segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ensino Médio Inovador 2015 - Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. 

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

Atividades Integradoras da Esc. Est. Prof. Nilton Balieiro Machado.

1º ano - Jogos Matemáticos, Educação Ambiental e Galeria.
Jogos Matemáticos - 1º ano
Professor: Everaldo Dias
Xadrez

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores.A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, atualmente segundo os historiadores do enxadrismo.(ou xadrezismo), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no século VIO xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela internet, por correspondência e inform

almente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Estudos matemáticos

O xadrez também se mostra muito interessante do ponto de vista matemático. Diversos problemas de natureza combinatória etopológica ligados ao enxadrismo são conhecidos e foram estudados nas últimas centenas de anos. Em 1913, Ernst Zermelo utilizou estes estudos como a base de sua Teoria dos Jogos Estratégicos, que é considerada como uma das predecessoras da Teoria dos Jogos.

O desafio mais importante da matemática ligada ao enxadrismo foi o desenvolvimento de algoritmos que possibilitassem que uma máquina pudesse jogar xadrez. A ideia de criar tal máquina foi datada no século XVIII. Por volta do ano de 1769, o autômato enxadrista conhecido como O Turco tornou-se famoso na Europa. Neste caso, o Turco era apenas uma fraude engenhosa e suas pretensas habilidades como exímio enxadrista eram proporcionadas por um anão, que escondido dentro de suas engrenagens, operava o braço mecânico do autômato com perfeição.Estima-se que o número de partidas legais está situado entre as potências de 1043 e 1050 com uma árvore de complexidade ( número de lances, ou de posições deles resultantes ) de aproximadamente 10123. A árvore de complexidade do xadrez foi determinada pela primeira vez pelo matemático norte-americano Claude Shannon, uma grandeza hoje conhecida como o Número de Shannon. É possível se ter uma ideia aproximada do escopo deste número sabendo-se que, como comparação, o número de átomos no Universo é estimado em 1079, ou seja, o número de lances possíveis excede em muito o número de átomos presentes no universo conhecido. Outros cálculos indicam que há 170 setilhões (1,7 × 1026) de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez.
Estudantes do 1º ano aprendendo jogar xadrez
Professor Everaldo ensinando a colocar as peças no tebuleiro














Educação Ambiental - 1º ano
Professora: Michela Sena
Tema: Reciclagem
Alunos do 1º ano utilizando material reciclado
Confecção de um objetivo com material reciclado

Socialização das equipes com a turma dos objetos
confeccionados a partir de materiais reciclados. 
 







Professora Michela durante a socialização






Galeria - 1º ano
Teatro
Professora: Vilma Trindade

Apresentação da peça teatral "Memórias antigas de uma criança"
 
Professora Vilma assistindo as peças teatrais realizadas pelas
Turmas do 1º ano. 
 


Apresentação da peça teatral " Terapia de família"
Apresentação da peça teatral "A missão de Alice" 


2º ano - Educação Ambiental, Iniciação Científica e Gêneros Textuais.
3º ano - Redação, Iniciação Científica e Aprovação Matemática.

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