terça-feira, 22 de abril de 2014

ERICA BATE A PORTA DA ESCOLA NILTON BALIEIRO


A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado recebeu a visita do supervisor  Marcos Thadeu de Araújo Lôbo ,que veio dialogar sobre o Estudo de Riscos Cardiovasculares em adolescentes, o  ERICA. O primeiro contato visa dialogar com a equipe escolar sobre o objetivo, as principais características do estudo e sua importância para saúde pública brasileira, em especial o Amapá. O inicio da ação com os estudantes será a partir da semana que vem para a sensibilização e divulgação das atividades a serem desenvolvida pelos supervisores responsáveis. A ação com alunos encerrará em junho e o resultado será, posteriormente, apresentado a escola.




O ERICA é um estudo que vai às escolas para pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes. Será uma grande fotografia da saúde dos adolescentes brasileiros.

OBJETIVOS DO ÉRICA
Estimar a prevalência de diabetes mellitus, obesidade, fatores de risco cardiovascular e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios em adolescentes de 12 a 17 anos que freqüentam escolas em cidades brasileiras com mais de 100 000 habitantes. Com base nesses achados, também será estimada a prevalência de síndrome metabólica.









 

 

 





SUPERVISORES  DO ERICA NO AMAPÁ
 Heidyanne de Souza Sales
Marcos Thadeu de Araújo Lôbo
Omayra Luiza Marques Soares
Anariene de Brito da Silva
Pedro Nonato da Silva
Tailson Lima Pedrosa Costa

COORDENADORES  DO ERICA NO AMAPÁ
Prof. Dilson Rodrigues Belfort
Prof. Demilto Yamaguchi da Pureza

 FINANCIAMENTO
O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro atendeu à chamada pública MCT/FINEP/MS/SCTIE/DECIT – CT/SAÚDE e FNS – SÍNDROME METABÓLICA - 01/2008.

Visite as páginas na internet:







Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...