sábado, 26 de abril de 2014

Reunião Pedagógica


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

Caros professores,
As informações a seguir têm como finalidade de contribuir para o bom desenvolvimento do trabalho escolar e,  assim, consequentemente trazer bons resultados no ato de educar.

ü  Ponto Diário:
Assinar o ponto diário de aulas na entrada evitando assim possíveis transtornos em relação às faltas.
ü  Faltas:
 Comunicar à Coordenação Pedagógica suas eventuais faltas antecipadamente. Em caso de ausência por problema de saúde o atestado médico deverá ser apresentado à Coordenação Pedagógica no prazo máximo de 48 horas.    
ü  Antecipações e reposições de aula:
As antecipações e as reposições de aulas devem ser devidamente informadas à coordenação pedagógica e só será permitida a reposição de aulas perante a ausência do professor do referido horário. O professor deverá preencher as fichas de reposição e antecipação de aulas como documento comprobatório.
ü  Atestados médicos:
Os atestados médicos e outros informativos sobre os alunos encontram-se na sala dos professores (Consultar para efeitos de justificar as faltas).
ü  Os recursos tecnológicos:
 Os recursos tecnológicos deverão ser solicitados e agendados com 24h de antecedência junto à coordenação pedagógica.
ü  Quanto às atividades pedagógicas e relacionamento interpessoal:
É dever do professor participar de todas as atividades, tais como: Reuniões diversas, sessões de estudos, Plantões pedagógicos, Planejamentos, internos ou externos promovidos pela escola.
ü  Professor:
 Deve manter sempre atitude de respeito para com o aluno, evitando colocá-lo em situações constrangedoras perante os colegas. Evitar apelidos ou comentários negativos em relação aos alunos, ainda que com outros profissionais.
Não proferir palavras de baixo calão no ambiente de sala de aula, pois tal atitude denota falta de respeito para com os alunos.
Contornar de forma autônoma e dinâmica os possíveis obstáculos provenientes das relações interpessoais de professor e aluno. E em casos de situações advindas de faltas, e dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, situações problema nas salas de aula, procurar a coordenação pedagógica.
Encaminhar, sempre que necessário, uma listagem à Coordenação contendo o nome dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Este procedimento faz-se necessário para comunicar os pais sobre a situação dos alunos. NÃO DEIXE PARA COMUNICAR TAIS FATOS SOMENTE AO FINAL DO ANO LETIVO.
Evitar fazer queixas à coordenação pedagógica nos corredores, principalmente perante os alunos, neste caso e dirija-se à sala da coordenação para expor o problema. Sempre registre no diário e faça o encaminhamento por escrito, isso respalda o ocorrido, inclusive questões relacionadas a frequência.
Os alunos que insistirem em atrapalhar o andamento das aulas deverão ser em alguns casos convidados a se retirar de sala (dependendo da gravidade ocorrido).Sendo comunicado em imediato ao responsável legal.
É necessário que o professor informe o conteúdo de suas avaliações para os alunos, bem como informe as datas dos instrumentos avaliativos de acordo com o calendário escolar. Se possível faça um roteiro impresso para ser entregue aos alunos.            
ü  Quanto ao livro didático
O professor deverá combinar com a turma os dias que utilizará os livros didáticos.
ü  Quanto ao Material e o patrimônio da escola
Solicitamos que os professores ajudem a zelar e preservar o imóvel e a estrutura física da escola estando atento para comportamentos de alunos que possam vir a depredá-lo.
Durante a troca ou saída do professor, deixar a sala limpa, o quadro apagado e mesa do professor organizada.
ü  Quanto ao horário de trabalho
O professor deverá ser pontual com seus horários, cumprindo assim todos seus horários de entrada e saída. O professor deverá cumprir rigorosamente a carga horária que lhe foi destinada repor imediatamente em acordo prévio com a Coordenação Pedagógica.
Quanto à necessidade de saídas antecipadas, o professor precisa estar devidamente autorizado pela Coordenação Pedagógica de seu seguimento, ou na falta deste, à Direção.
ü  Está terminantemente proibido
Utilizar o celular, fone de ouvido, computadores em geral ou qualquer aparelho eletrônico durante as aulas sem finalidade pedagógica.
ü  Quanto ao vestuário:
Evitar nas dependências da escola o uso de bonés, roupas transparentes, decotadas ou curtas.
ü  Quanto ao planejamento
O plano anual de trabalho deverá ser apresentado à Coordenação Pedagógica no prazo determinado.
Buscar utilizar os espaços /laboratórios disponíveis para realizar aulas mais significativas bem como outros locais externos para atividades extraclasses. Agendar com antecedência junto à coordenação pedagógica.
ü  Caderneta eletrônica:
Esteja atento ao calendário escolar observando os sábados letivos;
Ao preencher o PROESC faça uso das seguintes regras:
a)No ícone AULA lance apenas conteúdo/assunto (NÃO escreva avaliação, continuação do assunto, prova, exercício...).Se escrever...filme, texto, atividade avaliativa, reavaliação (especifique sobre qual assunto).  Escreva o assunto dado.
b)Começo de frase use letra maiúscula.
c) Lançar as notas dos três instrumentos (mesmo se for zero), da avaliação, reavaliação bimestral e recuperação.      Bimestre:       3 + 3+ 4 = 10      Recuperação:  5 + 5 = 10
d)Lançar as faltas de cada bimestre e da recuperação.
e)Verificar ao longo do ano letivo o cumprimento da carga horária da sua disciplina.
f)Ao terminar de lançar as aulas e notas e analisar todos os casos (doenças ...) deverá entregar a caderneta por bimestre e na recuperação para que esta possa ser visualizada (boletim eletrônico) pelos alunos e pais ou responsáveis.  LIBERADA (verde)   FINALIZADA (azul)
 

      COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
w  Albilene Silva de Souza
w  Amarildo de Oliveira Cortes
w  Charlie Ritter de Lima Cardoso
w  Jamille Lobo Cardoso
w  Merian Dias Coelho
w  Regiane de Cassia Lemos da Silva
w  Tereza Virginia Américo da Cruz

 “Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros(Lev Vygostky)

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