sábado, 17 de setembro de 2011

Xadrez e Letramento

Dentre as atividades desenvolvidas no Programa Mais Educação na E.E.Prof. Nilton Balieiro(AP), temos o Xadrez e o Letramento que se enquadram nos seguintes macrocampos :
Acompanhamento Pedagógico - Letramento
Esporte e Lazer - Xadrez


Eriane Bruna Coelho da Silva

Monitora das atividades de Xadrez e Letramento

“Já trabalhei com crianças e jovens em grupos de igreja e teatro. Quando comecei a trabalhar com o Programa Mais Educação, pensei que esta seria uma ótima oportunidade de praticar assuntos visto na faculdade. E, agora, percebo que também aprendo com as crianças.” Acadêmica de Letras na Faculdade IESAP.

Saiba um pouco mais...

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas.
O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.


O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001, tendo sua olimpíada específica e campeonatos mundiais em todas as suas categorias.
O atual campeão do mundo (2007) é o indiano Vishy Anand e a campeã mundial (2008) é a russa Alexandra Kosteniuk.
O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. (Disponível na pag. http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez)

Nenhum comentário:

Para pensar...

Para pensar...