sábado, 12 de abril de 2014

Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).

Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado
Professor Articulador do ProEMI -  Haroldo Souza - 
Coordenadores pedagógicos e professores que participam das atividades
integradoras - ProEMI.
Realizada hoje(12) uma reunião específica para dialogar sobre o Programa Ensino Médio Inovador e o desenvolvimento das atividades integradoras, considerando os seguintes pontos:
a) Quadro das Atividades Integradoras da 1ª, 2ª e 3ª série do Proemi (diurno) e discussão da carga horária, dias e horários das atividades integradoras. 
b) falta de recursos para a realização das atividades propostas e inseridas no PDE interativo 2013/2014. 
c) Sistematização de propostas para o Projeto Aprovação (3º ano)

MATRIZ CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO INOVADOR - DIURNO ( disciplinas )
BASE NACIONAL COMUM
LEI Nº 9394/96
ÁREAS
DISCIPLINAS
LINGUAGENS
CÓDIGOS E SUAS
TECNOLOGIAS
LINGUA  PORTUGUESA E LITERATURA
ARTE
ED. FÍSICA
CIENCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA
FÍSICA
QUÍMICA
BIOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA

PARTE DIVERSIFICADA
LINGUA ESTRANGEIRA / ESPANHOL
LINGUA ESTRANGEIRA
ATIVIDADES INTEGRADORAS *

1ª série                           
2ª série                      
3ª série
CULTURA ESPANHOLA   
INFORMÁTICA
APROVAÇÃO       
STUDIO DE PINTURA I      
STUDIO DE PINTURA II
GALERIA DE FOTOS         
MUSICALIZAÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PRÁTICA ESPORTIVA
JOGOS MATEMÁTICOS I  
JOGOS MATEMÁTICOS II
SARAU    LITERÁRIO     
GÊNEROS TEXTUAIS
* ATIVIDADE INTEGRADORAS (A.I) DA ESCOLA PROFESSOR NILTON BALIEIRO MACHADO  – PROEMI.


SOBRE O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR - PROEMI
O ProEMI é uma estratégia e, também, um instrumento para induzir ao redesenho dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente serão incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na perspectiva da educação integral e a diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de ensino médio.
A adesão ao ProEMI, neste contexto, estabelece um movimento de cooperação entre os entes federados, cabendo ao Ministério da Educação o apoio técnico e financeiro às Secretarias de Educação e respectivas escolas. Desta forma, as Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, deverãodesenvolver e ampliar as ações voltadas para a organização, implementação e fortalecimento do Ensino Médio.
O Projeto de Redesenho Curricular (PRC) deverá ser elaborado pelas escolas indicadas pelas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, no PAR/SIMEC, de acordo com as normativas vigentes no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).
O apoio técnico-financeiro será destinado anualmente às escolas de Ensino Médio estaduais e distrital que tenham seu PRC aprovado pelas Secretarias de Educação e pelo MEC.
Destacamos que o Projeto de Redesenho Curricular (PRC) deverá atender às reais necessidades das unidades escolares, promovendo melhorias significativas e garantindo o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino.
Compreender os sujeitos e as juventudes presentes no Ensino Médio brasileiro e seus direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento integral, são aspectos fundamentais para que as escolas redesenhem seus currículos.  


Macrocampos  
Compreende-se por macrocampo um campo de ação pedagógico-curricular no qual se desenvolvem atividades interativas, integradas e integradoras dos conhecimentos e saberes, dos tempos, dos espaços e dos sujeitos envolvidos com a ação educacional. Os macrocampos se constituem, assim, como um eixo a partir do qual se possibilita a integração curricular com vistas ao enfrentamento e à superação da fragmentação e hierarquização dos saberes. Permite, portanto, a articulação entre formas disciplinares e não disciplinares de organização do conhecimento e favorece a diversificação de arranjos curriculares.
As ações deverão considerar o Trabalho, a Ciência, a Cultura e a Tecnologia como dimensões indissociáveis da formação humana e eixo articulador conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Quais Macrocampos?
• Acompanhamento Pedagógico ( Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza);
• Iniciação Científica e Pesquisa;
• Leitura e Letramento*;
• Línguas Estrangeiras;
• Cultura Corporal;
• Produção e Fruição das Artes;
• Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias;
• Participação Estudantil.

Equipe Pedagógica e Professor Articulador
 A equipe pedagógica da escola deverá participar de todo o processo de redesenho do currículo tendo como coordenador dos trabalhos o professor articulador das ações que deverá ser escolhido pelo conjunto de professores e coordenadores da escola.
O professor articulador deverá estar lotado na unidade escolar, com 40 horas semanais e dedicação exclusiva às ações do programa, pertencer ao quadro permanente, possuir formação e perfil para exercer as seguintes atribuições:
• Desenvolver e implantar estratégias para a sistematização das ideias e ações propostas pelos professores, visando à elaboração do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) da escola, em consonância com o Documento Orientador do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), as orientações curriculares das Secretarias Estaduais e Distrital e do Projeto Político Pedagógico da escola;
• Promover as articulações curriculares necessárias, internas e externas ao contexto escolar, estabelecidas no Projeto de Redesenho Curricular;
• Coordenar e acompanhar a execução das ações de redesenho do currículo da escola;
• Estabelecer canais permanentes de articulação com a Secretaria de Educação e com outras instituições possibilitando:
• gestão compartilhada;
• ampliação dos territórios educacionais;
• dinamização dos ambientes sócio-culturais existentes na região.

COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA
• Coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Educação;
As escolas, após o preenchimento do Diagnóstico no PDDE Interativo, terão acesso a aba do ProEMI no PDDE Interativo onde deverão inserir o Projeto de Redesenho Curricular - PRC descrevendo as ações propostas e o detalhamento das mesmas em cada um dos macrocampos, indicando as áreas de conhecimento e os componentes envolvidos em cada ação, e a aplicação dos recursos conforme as tabelas apresentadas neste documento.
Comitê Estadual:
Antonio Jose Coutinho Picanço
Celia Mota Rodrigues de Souza
Claudia Leitão da Conceição
Cleina Rosangila Santos da Fonseca
Dina do Livramento Melo Guedes
Dinamarta Vilhena Gonçalves
Jany Maria Barbosa Pantoja
Maria Erenice de Carvalho Fontoura
Maria Neuziana Tavares Castro
Natasha Mendes Parlagreco
Patrícia Gonçalves Alves
Vera Sandra Pereira de Melo Mendes

ÓRGÃO FINANCIADOR/CONCEDENTE
 O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE é o órgão financiador, responsável pelo cadastro e análise da documentação relativa à habilitação da instituição proponente, indicação orçamentária, trâmites processuais relativos à formalização, repasses dos recursos, acompanhamento da execução financeira e análise da prestação de contas, de acordo com as normas vigentes no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).
Quais itens Financiáveis?
Os recursos financeiros previstos serão destinados ao desenvolvimento de propostas curriculares no ensino médio regular, na forma especificada nos Projetos de Redesenho Curricular (PRC), devidamente aprovados pelos Comitês do Programa: Estadual e Distrital e poderão ser empregados em: material de consumo; locação de espaços físicos para utilização esporádica serviços e/ou contratação de serviços de infraestrutura, transporte, alimentação, hospedagem e demais despesas relacionadas à realização de eventos; locação de equipamentos e/ou contratação de serviços de sonorização, mídia, fotografia, informática e outros relacionados à utilização esporádica de equipamentos específicos;  contratação de serviços de consultoria de Instituições de Ensino Superior para prestação de apoio técnico e gerencial necessário ao fortalecimento da gestão escolar e ao aperfeiçoamento profissional dos professores; aquisição de materiais didáticos pedagógicos para o desenvolvimento das atividades de ensino e aperfeiçoamento profissional dos gestores e professores;  aquisição de equipamentos e mobiliários para o fortalecimento e apoio das atividades docentes e melhoria do ensino, como os destinados a laboratórios de ciências, informática, sistema de rádio-escola, cinema, mídia e outros relacionados à dinamização dos ambientes escolares; e aquisição de materiais e bens e/ou contratação de serviços necessários à adequação dos ambientes escolares relacionados às práticas pedagógicas indicadas nos respectivos projetos.


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