quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto "Ler é Bom, Experimente!"

Projeto de leitura destinado a alunos do ensino fundamental, a partir do 3º ano (2ª série), até o ensino médio.
Tem como objetivos incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens. Desenvolvido com excelentes resultados em escolas estaduais e municipais em todo o Brasil, o projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura desde 2000, e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, e Sweetmix Indústria e Comércio.
A unidade escolar recebe como doação de 38 a 114 exemplares de uma das obras de Laé de Souza.
Em 2014, o projeto será aplicado com a utilização dos livros "Quinho e o seu cãozinho – Férias na Fazenda" e "Nos Bastidores do Cotidiano". A escola poderá participar com até três classes e serão doados a todos os alunos exemplares destes títulos.


Mediadora do projeto profª Marcilene Azevedo 
Junto com os livros, a escola também recebe material didático (folhas pautadas para redação e questionários e um caderno de atividades para turmas do infantil) para aplicação do projeto em sala de aula.
A escola poderá solicitar lotes de um mesmo título ou diversificar de acordo com as classes que participarão do projeto, sendo que o total definido não poderá ultrapassar três lotes. Cada lote contém 38 exemplares de um mesmo livro e materiais para o desenvolvimento do projeto.
O primeiro módulo atende os alunos do 3º a 5º ano do ensino fundamental.
A partir da leitura do livro "Quinho e o seu cãozinho – Férias na Fazenda" e questões propostas em um caderno de atividades, o aluno é estimulado pelo professor a escrever uma pequena história com base no livro lido.
O segundo módulo atende os alunos a partir do 6ª ano do ensino fundamental até o ensino médio.
Após a leitura do livro "Nos Bastidores do Cotidiano" e o desenvolvimento de várias atividades sugeridas, os alunos respondem a um questionário sobre a obra e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza. Os alunos participantes, a partir do 6º ano, concorrem à inserção do seu texto na coletânea "As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 6", cuja publicação ocorrerá até meados de novembro/2014. A escola que for contemplada com um texto de um aluno nesta coletânea receberá três exemplares destinados ao aluno, ao professor e à escola.
RESULTADO
Os alunos responderam o questionário e criaram suas crônicas e , como incentivo, coordenadoras pedagógicas juntamente com a professora resolveram incentivar as crianças a continuar lendo e premiaram os melhores textos.
A professora Marcilene Azevedo que desenvolveu o projeto em sala de aula.
Professora Marcilene Azevedo e seu aluno-leitor  Vinicus  Moura . Turma:522
Professora Marcilene Azevedo e seu aluno-leitor Francisco Júnior. Turma: 522
Professora Marcilene Azevedo e sua aluna-leitora Jhuly Hemilly. Turma: 521
Coordenadora Pedagógica Jamille Cardoso estimulando o fazer pedagógico
da profª Marcilene Azevedo.
Professora Marcilene ,o aluno Vinicius Moura e sua responsável Srª Antonia
Profª Marcilene Azevedo e seus dois alunos leitores da 5ª série/6º ano.
Depoimento: “Eu achei muito bom o Projeto Ler é Bom, Experimente! A leitura ajuda a melhorar nossa aprendizagem. Das crônicas do livro Nos Bastidores do Cotidiano, de Laé de Souza, a que mais gostei foi a do Esmeraldo, o garçon é muito engraçado o texto. Espero que o projeto continue dando oportunidade para que nós, crianças, tenhamos o hábito de ler e cada vez mais ter vontade de estudar." Francisco Marques S. Junior. Aluno da 5ªs/6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-Amapá.

Reconhecimento do trabalho da professora
Professora Marcilene Azevedo recebendo o Certificado do
Projeto: "Ler é Bom, Experimente!" das mãos da 
diretora Elba Dias.





Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...