terça-feira, 12 de maio de 2015

Reunião ProEMI

Com objetivo de esclarecer sobre alguns pontos referentes ao Programa do Ensino Médio Inovador - ProEMI, reuniram-se hoje (12) as coordenadoras pedagógicas, professora articuladora ProEMI e professores que desenvolvem as atividades integradoras. 
Assuntos dialogados:
* Documento Orientador ProEMI
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. 
Para ter acesso ao Documento Orientador ProEMI /MEC

* Projeto de Redesenho Curricular (PRC)
Deverá ser elaborado pelas escolas indicadas pelas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, no PAR/SIMEC, de acordo com as normativas vigentes no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Deverá atender às reais necessidades das unidades escolares, promovendo melhorias significativas e garantindo o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino. 

Atividades Integradoras da Esc. Est. Prof. Nilton Balieiro Machado.
1º ano - Galeria, Educação Ambiental e Jogos Matemáticos.
             Professores: Vilma Trindade, Adriana Maciel, Everaldo e Michela Sena
2º ano - Educação Ambiental, Iniciação Científica e Gêneros Textuais.
             Professores:Lidiane Rodrigues, Rosivane Brito e Michela Sena
3º ano - Redação, Iniciação Científica e Aprovação Matemática.
             Professores: Lidiane Rodrigues, Rosivane Brito, Cinthia, Leandro e Jucelino.

* Recursos
Às escolas que tenham seus PRC aprovados serão destinados, por meio de suas Unidades Executoras (UEX) próprias, recursos de custeio e de capital, tomando os intervalos de classe de número de alunos matriculados no ensino médio da unidade educacional extraído do censo escolar do ano anterior ao do repasse. Os recursos financeiros serão necessários para que PRC seja mais dinâmico e que atenda necessidades e expectativas dos envolvidos no processo. 
Participando do diálogo: coordenação pedagógica,
professora articuladora e professores do ProEMI.
Professores ProEMI
De acordo com a coordenadora do ProEMI, profª Lidiane Rodrigues Vieira, os professores deverão finalizar o projeto antes que o sistema do PDDE Interativo seja liberado para o preenchimento da aba correspondente ao ProEMI 2015. E, assim que o sistema ativar a escola deverá preencher o diagnóstico no PDDE Interativo e na aba do ProEMI incluir o Projeto de Redesenho Curricular - PRC de cada atividade integradora, descrevendo as ações propostas e o detalhamento em cada um dos macrocampos, indicando as áreas de conhecimento e os componentes envolvidos em cada ação e a aplicação dos recursos.
Lidiane Rodrigues Vieira - Professora Articuladora do ProEMI
A reunião, além de esclarecer sobre o ProEMI, serviu para acompanhar o trabalho do professor em cada atividade integradora.

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