quarta-feira, 11 de junho de 2014

PDDE Interativo 2014

A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, vem dialogando sobre o PDDE Interativo desde o inicio do ano letivo de 2014.

O primeiro momento de diálogo aconteceu durante o Encontro Pedagógico 2014 em que todos os funcionários da escola foram convidados a participarem do encontro. Este foi um momento muito importante para refletir e aprimorar nossas ações enquanto profissionais da educação. O encontro aconteceu nos dias 06 e 07 de março de 2014, no auditório da escola. Definida a Equipe de Trabalho reuniões tornaram-se necessárias para dialogar sobre o preenchimento do sistema PDDE Interativo. 

No dia 24 de maio de 2014, a escola reuniu-se para tratar de assuntos pedagógicos e administrativos, o PDDE interativo foi assunto incluído na pauta.

A convite da SEED/AP a escola participou do treinamento sobre o PDDE Interativo 2014. 

Sobre o Encontro SEED/AP e Escolas

Aconteceu hoje (11/06) no Campus II da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), o curso de formação continuada, voltado para pedagogos e coordenadores dos programas. 
A ação foi desenvolvida pela Secretária de Estado da Educação (SEED/AP) e o assunto tratado foi sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).http://pdeinterativo.mec.gov.br/
O encontro foi importante para tirar dúvidas e auxiliar na elaboração do plano de ação das escolas sobre esta ferramenta de apoio à gestão escolar.
Programas que compõem a página do PDDE Interativo: 
  • PDE Escola
  • Atleta na Escola
  • Ensino Médio Inovador (ProEmi)
  • Mais Educação
  • Escolas do Campo
  • Escolas Sustentáveis
  • Água na Escola.

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 9 DE JUNHO DE 2014
Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, para assegurar que essas realizem atividades de educação integral e funcionem nos finais de semana, em conformidade com o Programa Mais Educação.
Para saber sobre a resolução veja no link

Escolas do Amapá Priorizadas em 2014



Sobre o PDDE
Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.
Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.
Até 2008, o programa contemplava apenas as escolas públicas de ensino fundamental. Em 2009, com a edição da Medida Provisória nº 455, de 28 de janeiro de 2009 (transformada posteriormente na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009), foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e da educação infantil.
Em 2012, o PDDE repassou R$ 2 bilhões para mais de 134 mil escolas públicas e privadas de educação especial, em benefício de 43 milhões de alunos. O orçamento previsto para 2013 é de R$ 2,38 bilhões.


PDDE Interativo 2014

O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2013.
Antes de iniciar a navegação, vamos a algumas informações importantes:
1) Não é necessário realizar uma formação específica para conhecer a metodologia e utilizar o sistema. Basta ler as orientações disponíveis em cada tela e refletir coletivamente sobre os dados, as questões propostas e as possíveis soluções.
2) O PDDE Interativo é uma ferramenta DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente.
3) As informações aqui colocadas não determinam a priorização das escolas pelos programas do MEC e não alteram as informações do censo escolar.
4) As escolas priorizadas para receber recursos dos programas integrantes do PDDE Interativo serão informadas no próprio sistema.
Em caso de dúvidas, buscar orientações junto ao comitê de análise e aprovação do PDDE Interativo na secretaria estadual ou municipal de educação (os nomes e contatos dos integrantes desse comitê são exibidos na seção "consulta pública" ou no "passo 3" da aba "Primeiros passos"); ligar para 0800 616161 ou enviar um e-mail para pddeinterativo@mec.gov.br.
Documentos disponíveis no site   




Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...