados aos temas TRABALHO, MEIO AMBIENTE, HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA E AFRODESCENDENTES direcionadas pela leitura fotográfica e correlacionados a aspectos do espaço local, dentro da área de Ciências Humanas, Ciências Naturais e afins, compatíveis com a série e o universo dos alunos.
Profª Isnanda de Azevedo Feitoza - Disciplina: História

PROJETO: OFICINA INSTRUMENTAL E TECNOLÓGICA


MACROCAMPOS - INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
Objetivo: Operacionalização metodológica para aperfeiçoamento técnico-científico discente e docente na aplicação de conhecimentos inter-relacionados à área de informática com favorecimento das Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências Naturais, elegendo a prioridade de elementos focados na abordagem da História e Cultura Indígena e Afrodescendentes, direcionado ao 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado – Macapá/AP.
Profª Jacy Brito da Costa  -  TV Escola/Lied
Profª Joanilce Gouveia Andrade -  Disciplina: História

ATIVIDADE FINAL REFERENTE AO 1º BIMESTRE
Produção de um Boletim Informativo/Jornal 
Utilização do Programa BrOffice.Org (Linux)
Utilização do programa Publisher (Windows XP)

Atividade realizada pela turma 221  do Ensino Médio Inovador.

PROJETO: PESQUISAÇÃO


Profª Carmem Sheila dos S. Brito Barbosa     Disciplina: Sociologia
Profª Glauciela Sobrinho C.P. Ferreira           Disciplina: História

MACROCAMPOS – INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA

Alunos da turma 123

Objetivo: Iniciação científica para o desenvolvimento de habilidades técnicas direcionadas por pesquisa de campo e produção/tratamento de fontes no inventário Socioambiental do Marabaixo 3, voltados à qualificação de alunos e professores do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado -  Macapá/AP.

PROJETO: STUDIO DE PINTURA


MACROCAMPOSCULTURA E ARTE
Objetivo: Ampliação da perspectiva discente quanto às representações sócio – culturais e históricas presentes em quadros e telas da expressão artística, por meio da técnica metodológica da pintura, privilegiando a incorporação de elementos que tratem dos temas: Trabalho; Meio Ambiente e História e Cultura Indígena e Afro-Descendente, direcionados ao 1º Ano do Ensino Médio.

Para pensar...

Para pensar...