quarta-feira, 1 de abril de 2015

Aula teórica de Educação Física


Para realizar uma prática pedagógica diferenciada nas aulas teóricas de educação física, o professor Geovani B. utilizou de recursos audiovisuais para explorar seu conteúdo por meio de filmologia. O filme escolhido foi Annapolis. Os estudantes do ensino médio após assistirem ao filme deverão analisar e comentar os conceitos e as concepções expressas no filme relacionando-os com a realidade e conteúdo da disciplina de educação física. O filme é uma história de auto-superação interna e o boxe se torna fator norteador ao longo do filme.




Sobre o Filme
Annapolis é uma academia de boxe mantida pelo braço naval do Exércio norte-americano. Jake (James Franco) é um jovem militar cujo maior sonho é freqüentar Annapolis.

FICHA TÉCNICA
Gênero: Drama
Direção: Justin Lin
Roteiro: Dave Collard
Elenco: Brian Goodman, Donnie Wahlberg, James Franco, Jim Parrack, Jordana Brewster, McCaleb Burnett, Roger Fan, Tyrese Gibson, Vicellous Reon Shannon, Wilmer Calderon
Produção: Damien Saccani, Mark Vahradian
Fotografia: Phil Abraham
Trilha Sonora: Brian Tyler
Duração: 103 min.
Ano: 2006
País: Estados Unidos

Sinopse:

Produção que conta o drama de um garoto que sonha em ser aceito na famosa academia naval de Annapolis. James Franco (de Homem-Aranha) é Jake Huard, um jovem que tem como principal aspiração o sucesso na vida militar. Ele perdeu a mãe cedo e sofre uma série de problemas devido a isso. Quando a oportunidade surge, ele se alista e tenta a sorte em uma academia que é a mais disputada que existe, precisando vencer uma série de desafios e suas próprias dúvidas, além de profundas questões morais, para conseguir vencer. Com tudo isso, ele verá que nem sempre as coisas são fáceis e muitas vezes torna-se difícil atingir os seus objetivos. A disputa torna-se ainda mais difícil quando um superior com traços de personalidade sádico aparece. Agora cabe a Jake provar que tem mais valor do que muitos pensam, inclusive seu pessimista pai.

SOBRE O ESPORTE
Boxe
 A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
O boxe, ou pugilismo, é um esporte onde duas pessoas (o esporte é praticado por homens e mulheres) lutam uma contra a outra com os punhos cerrados, e no qual são utilizadas luvas feitas de couro almofadado.
As luvas e o protetor bucal são utilizados para a proteção dos pugilistas. É obrigatório, também o uso de bandagens atléticas por debaixo das luvas.
Porém, sendo a prática do boxe muito antiga, no ínicio não existiam esses acessórios de proteção.
Há diversos documentos que comprovam a prática do boxe há 5000 anos atrás, na Suméria e no Egito.
Houve relatos do esporte na Inglaterra no século XVII. Na época as lutas eram feitas sem luvas, e eram permitidos chutes e chave de luta livre para derrotar o adversário.
A última luta de boxe sem luvas foi feita entre John L. Sulivan e Jake Kilrain. A luta teve 75 rounds, e durou de 2 horas, 16 min e 23 segundos e com a vitória de Sullivan.
O boxe entrou nas Olimpíadas em 688 a.C. na vigésima terceira edição, porém nas olimpíadas modernas ele foi retirado, pelo seguinte motivo: “não promover fraternidade entre os competidores”.
O esporte foi reincluído em demonstração na Olimpíada de 1912 em Estocolmo, e tornou-se um esporte oficialmente olímpico na Olimpíada de 1920 em Antuérpia.
O primeiro campeão do Boxe que usou a tática de movimento ao invés de usar a força extrema foi Jack Broughton (1704-1789), na Inglaterra. O estilo de Jack Bourghton deu origem a novas regras que sobreviveram até 1838.
Um grande lutador foi John Jackson que conquistou o título inglês. Ele fundou uma academia de Boxe em Londres, quem introduziu as luvas acolchoadas atraindo para sua escola rapazes da elite da Inglaterra. Ele criou regras de nome Marques de Queensberry, que são usadas até os dias de hoje e procuram valorizar a arte e a destreza dos lutadores.
  Em 1872, realizaram pela primeira vez torneios em que os lutadores eram divididos por categoria de peso. O ringue com de cordas apareceu no começo do Séc. XX. O protetor de dentes foi criado pelo dentista inglês Jack Marks, e é usado até hoje em todas as competições.
O boxe atualmente é chamado de nobre arte.
As regras podem variar um pouco entre o boxe amador e o profissional, assim como variam também entre as organizações do boxe profissional.
Os ringues têm entre 5 m² e 7,5 m², e sua superfície é composta de lona sobre aproximadamente 3 cm de acolchoado, para amortecer possíveis quedas. Ainda, é cercado por cordas flexíveis, sendo que normalmente fica em uma plataforma elevada.
A luta é dividida em rounds, ou assaltos, que tem duração que podem variar entre 3 min. e 1 minuto( para a divisão de juniores). O intervalo entre os rounds é de 1 min.
O número de rounds (assaltos) pode variar dentre os níveis amador e profissional. No profissional, as lutas tem 12 rounds, podendo chegar até 15. Já para os amadores, são no máximo 5 rounds.
Nas regras atuais são consideradas faltas:
- Abraçar, atracar-se, ou agarrar excessivamente.
- Desferir golpes abaixo da cintura.
- Chutar.
- Atacar quando o oponente está caído na lona.
- Dar cabeçada.
- Morder as orelhas (ocorreu um caso em uma disputa entre Mike Tyson e Evander Hollyfield, onde Mike arrancou um pedaço da orelha do oponente)
As lutas terminam quando é dado Nocaute (um dos competidores é derrubado e não volta a fica de pé até que o juiz conte até 10), ou por Nocaute Técnico (se de pé ou nas cordas for incapaz de prosseguir lutando).
Os maiores pugilistas da história do boxe são:
- Jack Johnson (primeiro pugilista negro)
- Muhammad Ali
- George Foreman
- Joe Louis
- Oscar De La Hoya
- Lennox Lewis
- Rocky Marciano


pt.wikipedia.org/wiki/Boxe

http://www.infoescola.com/esportes/boxe-pugilismo/

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...