terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

PROJETO FLORESTABILIDADE: EDUCAÇÃO PARA O MANEJO FLORESTAL


A secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), está selecionando professores de Rede Pública Estadual do Amapá, Docentes de todas as disciplinas e pedagogos, que atuam OBRIGATORIAMENTE nas 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Serão ofertadas cinco (05) vagas por escola totalizando 1000 docentes (22%) da rede publica de ensinos capacitados no projeto pedagógico complementar inovador – Florestabilidade: educação para o manejo florestal.
O Projeto decorre de um convênio entre a Fundação Vale, Fundação Roberto Marinho e o Governo do Estado do Amapá assinado durante o evento do Rio + 20.



As escolas selecionadas encontram-se disponíveis neste link para consulta dos professores e pedagogos interessados em participar do projeto.
OBJETIVO:
            
Difundir as vantagens sociais, ecológicas e econômicas do manejo das florestas como estratégia de desenvolvimento sustentável e uma opção de inserção no mundo do trabalho, subsidiando os profissionais da educação na implementação do  projeto ao currículo escolar.  
METODOLOGIA:
  • Implementação do projeto nas escolas com carga horária sugerida de 60 horas como projeto pedagógico complementar;
  • Oficinas de 16h de duração para formação dos professores na metodologia e no uso dos materiais pedagógicos do projeto;
  • Certificação de professores por sua participação na oficina de formação de professores e implementação do projeto na escola.
  • O material pedagógico conterá 15 teleaulas; livro do professor, planos de aula, jogo de tabuleiro e um website interativo que vai conectar professores e alunos participantes do projeto com oportunidades de estudos e de trabalho em manejo florestal.
  • A metodologia a ser utilizada é a do Telecurso, que se propõe a construir um saber sistematizado e sintonizado com o dia a dia do aluno.
  • Apoio à implementação por meio de tutoria via internet, visitas de acompanhamento e encaminhamento de relatórios á coordenação do projeto na SEED e Fundação Roberto Marinho.
Pré-requisitos:
  • Ser professor ou pedagogo na rede pública estadual atuando nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em qualquer disciplina;
  • Ter interesse em trabalhar com o tema de manejo e gestão de florestas em sala de aula como projeto pedagógico complementar;
  • Ter disponibilidade para participar de oficina de formação com duração de 16 horas (dois dias) no primeiro semestre de 2013;
  • Ter vontade de conhecer novas metodologias pedagógicas, como parte de seu autodesenvolvimento;
  • Ter interesse em fazer parte de uma rede de conhecimento e colaboração pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.
  • Comprometer-se em permanecer no curso no mínimo dois anos durante a execução do projeto.
  • Comprometer-se na entrega de relatórios à coordenação do projeto.
  • Implementar as ações do Projeto Florestabilidade às ações do Projeto Politico Pedagógico da Escola e Currículo.
  • Comprometer-se rigorosamente na realização de atividades online referente ao projeto
Procedimentos para inscrição:
  1. As escolas do Pólo I Macapá e Santana efetivarão suas pré-inscrições via on-line, por meio de fichas disponíveis para esse fim;
  2. Os Pólos II (Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí); Pólo III (Oiapoque e Calçoene); Pólo IV (Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá); Pólo V (Ferreira Gomes, Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca) farão suas inscrições de forma presencial;
  3. As Fichas de pré-inscrição deverão ser encaminhadas a Unidade de Educação Ambiental (UEA/SEED) até o dia 30/01/2013, por meio de ofício dos diretores das escolas selecionadas no projeto, que farão o controle dos cinco (05) participantes por escola.
Maiores informações entrar em contato com a coordenação do Projeto:
UNIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL/NATEP/CODNOPE/SEED 3131-2286/3131-2233.
Escolas que preenchem os requisitos exigidos pelo projeto.
Ficha de pré-inscrição.


PRORROGADO PRAZO DE INSCRIÇÕES NO CURSO

A coordenação do projeto em Macapá decidiu prorrogar o prazo das inscrições de acordo com os Pólos discriminados em anexo. O procedimento de inscrição é o mesmo da primeira fase: Diretores das escolas envolvidos no projeto encaminharão as fichas de inscrições dos docentes e pedagogos a Unidade de Educação Ambiental (UEA), obedecendo os prazos disposto no cronograma em anexo.






GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E NORMATIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO PEDAGÓGICO
UNIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS OFICINAS


PÓLOS
MUNICIPIOS
SEDE DO ENCONTRO
PERÍODO


TURMAS
Nº DE OFICINAS
TOTAL DE CARGA HORÁRIA
POR TURMA (2 DIAS)

POLO II
Laranjal do Jari e Vitoria do Jari
Laranjal do Jari
Local: E.E. Maria de Nazaré Rodrigues
21 e 22/02/2013

2

02

16h

POLO V
Ferreira Gomes; Porto Grande; Serra do Navio e Pedra Branca.
Ferreira Gomes
Local: E.E Iraci Tavares.

25 e 26/02/2013

2

02

16h

POLO IV
Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá.
Tartarugalzinho
Local: E.E Alzira de Lima Santos
28 de Fevereiro à 1 de Março/2013

3

02

16h

POLO I
Macapá, Santana Mazagão, Cutias e Itaubal.

Macapá
Local: E.E. Gabriel de Almeida Café

04 e 05/03/2013
5
19


16h
07 e 08/03/2013

5
11 e 12/03/2013
5
14 e 15/03/2013
4
POLO III
Oiapoque e Calçoene

Oiapoque
Local: E.E. Joaquim Nabuco.
18 e 19/03
2 Turmas/2013
2

02
16h























Para maiores esclarecimentos, Diretores, professores e pedagogos deverão contatar-nos através dos e-mails: florestabilidade@frm.org.br /florestabilidadeap@gmail.com ou telefonar para (21) 3232-8874 e falar com Lysa Ribeiro, coordenadora do projeto pela Fundação Roberto Marinho ou (96) 3131-2286 ou 3131-2233 e falar com Janete Senna, Coordenadora do projeto pela Secretaria de Estado de Educação-SEED/AP.
Para mais informações acesse o blog florestabilidadeamapa.blogspot.com e florestabilidadeamapa/facebook

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