sábado, 31 de maio de 2014

I ENCONTRO PEDAGÓGICO E TECNOLÓGICO - MACAPÁ/AP

Aconteceu dia 27 de maio de 2014, as 9 horas, no Teatro das Bacabeiras I ENCONTRO PEDAGÓGICO E TECNOLÓGICO, promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Amapá, destinado aos profissionais das Salas de Tecnologia/LIED e Pedagogo. 

Abertura. O encontro iniciou com apresentação artística do cantor e compositor Zé Miguel com a música “Uma balada para Kayke”. Esta música é parte do recém lançado DVD do cantor e compositor Zé Miguel e foi feita em homenagem ao seu filho Kayke, morto brutalmente por um motorista irresponsável que dirigia seu carro em alta velocidade em uma rodovia próxima a casa onde mora o artista, abrindo uma ferida imensa na alma daquela família e da sociedade amapaense. Uma reflexão sobre os crimes ao volante deve levar as autoridades do país a mudar estas leis, pois, para tantos que perderam suas vidas em acidentes de trânsito, a justiça tem sido branda e está longe de abrandar a dor que somente Deus pode consolar..
Composição da mesa
Rosinete Rodrigues - Coordenadora de Educação Básica da Seed/AP
José Aurivan Gomes da Silva - Diretor do Detran/AP
Lúcia Furlan – Representando a Secretária da Educação – Seed/AP
Camilo Capiberibe – Governador do Estado do Amapá
Eduardo de Azevedo Barros  - Representante da Fundação Volkswagen.
José Marlúcio de Alcântara  - Coordenador do programa Professor Conectado.
Lorhan Caproni Pereira  - Coordenador da Geekie Games 2014.

Plataforma da ferramenta "Jogo da Vida em Trânsito"
Foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Amapá e a Fundação Volkswagem. Segundo, Eduardo de Azevedo Barros, representante da Fundação Volkswagen, o objetivo é trabalhar, em sala de aula, a cidadania e a segurança no trânsito.

"Sem o apoio do governador não seria possível encaminhar esse projeto e isso mostra a preocupação que o Estado tem com o trânsito, cujo trabalho deve começar realmente pela base, na formação dos futuros condutores", comentou Eduardo Barros.

Durante a apresentação do palestrante Mário Lapin – game designer e pioneiro brasileiro na pesquisa, criação, disseminação e avaliação de plataformas digitais lúdicas com propósitos educacionais e sociais, mostrou dados sobre a morte no trânsito no Brasil, como: morre um brasileiro a cada 10 minutos no trânsito. A morte no trânsito é a segunda maior causa de mote dos jovens brasileiros.

O projeto, cuja execução ocorrerá a partir do segundo semestre, deve beneficiar mais de dois mil estudantes do Ensino Médio. Conta com videojogo, que mostra ao futuro condutor que toda ação no trânsito tem uma consequência, além de vários recursos visuais que auxiliarão os educadores em sala de aula. No total, 160 professores serão capacitados.

“Geekie Games”: Plataforma online ajuda alunos a obter bom desempenho no Enem
Alunos do ensino médio da rede estadual do Amapá, a partir do dia 1º de junho, podem testar os conhecimentos e fazer simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma plataforma virtual, já adotada por secretarias de Educação de vários Estados. O Geekie Games é um ambiente virtual, de acesso gratuito (na versão piloto), que oferece listas de exercícios, planos de estudos personalizados, e relatórios de desempenho a estudantes e professores de todo o país.

Apresentação do projeto social Geekie Games.  a plataforma é uma ferramenta em que o aluno participa do desafio de encarar as propostas de ensino adaptativo. Estudantes, professores, gestores escolares e secretários municipais e estaduais podem criar um perfil no sistema e acessar todos os serviços.

Na primeira etapa do desafio, os alunos passam por uma bateria de testes simulados, que ajudam estudar para o Enem, e servem como ponto de partida para obter um diagnóstico do próprio estudante. Com base nessas informações, o sistema Geekie fornece relatórios com os pontos de atenção e propõe um plano de estudos personalizado para o estudante, que pode ser compartilhado com os professores.

Segundo coordenador da Geekie Games 2014, Lorhan Caproni Pereira, o projeto tem por objetivo dar acesso gratuito ao Geekie Lab, uma plataforma online de aprendizado adaptativo, que possibilita que todos os estudantes e qualquer pessoa se preparem para o Enem, por meio das ferramentas inovadoras de diagnóstico e estudo personalizado. "Os estudantes fazem simulados das quatro áreas do Enem, identificando seus pontos fortes e fracos. O resultado ajuda-os a trabalhar o que precisa ser melhorado e atingir um bom desempenho no Enem", explicou.

Acesso
A partir do dia 1º de junho, a plataforma estará disponível para a Secretaria de Estado da Educação (Seed) cadastrar os alunos do ensino médio. Já, no mês de agosto, o acesso estará disponível para qualquer pessoa que tiver interesse em fazer o Enem. O aluno terá acesso a videoaulas, materiais de referência e novas baterias de exercícios em todas as áreas do conhecimento. Todo o seu percurso pelo Geekie será registrado e, em outubro, o estudante deve realizar um novo simulado, para avaliar a sua evolução.
Por fim, a terceira etapa do desafio prevê duas semanas intensivas de estudos, que precedem a realização do Enem.

Núcleo de Tecnologia do Amapá/NTE
A apresentação sobre as tecnologias presentes nas escolas do Estado foi feita pela Professora Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá - NTE Marco Zero, Catarina Lobato, dando exemplo de algumas escolas públicas do Estado do Amapá que fazem uso das novas tecnologias. Apresentou, também, a simulação do uso do software “educandus” disponibilizados aos professores através do Programa “Professor Conectado”.

Esc. Est. prof. Nilton Balieiro Machado
A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá –AP,   esteve presente no evento.
Elba Dias (diretora) e Jacy Costa (professora)
Lorhan Caproni(Geekie Games) e a profª Jacy Costa(Esc. Nilton Balieiro)
Início da programação: 9 horas

Término: 18 horas


Para mais informações sobre a Geekie Games basta acessar: http://www.geekie.com.br/geekie-lab/

Sites relacionados:

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...