A secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), está selecionando professores de Rede Pública Estadual do Amapá, Docentes de todas as disciplinas e pedagogos, que atuam OBRIGATORIAMENTE nas 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Serão ofertadas cinco (05) vagas por escola totalizando 1000 docentes (22%) da rede publica de ensinos capacitados no projeto pedagógico complementar inovador – Florestabilidade: educação para o manejo florestal.
O Projeto decorre de um convênio entre a Fundação Vale, Fundação Roberto Marinho e o Governo do Estado do Amapá assinado durante o evento do Rio + 20.
As escolas selecionadas encontram-se disponíveis neste link para consulta dos professores e pedagogos interessados em participar do projeto.
OBJETIVO:
Difundir as vantagens sociais, ecológicas e econômicas do manejo das florestas como estratégia de desenvolvimento sustentável e uma opção de inserção no mundo do trabalho, subsidiando os profissionais da educação na implementação do projeto ao currículo escolar.
METODOLOGIA:
- Implementação do projeto nas escolas com carga horária sugerida de 60 horas como projeto pedagógico complementar;
- Oficinas de 16h de duração para formação dos professores na metodologia e no uso dos materiais pedagógicos do projeto;
- Certificação de professores por sua participação na oficina de formação de professores e implementação do projeto na escola.
- O material pedagógico conterá 15 teleaulas; livro do professor, planos de aula, jogo de tabuleiro e um website interativo que vai conectar professores e alunos participantes do projeto com oportunidades de estudos e de trabalho em manejo florestal.
- A metodologia a ser utilizada é a do Telecurso, que se propõe a construir um saber sistematizado e sintonizado com o dia a dia do aluno.
- Apoio à implementação por meio de tutoria via internet, visitas de acompanhamento e encaminhamento de relatórios á coordenação do projeto na SEED e Fundação Roberto Marinho.
- Ser professor ou pedagogo na rede pública estadual atuando nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em qualquer disciplina;
- Ter interesse em trabalhar com o tema de manejo e gestão de florestas em sala de aula como projeto pedagógico complementar;
- Ter disponibilidade para participar de oficina de formação com duração de 16 horas (dois dias) no primeiro semestre de 2013;
- Ter vontade de conhecer novas metodologias pedagógicas, como parte de seu autodesenvolvimento;
- Ter interesse em fazer parte de uma rede de conhecimento e colaboração pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.
- Comprometer-se em permanecer no curso no mínimo dois anos durante a execução do projeto.
- Comprometer-se na entrega de relatórios à coordenação do projeto.
- Implementar as ações do Projeto Florestabilidade às ações do Projeto Politico Pedagógico da Escola e Currículo.
- Comprometer-se rigorosamente na realização de atividades online referente ao projeto
- As escolas do Pólo I Macapá e Santana efetivarão suas pré-inscrições via on-line, por meio de fichas disponíveis para esse fim;
- Os Pólos II (Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí); Pólo III (Oiapoque e Calçoene); Pólo IV (Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá); Pólo V (Ferreira Gomes, Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca) farão suas inscrições de forma presencial;
- As Fichas de pré-inscrição deverão ser encaminhadas a Unidade de Educação Ambiental (UEA/SEED) até o dia 30/01/2013, por meio de ofício dos diretores das escolas selecionadas no projeto, que farão o controle dos cinco (05) participantes por escola.
UNIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL/NATEP/CODNOPE/SEED 3131-2286/3131-2233.
Escolas que preenchem os requisitos exigidos pelo projeto.
Ficha de pré-inscrição.
PRORROGADO PRAZO DE INSCRIÇÕES NO CURSO
A coordenação do projeto em Macapá decidiu prorrogar o prazo das inscrições de acordo com os Pólos discriminados em anexo. O procedimento de inscrição é o mesmo da primeira fase: Diretores das escolas envolvidos no projeto encaminharão as fichas de inscrições dos docentes e pedagogos a Unidade de Educação Ambiental (UEA), obedecendo os prazos disposto no cronograma em anexo.
GOVERNO
DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E NORMATIZAÇÃO
DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
NÚCLEO
DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO PEDAGÓGICO
UNIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CRONOGRAMA DE
EXECUÇÃO DAS OFICINAS
PÓLOS
|
MUNICIPIOS
|
SEDE DO ENCONTRO
|
PERÍODO
|
TURMAS
|
Nº DE OFICINAS
|
TOTAL DE CARGA HORÁRIA
POR TURMA (2 DIAS)
|
POLO II
|
Laranjal
do Jari e Vitoria do Jari
|
Laranjal
do Jari
Local:
E.E. Maria de Nazaré Rodrigues
|
21 e
22/02/2013
|
2
|
02
|
16h
|
POLO V
|
Ferreira
Gomes; Porto Grande; Serra do Navio e Pedra Branca.
|
Ferreira Gomes
Local: E.E Iraci
Tavares.
|
25 e 26/02/2013
|
2
|
02
|
16h
|
POLO IV
|
Tartarugalzinho,
Pracuúba e Amapá.
|
Tartarugalzinho
Local:
E.E Alzira de Lima Santos
|
28
de Fevereiro à 1 de Março/2013
|
3
|
02
|
16h
|
POLO I
|
Macapá,
Santana Mazagão, Cutias e Itaubal.
|
Macapá
Local: E.E. Gabriel de
Almeida Café
|
04 e 05/03/2013
|
5
|
19
|
16h
|
07 e 08/03/2013
|
5
|
|||||
11 e 12/03/2013
|
5
|
|||||
14 e
15/03/2013
|
4
|
|||||
POLO III
|
Oiapoque
e Calçoene
|
Oiapoque
Local: E.E. Joaquim
Nabuco.
|
18 e 19/03
2 Turmas/2013
|
2
|
02
|
16h
|
Para maiores esclarecimentos,
Diretores, professores e pedagogos deverão contatar-nos através dos e-mails:
florestabilidade@frm.org.br /florestabilidadeap@gmail.com
ou telefonar para (21) 3232-8874 e falar com Lysa Ribeiro, coordenadora do
projeto pela Fundação Roberto Marinho ou (96) 3131-2286 ou 3131-2233 e falar
com Janete Senna, Coordenadora do projeto pela Secretaria de Estado de
Educação-SEED/AP.
Para mais informações acesse o
blog florestabilidadeamapa.blogspot.com e florestabilidadeamapa/facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário