sábado, 8 de outubro de 2011

Reunião de Pais e Mestres

Pauta da Reunião de Pais e Mestres - 5ª SÉRIE - 08/10/11

  • Abertura: Palavra da Direção
  • Texto Reflexivo
  • Projeto “Bem Ler para Bem Viver"
  • Projeto Pintura
  • Considerações Pedagógicas:

- Horário de entrada e saída;

- Uso do uniforme;

- Uso do telefone celular em sala de aula;

- Uso de maquiagem em sala de aula;

- Assiduidade;

- Realização de atividades de sala de aula;

- Dever de casa;

- Sistemática de avaliação;

- Educação Física.

Trecho do texto da reunião: A importância da família no processo de educar

A questão que se impõem é: até quando a escola sozinha conseguirá levar adiante essa tarefa? Ou melhor, até quando a escola vai continuar assumindo isoladamente a responsabilidade de educar?
São questões que merecem, por parte de todos os envolvidos, uma reflexão, não só mais profunda, mas também mais crítica. É, portanto, necessário refletir sobre os papéis que devem desempenhar nesse processo a escola e, conseqüentemente, os professores, mas também não se pode continuar ignorando a importância fundamental da família na formação e educação de crianças e adolescentes.
A família deve, portanto, se esforçar em estar presente em todos os momentos da vida de seus filhos. Presença que implica envolvimento, comprometimento e colaboração. Deve estar atenta a dificuldades não só cognitivas, mas também comportamentais. Deve estar pronta para intervir da melhor maneira possível, visando sempre o bem de seus filhos, mesmo que isso signifique dizer sucessivos “nãos” às suas exigências. Em outros termos, a família deve ser o espaço indispensável para garantir a sobrevivência e a proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como se vêm estruturando (KALOUSTIAN, 1988).
Educar, portanto, não é uma tarefa fácil, exige muito esforço, paciência e tranqüilidade. Exige saber ouvir, mas também fazer calar quando é preciso educar. O medo de magoar ou decepcionar deve ser substituído pela certeza de que o amor também se demonstra sendo firme no estabelecimento de limites e responsabilidades. Deve-se fazer ver às crianças e jovens que direitos vêm acompanhados de deveres e para ser respeitado, deve-se também respeitar.

Texto na íntegra disponível no site:

HULSENDEGER, Margarete J. V. A Importância da Família no Processo de Educar. RS (PUC): Revista Espaço Acadêmico, Ano VI, n. 67, DEZ/2006.

Depoimento:

José Raimundo B. Campos

"Gostei da reunião. Gostei de saber dos projetos que a escola realiza e o que achei mais interessante foi a parte da importância dos pais para chamar a atenção dos filhos. Foi legal!"



Maria Deusa H. M. Toscano

"Todos os projetos são bons para os alunos. Isso é mais um incentivo.

Gostei do projeto Mais Educação, Projeto para o Ensino Médio."


Carlos Elvis M. Oliveira
" A reunião foi proveitosa porque procurou o bem estar na sala de aula. É bom colocar em pauta todos os problemas que está acontecendo em sala de aula. Tem que ter esta integração entre a escola e os pais. Quero participar de todas as reuniões e a escola está de parabéns!

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...