segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto: Imagens e Produção Textual

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MARCO ZERO
TUTORA Ivana Raliene Paixão de Melo
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

PROJETO: Imagens e Produção Textual
1. Identificação
Nome do cursista Maria Madalena Souza da Conceição
Nome da Escola: Estadual Profº Nilton Balieiro Machado
Série: Alunos de 3 série
Professores envolvidos: docentes da 3º Série

2. Problemática / Tema
• Dificuldades da escrita dos alunos de terceira série.
• Imagens e produção textual


3. Justificativa
Diante as dificuldades da escrita apresentadas durante as atividades desenvolvidas na sala de leitura e também enfatizadas pelos professores das 3º séries, teve-se a necessidade de se direcionar um trabalho voltado para produção textual, e neste processo de aprendizagem inseriu-se o uso de uma história com imagens, para assim praticarem a leitura de imagens, ou seja, a interpretação das mesmas, sequencia lógica da história e a prática da escrita.


4. Objetivo (s)
Minimizar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos.

5. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa
Artes

6. Conteúdos
Língua Portuguesa: Substantivo próprio e comum; Sinais de pontuação, coesão,coerência textual, ortografia.

Artes: Interpretação de imagens, criatividade diante a observação das imagens




7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A atividade aplicada em 3 etapas:
1ºEtapa: foi explicado através de slide a atividade e formado os grupo, onde cada grupo ficou com uma parte da história, estes iniciaram a produção do texto;
2ºEtapa: leitura feita pelos alunos do que foi construído, com observação quanto aos erros ortográficos (professora), e outros pontos relevantes, também a escolha do título, após repassarem a limpo para a produção final, onde todos que ajudaram assinaram e também a professora da turma.
3ºEtapa: apresentação do resultado do trabalho para as turmas, e entregar a premiação para a melhor história da 3º Série.



8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Câmera digital, computador, internet, impressora, data show, escanedora, micro system, CD, pendriv, caixa amplificada, microfone, livro,quadro magnético, Pincel atômico, Apagador,papel ofício, lápis, borracha.

9. Registro do processo
Através de fotografias, textos produzidos e assinatura dos envolvidos.

10. Avaliação e Resultados esperados
Realizada com a observação dos alunos em classe e com analise da produção da história dos alunos

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
No Site da escola e no blog da coordenadora da atividade

12. Referências Bibliográficas
 Pontaroli, Bernadette.Caminho entre textos.língua portuguesa, 4º ano.Ilustrações Adilson Farias. Curitiba: Aymará, 2008.
 King,Stephen Michael,Folha,Ilustração do autor;traduzida por Gilda de Aquino-São Paulo: Brinquedo-Book, 2008.
Endereço Eletrônico
 edudeboraschnek.blogspot.com/.../producao-de-texto

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...