terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aula de Biologia: Moluscos

Aula de Biologia
Professora Mary Silva
Turmas 221, 222, 223 – Ensino Médio Inovador
Assunto: Moluscos
Metodologia:
1º momento: aula propriamente dita com explicação do assunto;
2º momento: resolução do roteiro de atividade com aula prática.
Recursos utilizados:
Recursos humanos: professora e alunos.

Professora Mary tirando dúvidas, orientando para a resolução do roteiro.
Aluno buscando informações sobre o assunto explorado
Recursos naturais: lesma, concha, caracol.
amostra de animais para estudo. 
Grupo fazendo estudo sobre a concha.
Recursos pedagógicos: quadro branco, pincel,apagador, livros.
Utilização do livro como fonte de pesquisa para a resolver o roteiro de atividade.
Utilização de lupas para observar/explorar o material exposto com mais detalhe.
Recursos tecnológicos: celular,  internet e seus dispositivos.

Utilização do recurso tecnológico na aula, No celular o aluno observa os
detalhes do desenho e as partes de um molusco.
A aula foi um desafio. Os alunos utilizaram de vários recursos para resolver o roteiro de atividade.

Moluscos
O molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos.
O caracol é um exemplo de um molusco que tem uma concha nas costas e vivem em jardins.
Mas a maior variedade de conchas pode ser encontrada em áreas litorâneas de clima tropical, trazendo várias espécies que vem do mar arrastadas pela força da maré.
Sugestão na web para pesquisa:

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...