quinta-feira, 22 de maio de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro


A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado está participando da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o futuro. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Segundo o site da Secretaria de Estado da Educação(SEED) http://www.seed.ap.gov.br/home/publicacoes/show.php?id=1648 o Estado do Amapá teve 100% de adesão ao programa.


A primeira etapa foi a adesão, a segunda a inscrição e agora a escola desenvolve a terceira etapa que que é realização das oficinas em sala de aula.

Ao participar do concurso, os professores trabalham com a metodologia de ensino de leitura e produção de texto que aborda conceitos curriculares previstos no ensino da língua portuguesa. 


Poema: 5º- e 6º- anos (4ª- e 5ª- séries) do Ensino Fundamental

Memórias literárias: 7º- e 8º- anos (6ª- e 7ª- séries) do Ensino Fundamental 

Crônica: 9º- ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º- ano do Ensino Médio 

Artigo de opinião: 2º- e 3º- anos do Ensino Médio 


E a etapa final será de seleção em que são organizadas comissões 
julgadoras que selecionarão textos, segundo os critérios da Olimpíada, nas etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional.

A professora Adriany Pinheiro da Silva, realizando as oficinas e incentivando a criatividade dos alunos. Trabalhos desenvolvidos: relatos do Idoso da turma,palestra com pessoas da comunidade,encenações de histórias antigas,painel de fotografias e lembranças,etc...Estamos trabalhando o Gênero: Memórias Literárias com a 6ªsérie.















Profª Adriany mediando o programa Olimpíada de Língua Portuguesa na escola 

Cronograma de Atividades



Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...