O
Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI),
integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como
estratégia do Governo Federal para
induzir o redesenho dos currículos do
Ensino Médio, compreendendo que as ações
propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo, ampliando o tempo na escola e a
diversidade de práticas pedagógicas,
atendendo às necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio.
O
Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº. 971, de
09/10/2009, foi criado para provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos
Sistemas de Ensino Estaduais, Municipais
aos Sistemas de Ensino Estaduais, Municipais, do Distrito Federal, dos
Colégios de Aplicação das Universidades Federais e Estaduais e do Colégio Pedro
II, fomentando propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio,
disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da
cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da
sociedade contemporânea. (...)Neste
sentido, este Documento visa orientar os
sistemas de ensino e as escolas
selecionadas para a formulação de seus Projetos de Redesenho Curricular (PRC)
para que organize os currículos
do Ensino Médio em consonância com as Diretrizes Gerais para a Educação Básica,
com as Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio (Resolução
CNE/SEB 02/2012), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de
Jovens e Adultos, e as Diretrizes Curriculares para Educação Profissional e Tecnológica de Nível
Médio (Resolução CNE/SEB 06/2012), as proposições presentes no Documento
Orientador do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) 2013, considerando ainda
as bases legais constituídas pelos respectivos Sistemas de Ensino.
Texto retirado do DOCUMENTO ORIENTADOR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR 2013.
Disponível no site:
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