segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Turma de Acelera explorando recursos da escola:Biblioteca/SESI e Laboratório de Informática Educativa.

A escola apresenta recursos que poderá auxiliar o professor no processo ensino aprendizagem. Assim, as professoras das salas ambientes da Biblioteca/SESI - Indústria do Conhecimento e Laboratório de Informática Educativa (Lied) iniciaram nesta segunda-feira (25) um cronograma de atendimento voltado para a Turma de Acelera (vespertino) da professora Andreia Salles com atividades devidamente planejada que possam fortalecer os conteúdos das disciplinas de português e matemática, bem como motivar os alunos para uma aprendizagem diferenciada.
Andreia Salles - professora da turma
Dia 25/11/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: Descobrir o computador.
Professora responsável: Waldecy Fonseca


GCompris é um programa educativo de código aberto, disponível sob a licença GNU General Public License, que foi lançado em 2000 pelo engenheiro de software francês Bruno Coudoin. É composto por 107 atividades lúdicas, dirigido às crianças entre os 2 e 10 anos de idade.

Atendimento na Biblioteca/SESI
Atendimento: Leitura livre
Professoras responsáveis: Cleide Moraes e Clemilda Nobre.


Dia 02/12/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: ABC (leitura e escrita)
 
A atividade reforça a leitura e a escrita do aluno. Ele deverá olhar o desenho e ler a palavra correspondente para apontar/clicar a resposta correta entre as três alternativas.
Professoras responsáveis: Waldecy Fonseca e Jacy Costa

Profª Waldecy Fonseca orientando o aluno na leitura.


Profª Jacy Costa orientando o aluno na resolução da atividade.
Atendimento na Biblioteca/SESI
Atendimento: Contando história (Leitura e desenho)
Professora responsável: Cleide Moraes 

Profª Cleide Moraes acompanhando a leitura dos alunos.

Alunos fazendo leitura e atividade de desenho.


eu  esenho


 

    


Dia 09/12/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: Matemática
Professora responsável: Jacy Costa 
Na matemática o programa GCompris trabalha as
operações fundamentais, simetria e enumeração.
 

 


Atendimento na Biblioteca/SESI
Atendimento: Produção de texto
Professoras responsáveis: Cleide Moraes e Clemilda Nobre
Profª Clemilda contando história.
Livro explorado: " A poluição tem  solução".
  
SINOPSE
Em tempos de efeito estufa e aquecimento global, é possível viver num mundo livre da poluição? Este livro mostra, através da história de Nando, um menino de sete anos, que a consciência ecológica começa cedo, e que todos somos responsáveis diretos pela degradação do meio-ambiente. Por isso, a solução, também, depende de todos.
FICHA TÉCNICA
Autor: Guca Domenico
Editora: Nova Alexandria
Ano de Edição: 2009
Nº de Páginas: 24
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil

Ideia central da leitura:  A poluição nasce pequena. Todo mundo aumenta um pouco, e o pouco de todo mundo faz o pouco virar muito.

Dia 16/12/2013
Atendimento no Lied
-Utilizando o Programa GCOMPRIS
Atividade: Quebra-cabeça
Professora responsável: Jacy Costa 
QUEBRA CABEÇA 
TANGRAM -é um quebra-cabeça que consiste em 7 peças de vários formatos e tamanhos, com os quais deve-se formar figuras.
Algumas habilidades que são trabalhadas: Desenvolver raciocínio lógico, percepção; trabalhar escrita das palavras; produzir texto.

Como usar: refazer a figura do lado esquerdo da tela utilizando as peças do tangram.

MONTE UM QUEBRA CABEÇA
 Quebra-cabeça simples no qual se deve arrastar as peças e encaixá-las de maneira correta.
Algumas habilidades que são trabalhadas:Desenvolver a percepção e raciocínio lógico; conhecer aspectos históricos e sociais; trabalhar escrita de palavras e produzir textos.

Como usar: arraste as partes da imagem à esquerda para reconstruir as pinturas originais.


PEÇAS DESLIZANTES

Consiste em arrastar as peças horizontal ou verticalmente para que a peça vermelha chegue à saída.
Algumas habilidades que são trabalhadas: Desenvolver a percepção e raciocínio lógico; classificar as cores.

Como usar:Cada carro pode mover-se somente na horizontal ou vertical. Você deve abrir espaço arrastando os blocos coloridos deixando o bloco vermelho com acesso livre à saída do estacionamento.

CONSTRUA O MESMO MODELO

Selecione as peças com um clique e tente colocá-las em um local para que fique igual ao modelo à sua direita.
Algumas habilidades que são trabalhadas: Desenvolver a percepção e raciocínio lógico; classificar as cores; definir figuras geométricas: escrever palavras e produzir textos.
Como usar:
Mova os itens na moldura inferior à esquerda para copiar sua posição do modelo no canto superior direito. Abaixo do guindaste você irá encontrar quatro setas que lhe permitem mover os itens. Para selecionar um item, basta clicar nele.

TORRE DE HANÓI 

Deve-se criar uma torre igual ao modelo da direita. Porém, só pode-se retirar uma peça superior por vez, respeitando o limite de quantidade de peças.
Algumas habilidades que são trabalhadas:Aprimorar a coordenação motora, desenvolver a percepção e raciocínio lógico; trabalhar o uso das cores; escrever palavras.
Como usar: arraste e solte as peças superiores de um pino para o outro para reproduzir a torre da direita no espaço vazio à esquerda.





Dia 16/12/2013
Atendimento na biblioteca
Atividade- Leitura do livro "O que Ana sabe sobre... Alimentos saudáveis".
Professoras responsáveis: Clemilda Nobre e Cleide Moraes

Livro: O que Ana Sabe sobre... Alimentos Saudáveis



SINOPSE

Ana é menininha muito esperta, ela sabe que comer bem é importante para sua saúde, além de manter seu corpo bonito.Aprenda com ela como se alimentar corretamente e ensine para seus amiguinhos.A coleção 'O que Ana sabe' sobre ..., vem com divertidas abas para estimular a imaginação das crianças e todo em letra bastão é ideal para os pequenos que estão iniciando as primeiras leituras.


FICHA TÉCNICA

Autor: Simeon Marinkovic
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil
Editora: Nova Alexandria
Edição: 1ª Edição - 2010
Número de Páginas: 28
Acabamento: BROCHURA
Formato: 15,00 x 15,00 cm.
 

Dia: 20 de dezembro de 2013
Atividade:Leitura e confecção de jogo educativo
Professoras envolvidas: Andreia Salles, Cleide Moraes, Clemilda Nobre, Jacy Costa e Waldecy Fonseca.

Atividade: 
- Leitura do livro: "Que delícia de bolo"
Autor(es):Elza Calixto e Sílvia Calixto
Ilustrador: Robson Araújo
Páginas: 24 páginas em 4 cores

Resumo: As crianças em geral adoram bolo de chocolate, mas será que elas sabem quais são, de onde vêm e como são produzidos os ingredientes usados para prepará-lo? Em textos curtos, mas convergentes e bem amarrados por um projeto gráfico interessante, Que delícia de bolo! Descreve de forma simples as cadeias produtivas por trás desse alimento tradicional na culinária brasileira.
A leitura desperta a imaginação.
- Confecção do jogo da velha
Material necessário: cuba de ovo(vazia), tesoura e barbante de algodão.
Profª Clemilda orientando a confecção do material
Alunos conseguiram montar o jogo da velha com cuba de ovos.
Os alunos ainda confeccionaram brindes natalinos e foram servidos do delicioso bolo de chocolate.

Professoras: Waldecy, Jacy, Andreia, Cleide e Clemilda (esq.p/dir.)

As atividades foram planejadas e executadas pela professoras:
Andreia Salles: professora da Turma de Acelera 
Waldecy Fonseca: professora do Laboratório de Informática Educativa (Lied)
Jacy Costa: professora da TV Escola/Lied
Cleide Moraes: professora da Biblioteca/Indústria do Conhecimento/SESI
Clemilda Nobre: professora da Biblioteca/Indústria do Conhecimento/SESI
Coordenadora Pedagógica: Professoras: Albilene Souza e Regiane Silva

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...