sábado, 5 de abril de 2014

Escola Nilton Balieiro realiza a primeira reunião do Programa Ensino Médio Inovador – 2014.

Na manhã de sábado (05), aconteceu na Sala dos Professores da Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado a primeira reunião com os técnicos da Secretaria da Educação (membros do Comitê Estadual/PROEMI) e com professores que desenvolvem atividades integradoras do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI na escola. O objetivo era orientações legais sobre o programa e esclarecimentos sobre as ações realizadas na escola em diversos espaços de aprendizagem.


A Escola Nilton Balieiro participa do PROEMI desde 2012. A partir desta implantação, todas as séries inseridas (diurno) deverão ofertar o PROEMI, de acordo com as orientações:

I.        INFORMAÇÕES GERAIS:

a.    Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio devem cursar as Atividades Integradoras ofertadas pelas escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador, perfazendo um total de 240 módulos-aulas que integradas aos demais componentes curriculares totalizará as 1.000h anuais exigidas a cada série do ensino médio, conforme matriz curricular anexa;
b.    As escolas que iniciaram o ProEMI em 2012, deverão ofertar as Atividades Integradoras aos alunos de 1ºano, sendo a ampliação da carga horária de forma gradativa;
c.    As cargas horárias dos professores responsáveis por ministrar as Atividades Integradoras deverão estar dentro dos 60% do efetivo trabalho escolar, já determinadas pela Lei Nº. 949/05, a qual trata do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Estadual;
d.    Os horários de aulas para a realização das Atividades Integradoras a fim que se cumpram os 240 módulos-aulas a mais a cada série do Ensino Médio serão definidos pelas escolas e poderão ser no contraturno (desde que o aluno retorne apenas uma vez na semana) ou com o acréscimo do sexto módulo/aula diário no mesmo turno em que o aluno está matriculado.
e.    A Matriz Curricular em pauta (3.067 horas) não se aplica ao turno da noite, uma vez que não há como acrescentar o 6º horário neste turno, e nem como obrigar os alunos que trabalham no diurno a participar das Atividades Integradoras no contraturno. No entanto, os alunos que tiverem disponibilidade e interesse poderão participar das referidas atividades. Neste caso será registrado nos documentos do aluno, o acréscimo de carga horária ofertada, bem como as atividades realizadas (conforme o Oficio Circular Nº. 00042/2012 – NEM/CEBEP/SEED de 17/02/2012).

f.      A escola que optar por oferecer o Ensino Médio Inovador no turno da noite, obrigatoriamente deverá adotar o 4º ano para poder cumprir a carga Horária exigida no Programa.

A explicação foi dada pela professora Dina Melo (técnica SEED). O professor Ailton Guedes (SEED) apresentou resultados da escola referente a taxa de rendimento dos alunos do Ensino Médio Regular com os seguintes números:

Para o ano de 2013, estão aguardando os resultados do último censo. A expectativa é de melhoria após a implantação do programa na escola.
 
Natasha Mendes(SEED), Haroldo Souza (coordenador Proemi),
Dina Melo(SEED) e  Ailton Guedes (SEED).


Saiba mais sobre o Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular. (retirado do site   http://portal.mec.gov.br/)

Documento orientador do PROGRAMA ENSINO MÉDIO – 2014.



Um comentário:

Ensino Médio disse...

Parabéns a Professora Jacy Costa e equipe de Professores e Coordenadores Pedagógicos da EE NIlton Balieiro pelo belíssimo trabalho com o Programa Ensino Médio Inovador. Estamos à disposição no NEM/SEED para ajudar tecnicamente a Escola no que for necessário.
Fomos muito bem recebidos e agradecemos pela atenção à equipe do NEM ( Dina Melo, Ailton Guedes e Natasha Parlagrego)

Para pensar...

Para pensar...