sábado, 28 de março de 2015

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA NILTON BALIEIRO - 2015

Dia 28/03/2015
A convite da Direção da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, Macapá-AP, pais e responsáveis dos alunos matriculados neste educandário participaram da primeira Reunião de Pais e Mestres que aconteceu no refeitório da escola, às 14h00min.
Assuntos tratados:
  • Apresentação da gestora: a nova gestora da Escola Nilton Balieiro a profª Rita do Socorro dos Reis Gomes Gonçalves  falou do desafio de gerir a escola, mas que esta não era a primeira vez, visto que no período de 2007 à 2011 esteve a frente da direção escolar.
Diretora Rita Gonçalves
  • Apresentação do Secretário Escolar: assume a secretaria da escola o professor Muriel Gomes. O secretário declarou aos pais que a a secretaria é a parte fundamental da escola porque todos os documentos que os pais precisam estão na secretaria.
  • Uniforme: o uniforme é a identificação do aluno. Prazo para o aluno providenciar seu uniforme dia 09/04/2015.
  • Transporte Escolar: a diretora Rita Gonçalves esclareceu que o transporte escolar é garantido aos estudantes que moram na área não-urbana. Os pais que precisam do transporte devem procurar a direção para contactar com o motorista e verificar a rota percorrida.
  • Plantão Pedagógico: será realizado quatro plantões pedagógicos ao longo do ano letivo de 2015. O plantão acontecerá no final de cada bimestre e é um momento importante para o acompanhamento da vida escolar de seu(s) filho(s).
  • Projeto Nilton em Ação: com data ainda não definida, mas que o Projeto Nilton em Ação é uma atividade de cunho social que a escola realiza anualmente para homenagear o patrono na data de aniversário da escola (20/04). É a ocasião em que se busca parcerias com intuito de ofertar serviços a comunidade do bairro marabaixo e entorno.
  • Livros Didáticos: o professor Uchôa esclareceu que através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) professores da escola fazem a escolha dos livros a serem utilizados por três anos consecutivos. Os livros do Ensino Fundamental do 6º, 7º, 8º e 9º ano tem vigência de 2014 - 2015 - 2016. Os livros do 5º ano já estão sendo entregues e os demais anos do ensino fundamental, para garantir o acesso do livro a todos, exemplares ficarão disponíveis na biblioteca . O professor Uchôa, ainda, enviará um oficio ao órgão competente para verificar escolas que fizeram a mesma escolha do livro e assim realizar a permuta. Chegaram novos livros do Ensino Médio que serão utilizados no triênio que corresponderá os anos de 2015-2016-2017. O quantitativo dos livros do 1º ano do Ensino Médio enviado pelo MEC não atende a clientela de alunos matriculados e para garantir o acesso a mesma medida tomada no ensino fundamental valerá para o ensino médio. Para os alunos da educação de Jovens e Adultos os livros serão entregues durante a semana vindoura.
Prof. Uchôa falando sobre a entrega dos livros didáticos.
  • Salas Ambientes:será reativada a sala de leitura para melhorar o desempenho dos alunos quanto ao processo da leitura e escrita e a  TV Escola que é um programa do MEC em que  o professor poderá utilizar dos recursos (mídias) em suas aulas.
  • Apresentação da Diretora Adjunta: a pedagoga Tereza Virginia Américo da Cruz assume a vice direção da escola e espera melhorar os resultados do processo ensino e aprendizagem.  
  • Apresentação da Coordenação Pedagógica: compõe a equipe da coordenação pedagógica os professores Amarildo de Oliveira Cortes, Charlie Ritter de Lima Cardoso, Daiane Ferreira Sanches, Albilene Silva de Souza e Jamille Lobo Cardoso. Na fala dos coordenadores destacaram a importância do apoio e presença dos pais na escola; os horários de entrada e saída das aulas; atualização de contato junto a secretaria da escola; das aulas de educação física; dependência e evasão escolar.
Equipe gestora
"A escola não caminha só. É preciso que você caminhe conosco"
Palavra da diretora aos país ou responsáveis dos alunos.

Leitura do texto para encerrar a reunião.

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...